NOVA AURORA

PARANÁ

No Cosud, Paraná propõe alinhar planejamentos estaduais com orçamento da União

Publicado em

Sincronizar os planejamentos estaduais com o orçamento da União foi a principal proposta apresentada pela Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná, na quinta-feira (2), durante o 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Rio de Janeiro. Além do Paraná e Rio de Janeiro, integram o Cosud São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

“Não faz sentido a gente ter um planejamento estratégico no Estado, fazer um Plano Plurianual (PPA) que represente as ações compreendidas pelas políticas públicas, e não ter o reflexo disso no plano definido e a ser executado pelo governo federal”, ressaltou o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva.

De acordo com ele, a busca por essa sincronicidade – que já ocorre em relação aos municípios – com o orçamento da União, é o que vai fazer com que o Paraná esteja representado no desenho orçamentário nacional, gerando impactos positivos para a vida dos paranaenses.

Leia Também:  Edital de conservação de 229 km de rodovias do Oeste vai para fase de habilitação

“O governador Carlos Massa Ratinho Junior, no seu discurso de abertura do Cosud, exaltou isso, que o Estado tem trabalhado com a perspectiva de ter diretrizes a médio e longo prazos, para que deixemos um legado, seja na infraestrutura, seja na área social, seja na área de educação, para que haja transformação na vida da população”, disse Silva.

Além de sugerir mais capilaridade ao processo de planejamento, estimulando que as secretarias e suas equipes dialoguem mais entre si, gerando instrumentos mais robustos, Silva assinalou a importância de que o planejamento seja voltado às pessoas.

“Não basta organizar diversos instrumentos, isso tem de refletir a realidade e a necessidade da população, tanto a médio quanto a longo prazo”, afirmou.

Ao longo da reunião temática no evento, que consolida a agenda de cooperação entre os governos das duas regiões, representantes das secretarias dos sete estados que compõem o Cosud aproveitaram para trocar experiências bem-sucedidas e fortaleceram relações institucionais.

“A reunião desse grupo setorial de Planejamento foi importante porque conseguimos avaliar e expor os instrumentos que vamos usar para medir as políticas públicas, absorvendo de outros estados as iniciativas que possam nos ajudar a avaliar problemas e corrigir rotas, para que possamos aprimorar o Plano Plurianual com vistas às perspectivas de desenho futuro”, disse.

Leia Também:  Conquista inédita: governador recebe jovens paranaenses que levantaram a Taça das Favelas

PIB NACIONAL – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em 2019 com o objetivo principal de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, que concentram 70% do PIB nacional, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Entre as áreas prioritárias do Consórcio estão segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Com investimentos de R$ 19,44 milhões, Missal terá mais de 90% de índice de coleta de esgoto

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Executivo de Nova Aurora esteve na capital do Estado recebendo premiação

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA