NOVA AURORA

PARANÁ

Obras na rede de distribuição melhoram abastecimento de água em Jesuítas

Publicado em

A Sanepar investe para melhorar o controle da pressão de água na rede de distribuição de Jesuítas, no Oeste do Paraná. Entre o ano passado e este ano foram executados mais de 1.617 metros de tubulação em polietileno de alta densidade (PEAD) com 160 milímetros de diâmetro.

O objetivo é dividir a cidade em duas zonas de pressão. Nestas obras o investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil.

O gerente da Sanepar Eduardo Arrosi explica que a oscilação de pressão na rede de água pode ocasionar dois problemas. “Quando a pressão estiver muito baixa pode haver falta de água e quando for muito alta pode provocar fissuras e até rompimento da tubulação, tanto da rua como dentro das residências”, diz.

Com a divisão da cidade em dois setores é possível equalizar o sistema de distribuição mantendo uma pressão dinâmica em torno de 10mca (metros por coluna d’ água), o que é recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Leia Também:  Polícia Militar fará escolta do transporte e distribuição das provas do Enem 2022

A cidade de Jesuítas tem aproximadamente 3 mil ligações de água e, destas, cerca de 65% são abastecidas pela zona baixa. As outras mil residências estão localizadas na zona alta de abastecimento e tem o fornecimento de água feito por meio de estações de bombeamento. A parte baixa é abastecida por um reservatório com capacidade para armazenar 500 mil litros.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  Paranaprevidência publica edital de concurso para cargos de nível técnico e superior

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA