NOVA AURORA

PARANÁ

Novas sondagens no solo marcam avanço no projeto da Ponte de Guaratuba

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta semana as primeiras sondagens em solo na margem de Matinhos, no Litoral, como parte das obras de implantação da nova Ponte de Guaratuba.

Os equipamentos fizeram duas perfurações para coletar amostras do solo ao lado da PR-412, em local onde serão executados a ponte e os seus novos acessos. Ali, futuramente, será elevado o nível da pista, que irá se encontrar com o tabuleiro da obra de arte especial.

Por meio de ensaio a percussão e verificação visual das amostras serão determinados a resistência e o tipo de materiais presentes no solo, fatores que vão influenciar as soluções de engenharia para implantação da ponte. As amostras vão ficar armazenadas no canteiro de obras para referência futura.

Os veículos e equipamentos de sondagem ocuparam uma faixa de rolamento da rodovia, com a operação sendo acompanhada por agentes de trânsito do DER/PR, e contando com sinalização provisória.

Leia Também:  Tecpar lança guia de análise de alimentos para ajudar laboratórios e universidades

Nesse momento continuam em andamento as sondagens por percussão e rotativa em solo na margem em Guaratuba, inclusive empregando a sonda que estava embarcada para as perfurações na baía.

As sondagens aquáticas na Baía de Guaratuba foram concluídas no final de junho, com um total de 15 perfurações.

PROJETO EM ANDAMENTO – Nesta etapa as frentes de trabalho da ponte atuam também na elaboração dos relatórios de engenharia do Projeto Básico e Projeto Executivo de Engenharia da ponte, contemplando plano de trabalho, soluções da Obra de Arte Especial (ponte), estudos geotécnicos, estudos topográficos, caderno de projetos da OAE, cadernos de projetos da implantação dos canteiros, planos de rigging (uso de equipamentos, como guindastes, gruas, etc) e levantamentos topográficos no local de implantação do canteiro e dos acessos à ponte.

E uma terceira frente está dedicada aos relatórios ambientais para atender as solicitações dos órgãos competentes, sendo um pré-requisito para obter a Licença Ambiental de Instalação, necessária para iniciar a etapa de execução da obra.

Leia Também:  Paraná recebe abertura nacional de operação para reduzir acidentes nas estradas

Até o momento já foram investidos R$ 3.384.160,74 em todos os serviços realizados. O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir esta etapa atual, com as obras começando ainda no segundo semestre deste ano. O investimento total será de R$ 386,9 milhões.

TRÁFEGO – A Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovias. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte, facilitando tanto o seu uso quanto o deslocamento para os espaços próximos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Comitês do Alto Ivaí e Baixo Ivaí-Paraná 1 se reúnem para tratar da gestão da água

Published

on

By

Dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Paraná vão se reunir na próxima semana. Na quarta-feira (23), às 14h, o CBH do Alto Ivaí organiza a 10ª Reunião Ordinária. Na quinta-feira (24), também às 14h, ocorre a 15ª Reunião Ordinária do CBH das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1. Os encontros terão transmissão pelo YouTube. As ações são coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), gestor executivo do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Entre os principais itens da pauta da 10ª Reunião Ordinária do Alto Ivaí está a eleição e posse da nova mesa diretora para o mandato 2025-2029, formada por representantes dos três setores que compõem o comitê: Poder Público, usuários de recursos hídricos e sociedade civil organizada.

O CBH Alto Ivaí foi instituído pelo Decreto Estadual nº 8.859/2013 e é composto por 33 membros titulares e respectivos suplentes, definidos nas reuniões setoriais realizadas em março. A bacia abrange uma importante região do Centro-Norte do Paraná.

Para dúvidas ou informações adicionais, o contato com a secretaria-executiva pode ser feito pelo e-mail: cbhaltoivai@iat.pr.gov.br.
Já na 15ª Reunião Ordinária do CBH das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, na quinta-feira (24), haverá a posse de novos representantes, aprovação da ata da reunião anterior, a capacitação sobre “ICMS Ecológico por Manancial”, além da análise do pedido de reenquadramento do Córrego Fundo, em Cruzeiro do Oeste.

Leia Também:  Ratinho Junior apresenta a empresários pernambucanos os avanços econômicos do Paraná

Com atuação sobre uma área de 14.937 km² e abrangência total ou parcial de 53 municípios no Noroeste do Paraná, o comitê desempenha papel estratégico para a gestão hídrica regional.

Mais informações sobre os comitês, agenda e atividades podem ser acessadas no site www.iat.pr.gov.br, na aba “Gestão das Águas”.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por membros e seus respectivos representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

Leia Também:  Estado abre edital para destinar excedentes de arrecadação em ações humanitárias

Os 12 comitês são: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2, Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu e Comitê dos Afluentes do Médio Iguaçu.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA