NOVA AURORA

PARANÁ

Nova exposição no MAC Paraná provoca espectador a interagir com acervo do museu

Publicado em

A partir de 08 de junho, quinta-feira depois do feriado de Corpus Christi, o público visitante do Museu de Arte Contemporânea do Paraná terá a oportunidade de conhecer um recorte do acervo do museu. A exposição “Reforma: formas de ver” apresentará trabalhos de mais de 50 artistas do acervo do MAC.

A proposta curatorial, assinada pela diretora do MAC, Carolina Loch, e pela coordenadora de acervo do museu, Joanes Barauna, tem como ponto de partida apresentar uma parte dessa coleção, que foi formada ao longo das últimas décadas, pensando maneiras plurais de olhar para ela, tendo em vista, nas palavras das curadoras, “suas potências, problemáticas, divergências, faltas e futuros”.

A mostra é um convite para o público imaginar as relações possíveis dessas obras com a história da instituição, e consequentemente com a própria história da arte contemporânea. Além disso, aproveita o momento da reforma da sede histórica do museu, na Rua Desembargador Westphalen, para refletir sobre a existência da instituição, que segue viva e ativa, mesmo temporariamente deslocada de seu espaço físico original.

Leia Também:  Luiz Fernando Guerra é o deputado que menos gasta no Paraná

Atualmente, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná ocupa as salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer, além da Sala Adalice Araújo, localizada no hall do edifício sede da Secretaria da Cultura do Paraná (no centro de Curitiba).

Nomes de peso da arte paranaense e brasileira integram a exposição “Reforma: formas de ver”. São eles: Abraham Palatnik, Adriana Tabalipa, Alex Flemming, Alfredo Volpi, Alice Yamamura, Aline Dias, Amilcar de Castro, Ana González, Ana Norogrando, André Malinski, Antonio Maia, Astrid Linsenmayer, Burle Marx, Carina Weidle, Claudio Alvarez, Davi Cavalcante, Dudi Rosa, Eduardo Srur, Eleonora Gutierrez, Elizabeth Titton, Fernanda Valadares, Fernando Velloso, Francisco Mallmann, Glauco Menta, Guita Soifer, Gustavo Caboco, Hugo Zanzi, Isabel Bakker, Isabel Liviski, João Urban, Julio Manso, Laercio Redondo, Lauro Andrade, Leila Pugnaloni, Lívio Abramo, Luiz Hermano, Marcos Bento, Nelson Padrella, Paulo Cheida Sans, Peter Potocky, Pietrina Checcacci, Rachel Korman, Renato Camargo, Roberto Barbi, R. Haames, Schwanke, Silvia Chalreo, Thelma Vaitses, Tom Lisboa, Tomie Ohtake, Vânia Mignone e Zimmermann.

Leia Também:  Universidades estaduais ofertam cursos de idiomas baratos para a comunidade externa

Serviço:

Mostra “Reforma: formas de ver”

Período expositivo: de 08 de junho a 01 de outubro de 2023

Sala 08 do MAC no MON

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h. Acesso até as 17h30

Ingressos: R$ 30 inteira | R$ 15 meia-entrada. Entrada gratuita toda quarta-feira

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Hospital Monastier é referência na RMC em prevenção de doenças respiratórias em prematuros

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com delegados em todas as 161 comarcas, Governo dá fim a problema histórico no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA