NOVA AURORA

PARANÁ

No Cosud, Paraná apresenta propostas de políticas de atenção e proteção às mulheres

Publicado em

O Paraná apresentou propostas para inclusão de novas ações nas políticas públicas de atenção e proteção às mulheres, nesta sexta-feira (03), no 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste. A secretária da Mulher e Igualdade racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, participou do Grupo de Trabalho Mulher e Cidadania, que reuniu gestoras da área dos sete estados que integram o Consócio.

Ao lado de representados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, Leandre defendeu a importância de estes entes da Federação trabalharem de forma consorciada, das gestoras terem um espaço de debate permanente, bem como as ferramentas que o consórcio pode fornecer aos estados para implementação de políticas públicas eficazes.

As discussões do grupo de trabalho resultaram em uma Carta aos Governadores dos sete estados em que as gestoras propõem quatro compromissos. O documento preconiza o comprometimento para um esforço coletivo no enfrentamento de todas as formas de violências contra meninas e mulheres, o apoio ao recém-criado Fórum Interestadual de Gestoras Estaduais da Mulher (FIGEM), a criação do Observatório Mulheres, além da inclusão do tema “Mulher e Cidadania” nos painéis principais das próximas edições de encontro.

Leia Também:  PCPR confecciona 375 carteiras de identidade em ação de cidadania em Campo Largo

“Foi uma participação muito enriquecedora no grupo de trabalho, onde as representantes das secretarias da Mulher debateram as ações vigentes de cada Estado e os desafios que cada um enfrenta”, destacou a secretária do Paraná. “As discussões abordaram, ainda, de que forma o Cosud pode nos auxiliar nesta missão de combater todas as formas de violências contra as mulheres e as ferramentas para que desenvolvam sua autonomia”.

NOVA PASTA – Dos sete estados que compõe o Cosud, quatro possuem secretarias da Mulher e os demais contam com organismos responsáveis pela efetivação de políticas voltadas a esse público

Como parte da reforma administrativa para o mandato atual, o Paraná instituiu a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. Entre as metas está o mapeamento das ações já existentes no âmbito do governo estadual para identificar novas ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer ainda mais as ações voltadas a essa área.

Fonte: Governo do Paraná

Leia Também:  Paraná sediou a primeira discussão do país sobre trilhas terrestres e aquáticas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Com baixa procura, Saúde alerta para importância da vacinação durante a gestação

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Paraná sediou a primeira discussão do país sobre trilhas terrestres e aquáticas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA