NOVA AURORA

PARANÁ

O frio e a geada chegaram: Curitiba e 37 cidades têm a menor temperatura do ano

Publicado em

O frio chegou com força ao Paraná nesta terça-feira (29). Entre as 49 estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) instaladas no estado, 39 registraram a menor temperatura do ano nesta terça. As mais baixas foram em Palmas (4°C) e Pinhão (4,5°C). A sensação térmica nestas duas cidades foi ainda mais baixa: por volta das 7h era de 0,6°C e 2,9°C, respectivamente. 

A madrugada também registrou a primeira geada do ano no Estado. Mesmo que de baixa intensidade, a geada foi constatda em cidades como Cruz Machado, Guarapuava, Ponta Grossa e General Carneiro. 

Na capital paranaense às 7h a temperatura era de 10,3°C, a menor temperatura registrada até aqui em 2025 – a anterior foi no dia 5 de abril, quando a Capital registrou 12.3°C. Esta temperatura mínima ainda é considerada alta se comparada ao dado histórico de -2.6°C, a menor temperatura já registrada na Capital pelo Simepar, em 17/07/2000. 

ORVALHO OU GEADA? Moradores de cidades das rebiões Sul e dos Campos Gerais fotografaram campos com gramados esbranquiçados no amanhecer desta terça-feira, mas em algumas imagens era possível afirmar que era geada, e em outras não. Isso porque a geada fraca, como a que ocorreu nesta terça-feira, é muito sutil e pode ser confundida com orvalho. 

O orvalho é a condensação do vapor em líquido. “O orvalho ocorre quando a umidade relativa do ar atinge o ponto de saturação, resultando na transformação do vapor d’água em forma de gotas líquidas (condensação) sobre superfícies com valores abaixo do ponto de orvalho, mas não atinge 0 °C”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

Leia Também:  Presença da PM na Ilha do Mel garante tranquilidade a turistas, moradores e comerciantes

Já a geada precisa de temperaturas mais baixas para acontecer, e é a transformação do vapor diretamente em gelo. “A geada ocorre quando a temperatura das superfícies atinge 0 °C ou valores inferiores, fazendo com que a umidade presente no ar se transforme diretamente de vapor para gelo (sublimação), ou, em alguns casos, se condense primeiro em gotas líquidas e depois congele”, conta Munhoz. 

PREVISÃO – Para quarta (30) e quinta-feira (1.º), as temperaturas ao amanhecer na metade sul do estado ainda deverão ficar abaixo ou perto dos 10 °C. Nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, as mínimas devem variar entre 5 °C e 8 °C. “No entanto, a partir de quarta-feira, a possibilidade de ocorrência de geada é reduzida devido à incursão de ar úmido no interior do estado, o que favorece a formação de nebulosidade baixa durante a madrugada. Essa condição pode ocasionar a formação de nevoeiros, especialmente desde a Região Metropolitana de Curitiba, estendendo-se pelos Campos Gerais até o Centro-Sul”, afirma Munhoz.

Na quarta-feira, na metade Norte do estado, as temperaturas mínimas aumentam nos municípios mais próximos da divisa com São Paulo, ficando entre 14 °C e 16 °C. Já na quinta-feira, espera-se uma redução das mínimas nessa região, com valores entre 11 °C e 13 °C. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas voltam a subir gradualmente, alcançando valores próximos de 10 °C na metade Sul do Paraná e entre 14 °C e 16 °C na metade Norte.

Leia Também:  Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba

Confira a lista completa de estações meteorológicas que constataram a menor temperatura do ano nesta terça-feira (29) e o horário do registro:

Altônia: 11.9°C às 7h

Assis Chateaubriand: 10.7°C às 6h

Capanema: 9.8°C às 3h

Campo Mourão: 11.4°C às 7h

Cândido de Abreu: 12.3°C às 7h

Candói: 11.0°C às 7h

Cascavel: 6.9°C à 1h

Cerro Azul: 13.1°C às 6h

Cianorte: 13.3°C às 6h

Cruzeiro do Iguaçu: 9.3°C às 7h

Curitiba: 10.3°C às 7h

Fazenda Rio Grande: 8.3°C às 7h

Fernandes Pinheiro: 7.7°C às 7h

Foz do Iguaçu: 8.4°C às 6h

Francisco Beltrão: 6.1°C às 7h

Guaira: 10.5°C às 7h

Guarapuava: 5.7°C às 6h

Guarapuava (distrito de Entre Rios): 5.0°C às 3h

Jaguariaiva: 11.6°C às 6h

Lapa: 5.6°C às 7h

Laranjeiras do Sul: 8.5°C às 7h

Loanda: 12.6°C às 7h

Londrina: 14.6°C às 6h

Maringá: 12.2°C às 7h

Palmas: 4.0°C às 7h

Palmital: 9.0°C às 7h

Palotina: 8.5°C às 7h

Paranavaí: 12.6°C às 7h

Pato Branco: 7.3°C às 5h

Pinhais: 10.7°C às 7h

Pinhão: 4.5°C às 7h

Ponta Grossa: 8.4°C às 7h

Santa Helena: 11.1°C às 7h

São Miguel do Iguaçu: 10.0°C às 7h

Telêmaco Borba: 10.6°C às 6h

Toledo: 6.5°C às 6h

Ubiratã: 11.0°C às 6h

Umuarama: 10.7°C às 7h

União da Vitória: 7.0°C às 3h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estado divulga lista de indicados a comitês e conselho das microrregiões de água e esgoto

Published

on

By

A Secretaria Geral de Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná (MRAE), vinculada à Secretaria de Estado das Cidades, divulgou nesta segunda-feira (28) listas preliminares de indicados aos três comitês técnicos e ao conselho participativo da MRAE-2, cujas votações terão início em 7 de maio.

O edital para indicação e eleição dos membros do comitê técnico foi aprovado na 9° Assembleia Geral das Microrregiões, em fevereiro de 2025, pelos três Colegiados Microrregionais (compostos pelos prefeitos, vice-prefeitos ou representantes legais indicados de cada município), assim como o cronograma dos processos.

Todas as prefeituras paranaenses puderam enviar, até 25 de março, ofícios com as indicações, acompanhados do currículo do candidato. Foram recebidas 12 indicações da MRAE 1 (que abrange o Centro-Litoral); 25 da MRAE 2 (Centro-Leste) e 45 da MRAE 3 (Região Oeste). Após análise e conforme previsto em Edital, foram reduzidas para 11 indicados da MRAE-1; 23 indicados da MRAE-2 e 36 da MRAE-3.

Leia Também:  Estado assina contrato para reforma de 15 pontes e um viaduto em Londrina e região

Em 5 de maio saem a Lista Definitiva e as Impugnações no site da Consulta Pública. Entre os dias 7 e 14 de maio ficarão abertas as votações dos prefeitos para membros dos Comitês Técnicos, que receberão a chave de acesso pelo e-mail cadastrado no Sistema de Suporte a Decisão (DSS).

A votação para as duas vagas do Conselho Participativo segue o mesmo rito e será realizada em conjunto com a eleição do Comitê Técnico da microrregião. A escolha objetiva garantir a representatividade da sociedade civil na governança e controle social da microrregião.

RESULTADO – O resultado da votação está previsto para ser divulgado em 23 de maio, quando serão revelados os oito nomes eleitos para compor o Comitê Técnico de cada uma das Microrregiões de Água e Esgoto do Paraná e os dois nomes para ocupar as vagas no Conselho Participativo da MRAE-2, destinadas a representantes da sociedade civil.

UNIVERSALIZAÇÃO – Em 15 de julho de 2020, foi sancionada a Lei Federal 14.026/2020, que introduziu o art. 11-B à Lei Nacional de Saneamento Básico, estipulando que os contratos de prestação dos serviços públicos de saneamento básico deverão definir metas de universalização que garantam o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 2033.

Leia Também:  Maior biofábrica do mundo de mosquitos Wolbitos de combate à dengue será em Curitiba

Em 9 de julho de 2021, o Paraná editou a Lei Complementar nº 237 que instituiu três microrregiões no Estado e fixa as diretrizes para o cumprimento da política pública de universalização dos serviços de água e esgoto no seu território.

A universalização tem por princípio fundamental a manutenção de política pública com tarifa uniforme e regime de subsídios cruzados, visando o atendimento dos municípios de menor IDH e que não possuem serviço de esgotamento sanitário.

Pela mesma lei foram instituídas as estruturas de governança que regem as Microrregiões, entre elas o Comitê Técnico e o Conselho Participativo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA