NOVA AURORA

PARANÁ

Nova integração no sistema financeiro simplifica troca de dados entre Fazenda e Receita Federal

Publicado em

O Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle do Estado (Siafic), em execução desde janeiro deste ano, recebeu a integração de duas plataformas complementares, Veritas e Sidec, criadas para simplificar a troca de informações entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, e a Receita Federal. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (7) em transmissão online feita pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz), com a Logus Tecnologia, empresa responsável pelo desenvolvimento das soluções.

A iniciativa visa otimizar os processos relacionados à execução orçamentária, administração financeira e controle, fortalecendo a eficiência e a transparência no cumprimento das obrigações instituídas pela Receita Federal, relativas à comunicação das operações fiscais entre órgãos das esferas estadual e federal.

“Essa integração entre os Sistemas Auxiliares e o Sistema Financeiro garante a consistência e a precisão na transmissão das informações necessárias à Receita Federal”, enfatizou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros do Paraná completa 111 anos de atuação

“Este é um processo novo, em que estamos nos ajustando às mudanças e nos acostumando às novas ferramentas com um papel crucial na otimização de nossas operações”, destaca Marcia do Valle, diretora-geral da Sefa.

VERITAS – A solução foi criada para registrar documentos comprobatórios, como notas fiscais, para melhorar eficiência, a transparência e a segurança na gestão de documentos. Quando uma nota fiscal é cadastrada e validada no sistema, ela fica disponível para integração com o Siafic e, posteriormente, com outros sistemas auxiliares.

A integração com o Siafic permite também contabilizar retenções de INSS, IR e gerar declarações com informações sobre os serviços prestados pelos fornecedores do Governo, as quais são transmitidas à Receita Federal.

SIDEC – Esse sistema é destinado aos órgãos públicos que precisam enviar informações à Receita Federal. Ele atende a obrigação de declarar a Escrituração Fiscal Digital de Retenções de Contribuições Previdenciárias (INSS) ou Retenções na Fonte (IR e PIS/Cofins/CSLL).

Leia Também:  Mutirões de emprego atenderam 2,6 mil jovens do Paraná em janeiro

MODERNIZAÇÃO FISCAL – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), uma iniciativa com o intuito de conferir mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. O sistema não apenas promove a integração entre diferentes módulos e sistemas da administração pública, mas também introduz novas funcionalidades, incluindo a certificação digital nos processos internos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  ExploLondrina recebe o tradicional encontro de cafeicultores do Paraná

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA