No Oeste do Paraná, turistas curtem praias de água doce e tranquilidade neste verão
Publicado em
9 de janeiro de 2025
por
Quando o verão chega, o Oeste do Paraná ganha o brilho de um Litoral improvável: praias de água doce que combinam tranquilidade, infraestrutura e paisagens encantadoras. Para a temporada 2024/25, cidades como Itaipulândia, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena atraem turistas paranaenses, mas também de outras regiões e países vizinhos.
De acordo com o presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, a região é um exemplo de como o turismo pode oferecer opções únicas para as férias. “As nossas praias de água doce no Oeste atendem não só o paranaense, mas o mato-grossense, paulista, o paraguaio e o argentino. A gente sabe que as férias do fim de ano e começo do ano são das famílias, que vão ao encontro deste momento de lazer”, afirma.
Além da beleza natural, a região experimenta um boom de investimentos para atender ao público crescente. As três cidades têm na proximidade com Itaipu a vocação turística.
“Quem faz o turismo é a iniciativa privada, mas o poder público dá as condições para que isso aconteça. E está acontecendo na região, onde vemos muitos resorts, novos hoteis e outros atrativos. Isso demonstra que o empresário está entendendo o turismo como uma atividade econômica, que gera emprego e, principalmente, renda”, completa Irapuan.
Foi o que sentiu a diretora de um resort em Itaipulândia, Giovana Bach. Ela afirma que os atrativos da região justificam os investimentos. “A gente tem a prainha que recebe muitos turistas, festivais de pesca e uma região muito próspera. Isso nos motivou a investir no negócio para atender tanto o público que frequenta o resort quanto quem está de passagem, seja a trabalho ou a lazer”, explica.
Segundo a diretora do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, os preparativos para a temporada começam cedo. “Desde setembro, já notamos um aumento na movimentação nos balneários e nas pousadas, além de agendamentos em atividades rurais e pesque-pagues. Estamos com grande expectativa para a temporada, e isso incentiva ainda mais os investimentos na região”, comenta.
Itaipulândia tem entre seus atrativos um parque aquático. Foto: Gabriel Rosa/AEN
CIDADES – Itaipulândia é conhecida pelo maior parque aquático termal da América Latina e por um monumento de 26 metros de altura de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro tem 260 metros quadrados de atrações, como piscina de ondas, montanha-russa aquática, castelinho das águas e rios lento e selvagem. Só de tobogã são três opções: quatro pistas, queda livre e caracol.
A água termal a 42 graus é um atrativo a mais. Ela tem propriedades terapêuticas e é rica em sais minerais benéficos à saúde.
Localizado no ponto mais alto da cidade – a comunidade de Caramuru -, o monumento de Nossa Senhora Aparecida é o maior da América Latina, feito em concreto. Com 26 metros de altura, a imagem tem apenas 12 metros a menos que a do Cristo do Corcovado, do Rio de Janeiro.
O prato típico de Itaipulândia é o dourado no carrossel: peixe assado em uma churrasqueira com formato do famoso brinquedo dos parques de diversão, criada por um morador local.
Santa Terezinha de Itaipu encanta pela tranquilidade. A cidade tem o Bosque dos Pioneiros, uma área de preservação de árvores nativas, e o Balneário Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, que conta com área de camping, infraestrutura para a prática de esportes, passeios náuticos, caminhadas e pesca esportiva.
“Pra gente que vive na correria, no dia de folga a gente quer ficar na natureza, no sossego. Aqui é bem tranquilo, sem a muvuca da cidade”, comenta a confeiteira Márcia Pereira, frequentadora dessa prainha.
Em Santa Helena, a infraestrutura pensada para toda a família é o grande diferencial. “Para nós que temos crianças, tem playground, quadra de grama sintética e os quiosques ficaram ótimos. É uma excelente opção para o dia de folga”, destaca o leiturista Nelson Machado.
Um dos destaques da cidade é o Balneário Terra das Águas. Situado no prolongamento da Avenida Brasil, distante a 1,5 km da área central do município, o espaço conta com ampla infraestrutura, incluindo área para camping e um calçadão à beira da praia fluvial com 950 metros de orla. Além dos visitantes poderem se exercitar nas quadras poliesportivas, as rampas e atracadouro de acesso ao lago permitem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva.
Outro destaque é o Monumento Cristo Esplendor. Com seus 12 metros de altura, a escultura encontra-se em um dos pontos mais altos da área urbana, em um mirante no qual o turista pode contemplar a cidade, as áreas verdes e o Lago da Hidrelétrica de Itaipu.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade