PARANÁ
Novos arranjos de pesquisa do Paraná estão promovendo construção coletiva da ciência
Publicado em
20 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuA Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), promovida pela Fundação Araucária em parceria com a Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reuniu os trabalhos e resultados dos mais de 30 NAPIs em andamento no Estado. Eles reúnem pesquisadores, autoridades e sociedade civil. As apresentações foram divididas em alguns temas: Transformação Digital, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e Negócios, Biotecnologia e Saúde, Energias Renováveis, Cidades Inteligentes e Sociedade, Educação e Economia.
Os NAPIs são direcionados para atender demandas setoriais, regionais e estaduais, de forma integrada, para melhorar o aproveitamento de ativos já existentes. A ênfase do trabalho está na melhor mobilização e integração entre território, empresas líderes, terceiro setor e fatores-chave de desenvolvimento das regiões do Estado. “A prioridade é a produção de conhecimento de forma colaborativa pelos pesquisadores paranaenses. É desenvolvimento regional por meio da ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou Luiz Márcio Spinosa, diretor da Fundação Araucária.
Foram expostas, por exemplo, as iniciativas dos NAPIs Solar, Zero Carbono, Biogás, HCR, Nanotecnologia, BioD – Restore, BioD – Recursos Genéticos, BioD – Serviços Ecossistêmicos, Bioinformática e Computação de Alto Desempenho.
“Um dos grandes desafios que enfrentamos hoje é reunir os dados e informações dos organismos de uma maneira que possam ser utilizados mais efetivamente. O NAPI Bioinformática é extremamente importante nesse processo, pois trabalha em rede e engloba diversos profissionais nas mais variadas áreas que contribuem com que essas informações sejam tratadas da melhor forma possível”, disse o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e articulador do NAPI Bioinformática, Roberto Artoni.
O NAPI Bioinformática foi lançado em 2021 e promove a busca de soluções tecnológicas via data science e IA em Agro, Life Science e Health, principalmente no Paraná.
Já o NAPI Biogás tenta fazer do Paraná, o maior produtor brasileiro de proteína animal, cujas exportações alcançam 190 países, também uma referência em “pré-sal caipira”. O Paraná já conta com programas estaduais que estimulam essa prática, seja com financiamentos via Banco do Agricultor ou chamadas públicas da Compagas e Copel. O Estado tem inclusive uma cidade (Entre Rios do Oeste) cuja rede de iluminação nos prédios públicos é fruto de uma iniciativa com biogás.
“Os dejetos animais e resíduos agroindustriais podem ser aproveitados para a geração de biogás e biometano. Portanto, o nosso grande objetivo é identificar tudo que tivermos de pesquisa básica e aplicada que envolva esses temas para serem transformadas em iniciativas benéficas concretas”, informou o coordenador de energias renováveis do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PAraná) e integrante do NAPI Biogás, Herlon Almeida.
- Com capacitação, Estado e Prefeitura de Morretes estimulam produção de mel no Litoral
- Tecpar assina acordo com empresas para produção de medicamentos à base de cannabis
Os NAPIs Educação para a Ciência, Fenômenos Extremos do Universo, Educação do Futuro e Startup Life também foram tema de discussão.
“Desenvolver estudos e pesquisas sobre inovações nos sistemas de educação pública pós-pandemia, a fim de contribuir com políticas que favoreçam o desenvolvimento da educação, é o grande objetivo do NAPI Educação do Futuro. Para isso, uma das ações é identificar os níveis de proficiência digital de 45.000 professores da Educação Básica pública e 5.000 do Ensino Superior, a fim de agilizar o processo de transformação digital”, destacou a professora da Unicentro e articuladora do NAPI, Maria Aparecida Crissi Knuppel.
Já o NAPI Fenômenos Extremos do Universo mapeia o Paraná do futuro. O grupo tem o objetivo de ampliar e consolidar a presença brasileira nas áreas de Astronomia, Cosmologia e Gravitação. “O foco é consolidar a presença brasileira no mundo, mas mais especificamente a paranaense. Com esse entendimento podemos ajudar no desenvolvimento da indústria local, da pesquisa, da internacionalização de projetos acadêmicos e até de recursos humanos”, disse a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e articuladora do NAPI, Rita de Cássia dos Anjos.
O Educação para Ciência, que integra um pouco de cada área, tem como temática principal aproximar a ciência da sociedade, em espelho das discussões envolvidas no processo de vacinação contra a Covid-9 e retomada da normalidade. “A sociedade precisa participar e fazer parte da produção do conhecimento para usufruir dos benefícios da ciência. Para que isso aconteça, o trabalho deste NAPI promove a alfabetização e letramento científico”, complementou a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e articuladora da rede, Débora de Mello Sant’Ana.
O NAPI Startup Life tem como prioridades apoiar de forma sistêmica e integrada o ciclo de vida de startups no Paraná e estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias.
SAÚDE E CIDADES INTELIGENTES – Entre as apresentações do tema Biotecnologia e Saúde esteve a do articulador do NAPI Saúde Vacina Covid-19, Emanuel Maltempi de Souza, da UFPR. O grupo trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra o Covid-19 baseada em nanopartículas e proteína do vírus. “Essa proposta é inédita. Vamos testar o material em animais e também determinar neutralizantes dos anticorpos e imunidade celular. Nós também temos a ambição de fazer uma preparação nasal, inicialmente com estas nanopartículas. E nosso objetivo mais ambicioso é fazer um ensaio de proteção vacinal em modelo animal”, explicou o pesquisador.
Ainda em fase inicial de desenvolvimento, o NAPI Neurociências também tem metas ambiciosas. “Queremos identificar potenciais parceiros de pesquisa, mas também no setor produtivo, para aprofundar o olhar para as neurociências. Compreender o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso envolve compreender mecanismos de função e de disfunção, prevenir doenças degenerativas e trazer bem-estar para o Paraná”, destacou a professora Débora Santana, que agrega esse NAPI ao NAPI Educação para Ciência.
O tema Cidades Inteligentes reuniu articuladores e pesquisadores dos NAPIs regionais e outras temáticas vinculadas ao segmento. O professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Douglas André Roesler, apresentou o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e ressaltou que a região tem muitos ativos em diversas áreas que vão contribuir para gerar mais qualidade de vida.
“O POD é resultado da organização de 60 instituições, empresas e terceiro setor, além de lideranças da região, buscando pensar estrategicamente. É uma região forte na produção de alimentos mas ainda precisamos organizar estes ativos com um objetivo comum para a transformação definitiva do Oeste do Paraná. Mostramos a importância da governança e da profissionalização desta governança. Temos universidades e pesquisadores identificando os principais problemas e apresentando inovações”, comentou.
Já o NAPI Litoral busca desenvolver projetos e pesquisas em temáticas que envolvam Economia do Mar, Tecnologias Associadas ao Pescado, Turismo Sustentável e Logística Integrada. Entre os principais resultados esperados estão uma lista das espécies com potencial para cultivo e pacotes tecnológicos de cultivo de moluscos. Também estão previstas a elaboração de passeios e vivências, a produção de receitas com novos pratos gastronômicos, e biogestores para diminuição de resíduos da pesca.
PACOTE COMPLETO – Todas as apresentações estão disponíveis no canal da Fundação Araucária no YouTube. Mais informações sobre outras apresentações estão no site oficial da entidade.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
Published
20 minutos agoon
4 de abril de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.
Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.
Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.
O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.
Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR

Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’

Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
PARANÁ


Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em...


Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil
O ano era 2020 e a estudante Fernanda Jank, à época com 10 anos, começou um projeto escolar para ajudar...


Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles...


PCPR e PMPR prendem sete pessoas em menos de 24 horas em Santo Antônio do Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu sete pessoas suspeitas de...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorridos em escola estadual de Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’
Virginia Fonseca, de 25 anos, compartilhou nos stories do Instagram, que ganhou um Rolex de presente de aniversário da amiga...


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global