NOVA AURORA

PARANÁ

No Mês da Mulher, mostra no MAC destaca produção de duas artistas do Oeste

Publicado em

Em março, Mês da Mulher, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inaugura uma nova exposição: “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, formado pelas artistas Nani Nogara e Malu Rebelato, de Cascavel, Oeste do Estado. A abertura será dia 14 de março, às 19h, com entrada gratuita. A mostra fica em cartaz até 21 de maio.

A mostra faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografia, vídeo e instalação. O coletivo trabalha com a poética de crítica à condição da mulher abordando a igualdade de gênero, promoção do protagonismo e empoderamento do feminino.

As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise num jogo performático em que são registradas as imagens. As obras são o resultado da criação de várias personagens femininas, reforçando o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial.

As artistas contam que estão muito felizes com a abertura da mostra e que a expectativa e a ansiedade são grandes, já que essa é a primeira exposição individual do Coletivo Duas Marias.

Leia Também:  Valor Bruto de Produção agropecuária do Paraná cresceu 5% ao ano entre 2012 e 2021

“A exposição versa sobre o feminino; buscamos inspiração na mitologia e na história da arte para falar sobre a condição feminina atual, sempre observada através da evolução dos tempos”, diz Nani.

Para a diretora do MAC Paraná, Carolina Loch, o trabalho apresenta temas muito urgentes de uma maneira sensível, mas nem por isso menos potente. “Os trabalhos são fortes e fazem com que a gente passe por essas obras sem sermos mais o que éramos antes de conhecê-las. Principalmente para nós, mulheres, são trabalhos que fazem com que a gente se reconheça”, completa.

A diretora aponta, também, que a vinda de artistas cascavelenses ao MAC, sediado em Curitiba, é fundamental para o estímulo da produção artística contemporânea paranaense e para a visibilidade de artistas de cidades do Estado, para além da Capital.

SOBRE – O Coletivo Duas Marias é formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara. Seu trabalho parte da fusão da fotografia com a performance, a partir da temática do feminino na arte. Para cada personagem representada, são realizadas pesquisas, cria-se um cenário, um figurino e uma performance. O resultado desse trabalho é a fotografia performática.

Leia Também:  Estado promove transformação urbana em Borrazópolis em parceria com a prefeitura

“O Coletivo Duas Marias nos remete ao campo expandido da arte contemporânea e suas multiplicidades”, afirma a crítica de arte Leonor Amarante. “As artistas transcendem campos formais, trabalham com fotos/performances e navegam por circuitos simbólicos promovendo um hibridismo entre a ecologia e a arte visual, a poesia e o vídeo, a escultura e o teatro”.

As artistas se conheceram durante a faculdade de Arte, em Cascavel, e desde então são parceiras, com um repertório inspirado no feminino e em suas vertentes sociopolíticas e culturais.

Serviço:

Exposição “Forjada pelo tempo”, do Coletivo Duas Marias (Cascavel)

Abertura: 14/03, às 19h. Entrada gratuita com acesso pela rampa caracol, ao lado do estacionamento da Rua Manoel Eufrásio (Museu Oscar Niemeyer)

Local: Sala 09 do MAC no MON

Período expositivo: 15/03 até 21/05

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Portos do Paraná implanta sistema de tratamento de esgoto alternativo na ilha de Eufrasina

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Interligação de adutoras pode afetar produção e distribuição de água em Guarapuava no dia 11

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA