NOVA AURORA

PARANÁ

O frio e a geada chegaram: Curitiba e 37 cidades têm a menor temperatura do ano

Publicado em

O frio chegou com força ao Paraná nesta terça-feira (29). Entre as 49 estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) instaladas no estado, 39 registraram a menor temperatura do ano nesta terça. As mais baixas foram em Palmas (4°C) e Pinhão (4,5°C). A sensação térmica nestas duas cidades foi ainda mais baixa: por volta das 7h era de 0,6°C e 2,9°C, respectivamente. 

A madrugada também registrou a primeira geada do ano no Estado. Mesmo que de baixa intensidade, a geada foi constatda em cidades como Cruz Machado, Guarapuava, Ponta Grossa e General Carneiro. 

Na capital paranaense às 7h a temperatura era de 10,3°C, a menor temperatura registrada até aqui em 2025 – a anterior foi no dia 5 de abril, quando a Capital registrou 12.3°C. Esta temperatura mínima ainda é considerada alta se comparada ao dado histórico de -2.6°C, a menor temperatura já registrada na Capital pelo Simepar, em 17/07/2000. 

ORVALHO OU GEADA? Moradores de cidades das rebiões Sul e dos Campos Gerais fotografaram campos com gramados esbranquiçados no amanhecer desta terça-feira, mas em algumas imagens era possível afirmar que era geada, e em outras não. Isso porque a geada fraca, como a que ocorreu nesta terça-feira, é muito sutil e pode ser confundida com orvalho. 

O orvalho é a condensação do vapor em líquido. “O orvalho ocorre quando a umidade relativa do ar atinge o ponto de saturação, resultando na transformação do vapor d’água em forma de gotas líquidas (condensação) sobre superfícies com valores abaixo do ponto de orvalho, mas não atinge 0 °C”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

Leia Também:  Estado vai difundir selo da ABNT que reconhece boas práticas na defesa das mulheres

Já a geada precisa de temperaturas mais baixas para acontecer, e é a transformação do vapor diretamente em gelo. “A geada ocorre quando a temperatura das superfícies atinge 0 °C ou valores inferiores, fazendo com que a umidade presente no ar se transforme diretamente de vapor para gelo (sublimação), ou, em alguns casos, se condense primeiro em gotas líquidas e depois congele”, conta Munhoz. 

PREVISÃO – Para quarta (30) e quinta-feira (1.º), as temperaturas ao amanhecer na metade sul do estado ainda deverão ficar abaixo ou perto dos 10 °C. Nas regiões Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste, as mínimas devem variar entre 5 °C e 8 °C. “No entanto, a partir de quarta-feira, a possibilidade de ocorrência de geada é reduzida devido à incursão de ar úmido no interior do estado, o que favorece a formação de nebulosidade baixa durante a madrugada. Essa condição pode ocasionar a formação de nevoeiros, especialmente desde a Região Metropolitana de Curitiba, estendendo-se pelos Campos Gerais até o Centro-Sul”, afirma Munhoz.

Na quarta-feira, na metade Norte do estado, as temperaturas mínimas aumentam nos municípios mais próximos da divisa com São Paulo, ficando entre 14 °C e 16 °C. Já na quinta-feira, espera-se uma redução das mínimas nessa região, com valores entre 11 °C e 13 °C. A partir de sexta-feira, as temperaturas mínimas voltam a subir gradualmente, alcançando valores próximos de 10 °C na metade Sul do Paraná e entre 14 °C e 16 °C na metade Norte.

Leia Também:  Mais 242 servidores: governador autoriza ampliação do quadro funcional do IAT

Confira a lista completa de estações meteorológicas que constataram a menor temperatura do ano nesta terça-feira (29) e o horário do registro:

Altônia: 11.9°C às 7h

Assis Chateaubriand: 10.7°C às 6h

Capanema: 9.8°C às 3h

Campo Mourão: 11.4°C às 7h

Cândido de Abreu: 12.3°C às 7h

Candói: 11.0°C às 7h

Cascavel: 6.9°C à 1h

Cerro Azul: 13.1°C às 6h

Cianorte: 13.3°C às 6h

Cruzeiro do Iguaçu: 9.3°C às 7h

Curitiba: 10.3°C às 7h

Fazenda Rio Grande: 8.3°C às 7h

Fernandes Pinheiro: 7.7°C às 7h

Foz do Iguaçu: 8.4°C às 6h

Francisco Beltrão: 6.1°C às 7h

Guaira: 10.5°C às 7h

Guarapuava: 5.7°C às 6h

Guarapuava (distrito de Entre Rios): 5.0°C às 3h

Jaguariaiva: 11.6°C às 6h

Lapa: 5.6°C às 7h

Laranjeiras do Sul: 8.5°C às 7h

Loanda: 12.6°C às 7h

Londrina: 14.6°C às 6h

Maringá: 12.2°C às 7h

Palmas: 4.0°C às 7h

Palmital: 9.0°C às 7h

Palotina: 8.5°C às 7h

Paranavaí: 12.6°C às 7h

Pato Branco: 7.3°C às 5h

Pinhais: 10.7°C às 7h

Pinhão: 4.5°C às 7h

Ponta Grossa: 8.4°C às 7h

Santa Helena: 11.1°C às 7h

São Miguel do Iguaçu: 10.0°C às 7h

Telêmaco Borba: 10.6°C às 6h

Toledo: 6.5°C às 6h

Ubiratã: 11.0°C às 6h

Umuarama: 10.7°C às 7h

União da Vitória: 7.0°C às 3h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com Drica Moraes e Fabio Assunção, peça "Férias" vem ao Teatro Guaíra

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Mais 242 servidores: governador autoriza ampliação do quadro funcional do IAT

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA