NOVA AURORA

PARANÁ

Novo hit: primeira edição do Festival de Inverno termina com sucesso de público no Litoral

Publicado em

Com um clima de agitação, energia e alegria, o Litoral sediou a segunda etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, o Festival de Inverno, que aconteceu de 7 a 23 de julho. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e com o apoio das prefeituras e das federações esportivas.

Durante 16 dias foram 40 modalidades esportivas acontecendo em Guaratuba, Antonina, Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. Essa foi a maior etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, que tem como objetivo incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Cerca de 7 mil pessoas participaram das competições e os atendimentos gerais durante o Festival de Inverno chegaram a mais de 45 mil pessoas.

“A intenção dessa etapa dos JANS era movimentar o Litoral também no inverno e foi o que fizemos nos últimos finais de semana, com hotéis e restaurante lotados, o comércio bem movimentado. Mais uma vez o esporte foi usado como indutor do turismo e gerador de emprego e renda para os paranaenses”, disse Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte.

Segundo o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria, Tiago Campos, o Festival de Inverno vai virar um marco no Paraná. “Nós fechamos essa etapa de uma maneira espetacular, batemos recorde de número de atletas e de modalidades e movimentamos o Litoral com diversas atrações”, contou. “Foi muito gratificante porque tivemos competições de nível estadual, nacional e até internacional, com atletas de diversos estados do Brasil e também de fora vindo prestigiar essa festa”.

Entre as disputas estiveram o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, o Campeonato Paranaense de Motocross, o Circuito Paranaense de Águas Abertas, o Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato Paranaense de Enduro Equestre.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – As próximas etapas são os JANs Corredor das Águas (setembro/outubro) – Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica; e JANs Angra Doce (outubro) – Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Leia Também:  Defesa Civil alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda-feira

Confira os destaques do Festival de Inverno em cada cidade:

PARANAGUÁ – O Festival da Família reuniu mais de 2 mil pessoas entre os dias 8 e 9 de julho, no Aeroparque, em Paranaguá. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura. O evento levou esporte e cultura para crianças e adultos e contou com diversas atrações, como oficinas de beisebol, voo de balão, parede de escalada, tirolesa, tiro com arco, futevôlei, tênis de mesa, teqball, perna de pau, além da apresentação da banda curitibana Blindagem.

O Aeroparque também foi sede dos Crossgames e do Campeonato Paranaense de Street Skate, que contou com 150 atletas. Na segunda semana do Festival de Inverno, o Aeroparque recebeu o Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, que contou com 153 duplas inscritas e aproximadamente 300 atletas de diversas cidades do Paraná, e também a 2ª etapa do Campeonato Paranaense Basquete 3×3, que contou com a participação de mais de 200 atletas.

PONTAL DO PARANÁ – Nos dias 8 e 9, Pontal do Paraná recebeu a primeira etapa do Circuito Escolar de Taekwondo, que aconteceu em parceria com a Federação de Desporto Escolar (FPDE). Já a 3ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador 2023 foi realizada pelo ASPP Resgate, com a Supervisão da Federação Paranaense de Surf, Prefeitura de Pontal do Paraná e Governo do Estado.

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboarding foi a grande atração na Praia de Ipanema no final de semana de 15 e 16 de julho. O evento aconteceu pela primeira vez em águas paranaenses e recebeu 127 atletas de nove estados do Brasil, além de um público estimado de mais de 1.500 pessoas assistindo a competição. 

Pontal do Sul recebeu uma das grandes novidades dos Jogos de Aventura e Natureza com a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre. Ao todo foram 62 conjuntos (cavalo e cavaleiro) competindo em provas de regularidade (20km e 40km) e provas de velocidade (60km e 80km). A 5ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross aconteceu em Pontal do Sul, durante o último final de semana, o evento contou com mais de 300 atletas, que competiram em 19 categorias.

Leia Também:  Avanço do projeto do novo Moegão é destaque no Porto de Paranaguá

Praia de Leste foi sede do Campeonato Paranaense de Capoeira, que aconteceu no ginásio do Colégio Ezequiel. O evento reuniu 150 capoeiristas de diversas idades e de várias regiões.

GUARATUBA – Nos dias 8 e 9, Guaratuba foi palco de eventos de kart, triathlon e pesca embarcada. O kart reuniu um público de mais de mil pessoas, já o triathlon contou com a participação de 195 atletas.

Na segunda semana do Festival de Inverno, a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas levou mais de 70 atletas para nadar nas águas de Guaratuba. Os nadadores competiram em três provas: 1500 metros, 750 metros e 400 metros.

Também em Guaratuba, o Campeonato Pan-americano de Patinação em Velocidade teve a participação de 70 atletas do Brasil, Chile, Argentina e Venezuela e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas. 

MATINHOS – No primeiro final de semana, Matinhos recebeu um curso de capacitação de beach tennis. A Praia Mansa também recebeu o Campeonato de Canoagem, que contou com disputadas das categorias Menor, Infantil, Cadete, Júnior, Sênior, Master e por equipes.

Entre os dias 15 e 16, Matinhos recebeu o Campeonato Paranaense de Handebol de Areia e o Campeonato de Beach Tennis. No handebol foram mais de 100 atletas competindo e no beach tennis, uma das grandes atrações do momento, foram mais de 200 duplas de todo o Estado.

ANTONINA – Antonina recebeu a Taça Brasil de Ciclismo XCO entre os dias 8 e 9 de julho. Com um percurso desafiador em áreas urbanas, foram 56 participantes. O público também assistiu as manobras dos pilotos em uma apresentação de wheeling.

MORRETES – No dia 15 de julho, Morretes recebeu a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura, em duas categorias (discovery e adventure). O evento contou com a participação de 44 equipes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Paraná e BID iniciam cooperação para implementar programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Resultado final de licitação confirma obra do novo Trevo do Catuaí, em Maringá

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA