PARANÁ
No aniversário de Curitiba, Celepar destaca planejamento do futuro da capital paranaense
Publicado em
29 de março de 2023por
Itajuba TadeuA Celepar é a primeira empresa pública de tecnologia do País e, ao longo dos seus 58 anos de história, colaborou com a transformação digital de Curitiba, a aniversariante do dia. A companhia nasceu em 1964 com a missão de processar a folha de pagamento do funcionalismo público estadual. Hoje contribui com inúmeras soluções que atendem os moradores da Capital.
Uma das grandes missões da Celepar é preparar Curitiba para o futuro. E, segundo os últimos dados do Censo, tanto o Paraná quanto o Brasil estão passando por uma grande transformação demográfica. Há tecnologias cada vez mais jovens e, ao mesmo tempo, uma população cada vez mais velha. A Capital ganhou cerca de 125 mil habitantes em uma década.
Há dez anos, a Celepar foi pioneira ao criar o Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa. Remodelado ao longo do tempo para atender necessidades, como a utilização de redes sociais, aplicativos e o domínio do smartphone, o programa já ajudou cerca de 11 mil idosos a enfrentar o desafio de utilizar a tecnologia.
Dentro do programa, a Celepar oferta dois tipos de cursos: o de smartphone e o de internet e redes sociais. Os cursos abordam sempre o básico: ligar o dispositivo, configurar wifi, acessar um editor de texto, o navegador, os cuidados que devem ser tomados no ambiente digital e noções de redes sociais. A cada mudança nos dispositivos ou em suas aplicações, são feitas atualizações no conteúdo dos cursos, que ganham novas edições todos os anos.
“Agora, o desafio é pensar em como as cidades do futuro serão amigáveis para os idosos”, explica o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa. “Isso passa tanto por melhorar serviços atuais, investindo em plataformas de saúde e assistência social, quanto por sensores nas ruas que alertem as famílias. A cidade do futuro precisa ser dinâmica para os jovens e acolhedora para os idosos. Isso é inovação com propósito. Estamos investindo em câmeras de segurança, sensores e inteligência artificial para atender a diversidade etária da Curitiba do futuro”.
- Celepar vai desenvolver aplicativo para promover o turismo na Região Metropolitana de Curitiba
- Política de inclusão digital do Paraná já atendeu 15 mil idosos e se torna referência no País
INOVAÇÕES – Hoje, a Celepar é referência nacional em serviços para sistemas públicos de saúde, integrando redes hospitalares, prontuários e teleatendimento. Essa é uma das áreas que devem sofrer uma das maiores transformações tecnológicas nos próximos anos. “Vamos construir tecnologias em Curitiba com potencial para atender o Brasil todo”, afirma Garbosa.
Nas últimas décadas, a companhia também trabalhou com a prefeitura para desenvolver sistemas e infraestrutura tecnológica para a capital paranaense. Isso permitiu que tanto o Paraná quanto Curitiba ofereçam serviços que estão na rotina dos cidadãos da Capital, mas que ainda não existem em muitas regiões do Brasil – da emissão de carteiras de motorista a sistemas online de educação.
Outra transformação é que a sede da Celepar possui uma das maiores usinas fotovoltaicas da Capital, com 192 painéis de captação de energia solar e que ocupam uma área de 370 m². O sistema de energia solar traz benefícios para o meio ambiente, pois gera energia renovável e sustentável a partir de radiação solar, além de ajudar na economia na conta de luz da empresa, sem esquecer do compromisso com a agenda da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
EMPRESA E CIDADE – A história entre Celepar e Curitiba começou faz quase 60 anos. A empresa foi pioneira no uso de tecnologia no serviço público. Trouxe seu primeiro computador no ano seguinte de sua fundação, um equipamento de 4 toneladas transportado em um avião cargueiro internacional. Na época, ele ficou conhecido como o cérebro eletrônico do Estado. Era um Bull Gamma 30, que ocupava sozinho uma área de 100 metros quadrados. Foi a primeira máquina desse tipo na Capital, colocando a cidade no mapa das pioneiras a usar esse serviço na América Latina.
Nos anos 90 ocorreu a grande revolução da internet. O Governo passou a prestar serviços e se comunicar com a população através de portais de serviços, e os órgãos públicos adotam o correio eletrônico como ferramenta para a comunicação entre si e internamente. Nesse século, os dispositivos móveis trouxeram a popularização do acesso à internet, fazendo com que o número de usuários que acessam serviços pela internet se multiplicasse até a casa dos milhões. Esse fenômeno transformou a forma de prestação de serviço na maioria dos órgãos públicos.
Essas alterações também mudaram a forma de Curitiba se comunicar e continuar sendo reconhecida internacionalmente como modelo em diversas áreas.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
Published
2 horas agoon
4 de abril de 2025By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.
O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.
As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.
O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.
Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.
Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.
A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.
“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.
Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.
Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.
Fonte: Governo PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas