NOVA AURORA

PARANÁ

No Mês da Mulher, Biblioteca Pública promove encontro de escritoras na próxima terça-feira

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná recebe na próxima terça-feira (12) um encontro entre as escritoras Ana Suy e Liana Ferraz. O evento, promovido pelo clube de assinatura Amora Livros, marca o Mês da Mulher e tem o objetivo de amplificar a voz das mulheres na sociedade.

A partir das 17h30, acontece o lançamento do livro “Um Prefácio para Olivia Guerra”, de Liana Ferraz, além de sessão de autógrafos e venda de outros títulos das autoras convidadas. Logo após, às 18h30, Ana Suy e Liana Ferraz conversam sobre Psicanálise e Literatura, com mediação da psicanalista Juliane Kravetz. O evento, gratuito, acontece no Hall Térreo e não é necessário fazer inscrição.

“Acreditamos que ler as histórias escritas por mulheres do nosso tempo é uma forma de entendermos que há outras formas de existir no mundo e isso é fundamental para promover a igualdade de gêneros”, diz Fernanda Ávila, uma das sócias da Amora. 

Leia Também:  UEM terá programa inédito de dupla diplomação com universidade portuguesa

Ana Suy é psicanalista, professora, doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e autora de diversos livros, entre eles “Não Pise no Meu Vazio” (Planeta, 2023) e “A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão” (Paidós, 2022), que já vendeu mais de 100 mil exemplares.

Liana Ferraz é atriz, escritora e doutora em Artes da Cena pela UNICAMP com pós-doutoramento pela ECA/USP e membro do corpo docente permanente da Escola Superior de Artes Célia Helena, onde atua como professora de expressão vocal e orientadora do Mestrado Profissional em Artes da Cena. Tem quatro livros publicados: “Elas Estão Quietinhas” (2016), “Sede de me Beber Inteira” (Planeta, 2022) e o recém-lançado “Um prefácio para Olivia Guerra”. Também coordena o Grupo Escrita Matinal. 

Serviço:

Lançamento do livro “Um Prefácio para Olivia Guerra”, de Liana Ferraz 

Sessão de autógrafos com Ana Suy e Liana Ferraz, com mediação de Juliane Kravetz.

Data: 12 de março, terça-feira

Horário: 17h30 

Local: Hall térreo – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR

Leia Também:  Sesa destaca à Alep metas anuais já superadas no primeiro quadrimestre

Entrada gratuita

Livros que estarão à venda:

“A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão” (Ana Suy, Editora Planeta)

“As Cabanas Que o Amor Faz em Nós” (Ana Suy, Editora Patuá) 

“A Corda Que Sai do Útero” (Ana Suy, Editora Patuá) 

“Não Pise no Meu Vazio”  (Ana Suy, Editora Planeta)

“Um Prefácio Para Olivia Guerra” (Liana Ferraz, Editora Harper Collins) 

“Sede de Me Beber Inteira” (Liana Ferraz, Editora Planeta) 

Conversa sobre Literatura e Psicanálise, com Ana Suy e Liana Ferraz 

Data: 12 de março, terça-feira

Horário: 18h30 às 20h

Local: Hall térreo – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com subsídio do Estado, 20 famílias de Marilena recebem as chaves da casa própria

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná sedia lançamento de plataforma global sobre combate às mudanças climáticas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA