NOVA AURORA

PARANÁ

No pôr do sol, banda da Polícia Militar do Paraná anima população e veranistas de Guaratuba

Publicado em

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou nesta quinta-feira (5), em Guaratuba, a sua primeira apresentação no Litoral do Estado dentro da operação Verão Maior Paraná. O espetáculo reuniu centenas de turistas e moradores que aproveitavam o fim de tarde de sol na praia do Morro do Cristo, em frente à estrutura montada pelo Governo do Estado.

O grupo da PMPR levou ao Litoral uma versão reduzida da banda, com a participação de 15 dos seus 60 integrantes fixos. Com instrumentos de sopro, corda, percussão e cantores, a banda agitou o público tocando sucessos conhecidos de gêneros variados, como rock, pagode e sertanejo.

De acordo com o maestro da banda, capitão Elizeu da Silva, a música funciona como uma importante ferramenta de integração entre a Polícia Militar do Paraná e a comunidade atendida por seus serviços.

“A banda é a unidade mais antiga da Polícia Militar, foi criada apenas três anos após a própria corporação, e tem como finalidade aproximar a instituição da comunidade. Esperamos poder voltar outras vezes para mostrar este lado cultural e demonstrar que a Polícia Militar está presente de várias formas na comunidade, inclusive através da música”, afirmou.

Leia Também:  Mais de 1.200 pessoas acompanharam a festa de premiação do Rally Transparaná

“Esta é a primeira vez que a banda participa da programação da Operação Verão, então nos surpreendemos com a receptividade do público, até porque muitos não conheciam a banda da PMPR”, concluiu o maestro.

Se depender da aprovação do público, a Banda da Polícia Militar deverá marcar presença nos próximos anos. A maior parte dos presentes cantou, aplaudiu, acenou e reconheceu o esforço dos músicos envolvidos, coroados com um belo pôr do sol depois de uma quarta-feira chuvosa.

Para a curitibana Abadia Ribeiro, de 56 anos, que está passando as férias em Guaratuba, a apresentação gratuita nesta época do ano valoriza a população que reside e visita o litoral paranaense.

“As pessoas envolvidas na realização estão de parabéns e a população merece e precisa de eventos como esse, especialmente depois da pandemia. É uma programação excelente para todas as idades, das crianças até os mais idosos, e nós temos que aproveitar”, comentou.

PROGRAMAÇÃO – Além de Guaratuba, a Banda da Polícia Militar vai se apresentar em todas as próximas quintas-feiras do mês de janeiro. No dia 12, estará em Ipanema, seguida por Pontal do Paraná, no dia 19, e encerrando as atividades em Matinhos, no dia 26.

Leia Também:  Com 69,6 mil vagas, Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos no 1º trimestre

As apresentações iniciam sempre às 18h nos palcos do Verão Maior Paraná, cuja gestão é compartilhada entre as secretarias estaduais do Esporte e da Segurança Pública. O grupo também se apresenta em exposições da própria PMPR no litoral e em outras regiões do Estado.

TRADIÇÃO – A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná é uma instituição representativa da Corporação que iniciou suas atividades há mais de 161 anos e que continua participando ativamente das solenidades militares.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paranaguá recebe sessões extras do Cinema na Praça na quarta; temporada encerra em Matinhos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná integra operação do Exército nas fronteiras com países vizinhos

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA