NOVA AURORA

PARANÁ

Novo espetáculo infantil conta com recrutamento da Agência do Trabalhador da Cultura

Publicado em

A estreia da peça teatral direcionada ao público infantil “Norman, Comedor de Livros”, com direção de Sandro Tueros, ocorreu nesta terça-feira (29), no Teatro Londrina (Memorial de Curitiba). O projeto artístico teve parceria com a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) e demonstra o apoio das estruturas do Governo do Estado ao setor cultural de forma transversal.

A ATC é um projeto pioneiro, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR). Na peça de Sandro Tueros, a ATC serviu como plataforma de recrutamento e trouxe três trabalhadores para a produção: a intérprete de Libras, a assistente e o iluminador. Além disso, a trupe fez os ensaios no Auditório Brasílio Itiberê, em anexo à SEEC.

“A Agência é fundamental para atender o mercado cultural que é muito sensível, de vagas temporárias e informais. Estamos trabalhando para mapear o mercado e criar políticas públicas que atendam a população”, pontuou Phablo Bozza, gestor da ATC.

TRABALHADORES DA ÁREA – No mês de julho, a Agência do Trabalhador da Cultura promoveu o Cult Mut – 1° Mutirão da Empregabilidade Cultural do Paraná. Foram oferecidas mais de 200 vagas nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, publicidade, mercado editorial, cultura popular, eventos, artes visuais e moda.

Leia Também:  Evento em Londrina discute mudanças na produção e consumo de alimentos

Vitor Amaral, que cuida da iluminação do espetáculo, contou que conseguiu dois trabalhos como iluminador a partir do mutirão promovido pela ATC. Além da peça infantil, ele foi selecionado para trabalhar no show da banda de rock americana Foo Fighters, em setembro.

“Eu levei o meu currículo e me inscrevi para vagas de iluminador e ator. Tinha vaga para várias funções. Por fim, consegui duas vagas para iluminador. Incluindo o show do Foo Fighters”, relatou Vitor.

Outra beneficiada pelo mutirão, Daniela Coraiola explicou que os artistas perdem muitas oportunidades de emprego por não saberem onde procurar. “Ter ações como o mutirão da ATC, que coloca os artistas em contato com os contratantes, é muito importante porque ajuda a gente a realmente achar essas oportunidades que às vezes estão perdidas por aí”, afirmou Daniela.

PEÇA – O espetáculo “Norman, Comedor de Livros” é um convite à leitura. Os personagens centrais são representados por insetos conhecidos como “traças de livros”. Norman, o personagem principal, vive a fase adolescente e questiona a vida monótona de sua família de só comer papel. Cansado de perguntas sem respostas, Norman decidiu construir uma aeronave e explorar o universo. Nesta viagem, o protagonista encontrou personagens em seu caminho como o lápis e letras do alfabeto.

Leia Também:  Pelo 10º mês, Paraná lidera ranking de empregabilidade via Agências do Trabalhador

O espetáculo fica até esta quinta-feira (31) em cartaz com apresentações gratuitas no Teatro Londrina, sessões às 9h30 e 14h30. Na sexta, a apresentação será no Teatro da Vila, no CIC, às 9h30 e às 14h30.

SOBRE A ATC – Criada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura é o primeiro posto avançado da Agência do Trabalhador voltado exclusivamente para o setor cultural. Além de promover a intermediação de vagas, a plataforma oferece oportunidades de qualificação e linha de microcrédito da Fomento Paraná.

Serviço

Agência do Trabalhador da Cultura

Rua Saldanha Marinho, 240 – Centro – Curitiba

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone/WhatsApp: (41) 3321-4743

agenciacultura@secc.pr.gov.br

www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná cria novas pontes comerciais com empresas chinesas de tecnologia

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Detonação de rochas interdita rodovia entre Bituruna e usina Foz do Areia

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA