NOVA AURORA

PARANÁ

Oficina Permanente de Poesia abre temporada de 2023 na Biblioteca Pública

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná retoma nesta quinta-feira (2) as atividades da Oficina Permanente de Poesia, encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Realizado na BPP desde sua criação, há 20 anos, o projeto é aberto para pessoas de todas as idades, sem a necessidade de inscrição. As atividades acontecem sempre às quintas-feiras, das 18h às 19h30, na sala de reuniões do 3º andar. A entrada é gratuita.

Idealizada pela escritora Roza de Oliveira, a oficina abrange desde estudos sobre grandes autores ou modalidades poéticas até sessões de declamação — sempre com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Também há espaço para aulas práticas voltadas à produção de poemas e uma reunião mensal dedicada às trovas (sob a supervisão da poeta Andrea Motta, presidente da União Brasileira dos Trovadores / Seção Curitiba).

Leia Também:  Sustentabilidade, encontro de poesia, leitura e música integram a programação cultural do Paraná

Segundo a coordenadora do projeto, a escritora Lilia Souza, qualquer pessoa interessada por poesia pode participar dos encontros, mesmo que não possua experiência ou conhecimento literário prévio. “Já estiveram conosco crianças de 7 anos de idade e pessoas de 90, não há distinção de público. O que nos move e emociona é ver como os participantes se desenvolvem ao longo do tempo. Muita gente que chegou na oficina sem o costume de escrever hoje publica seus livros e é classificado em concursos”, diz.

Lilia também destaca a parceria com a Biblioteca Pública, iniciada em agosto de 2002. “A BPP é um espaço de grande significado. Além de ser linda, guarda nossa memória, arte e cultura, incluindo a poesia. Mas também é um espaço de pessoas que valorizam iniciativas como a nossa e o próprio local em que trabalham. A gente se sente muito acolhido pela Biblioteca”, comenta.

MÊS DA MULHER – A Oficina Permanente de Poesia também é responsável pela curadoria do evento “mulher por mulheres”, incluído na programação do mês da mulher da Biblioteca Pública do Paraná / Secretaria de Estado da Cultura. Durante o encontro — que acontece na próxima quinta-feira (09), a partir das 17h, no hall térreo da BPP —, escritoras de diferentes gerações interpretam textos de representantes femininas da literatura do Estado e compartilham experiências sobre suas produções.

Leia Também:  Em audiência pública, DER/PR detalha contratação para travessia do ferry-boat de Guaratuba

Em paralelo, a Biblioteca estimula a troca de livros espontânea entre as autoras, que também podem doar exemplares de suas obras para o público em geral. A entrada é gratuita.

Serviço:

Oficina Permanente de Poesia

Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h30

Sala de reuniões do 3º andar da BPP

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrições

Contato: liliasouza@uol.com.br

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Corpo de Bombeiros forma 42 novos integrantes para força-tarefa que atua em desastres

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Novo programa de Residência Técnica de Gestão em Saúde Pública abre 340 vagas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA