NOVA AURORA

PARANÁ

Obras da Sanepar vão reforçar abastecimento de água em bairros de Francisco Beltrão

Publicado em

A Sanepar iniciou a implantação de um novo anel de distribuição de água de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Os investimentos de R$ 1,8 milhão vão triplicar a capacidade de transporte de água, aumentar o volume que chega aos bairros Cidade Norte, Padre Ulrico e Terra Nossa, além de otimizar o sistema de distribuição em todas as regiões da cidade.

As obras consistem no assentamento de mais uma adutora de 5,4 mil metros de extensão, com diâmetro de 400 milímetros, por onde poderão ser transportados até 900 mil litros de água por hora. A rede que existe atualmente tem capacidade para transportar 220 mil litros de água por hora.

A tubulação vai da Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Nova Petrópolis, até próximo a unidade do Detran no bairro Luther King. A adutora irá passar pelas ruas Antônio Carneiro Netto, Antonina, Maranhão, Guaporé, Ponta Grossa, Venezuela, Marília e Mandaguari. Os trabalhos se estenderão até maio de 2025.

Leia Também:  No Dia Nacional da Conservação do Solo, IAT reforça dicas de preservação

As equipes vão trabalhar nas ruas e calçadas em frente aos imóveis, com movimentação de terra e equipamentos nos trechos e, em boa parte deles, será necessário romper pavimentos. Para realizar estas obras e garantir a segurança das equipes de trabalhos e dos pedestres, as ruas poderão ser interditadas total ou parcialmente durante o dia, de quadra em quadra. À noite, ficarão liberadas. As valas serão abertas e fechadas no mesmo dia e a reposição dos pavimentos que forem rompidos será feita em até 30 dias.

A Sanepar informou à prefeitura e ao Departamento de Trânsito de Francisco Beltrão sobre a necessidade e os impactos da obra em reunião no fim de setembro. As equipes de trânsito darão suporte às equipes da Sanepar e da empreiteira contratada para que a cidade tenha o menor impacto possível durante a implantação da tubulação. Os transtornos serão temporários e visam o bem de toda a comunidade.

Informações e esclarecimentos sobre as obras podem ser obtidos na Central de Relacionamento da Sanepar em Francisco Beltrão, na Rua Antônio Carneiro Neto, 2493, bairro São Cristóvão. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. As informações também podem ser solicitadas pelo telefone 0800 200 0115 ou por mensagem no WhatsApp (41) 9544-0115.

Leia Também:  Estado e C.Vale autorizam início da construção do contorno de Palotina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Dia do Trabalho: conheça os operários que estão realizando o sonho da Ponte de Guaratuba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Whitetopping na PRC-280 entre Palmas e Clevelândia iniciou reciclagem de acostamentos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA