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Navio MSC Musica atraca pela primeira vez em Paranaguá

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O navio de cruzeiro MSC Musica, com 2.958 passageiros e 1.000 tripulantes, atracou pela primeira vez no Porto de Paranaguá neste sábado (23). Durante a manhã, houve a tradicional cerimônia de troca de placas, realizada quando um navio chega pela primeira vez em um porto. Nesta temporada, o Musica passará apenas uma vez pela cidade.

O navio saiu de Buenos Aires, na Argentina; passou por Montevidéu, no Uruguai; e seguiu para Paranaguá. O próximo destino é Ilhabela, em São Paulo; e para o Rio de Janeiro; seguindo depois para a Argentina. O navio tem 293,8 metros de comprimento, 32 metros de largura e 59 metros de altura.

Esta viagem faz parte da temporada 2023/24, que conta com 15 escalas semanais no Porto de Paranaguá. A expectativa é que passem, aproximadamente, 40 mil cruzeiristas até o dia 8 de março de 2024, movimentando R$ 1,5 milhão por semana na economia local.

O diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, afirmou que o cruzeiro é a realização de um sonho antigo dos moradores do litoral do Paraná em busca do crescimento econômico e turístico da cidade. “Aqui temos diversos encantos naturais, como a Ilha do Mel; temos as nossas tradições; e a nossa gastronomia, como o barreado. Então temos muito a apresentar, muito para vender e temos muita alegria em receber todas essas pessoas para expor aquilo que temos de melhor”, enfatizou Pioli.

A secretária de Cultura e Turismo, Maria Platin, afirmou que antes da metade da temporada já é possível ver os resultados. “A gente anda pela cidade nos dias de escalas e vê o quanto o comércio tem trabalhado, como essa movimentação tem beneficiado tanto aqui em Paranaguá quanto nas outras cidades do litoral”, comentou Platin.

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PORTO SEM PAPEL – Para atender ao grande fluxo de passageiros, a polícia federal também implementou, este ano, uma sistemática que agiliza todo o processo.  A MSC encaminha a planilha e a polícia automatiza o processo imigração, que fica pronto 24 horas antes do navio atracar. Modelo este que é referência nacional.

Segundo o delegado de Polícia Federal e chefe da Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá, Jean Pierre Leite, a questão da imigração era um ponto de imensa dificuldade. 

“O volume de passageiros e tripulantes do navio do cruzeiro é muito grande. A automatização do sistema agilizou o procedimento de desembarque dos passageiros, porque eles já estão com a imigração feita.  Hoje o processo de imigração no Porto de Paranaguá está sendo replicado em outros portos do Brasil”, explicou o delegado.

ORGANIZAÇÃO – O Porto de Paranaguá se organizou para o roteiro dos cruzeiros internacionais com o objetivo de fomentar o turismo do litoral. Para isso, foram realizados vários testes com navios de menor porte durante a pandemia. Após os bons resultados, o porto iniciou um teste com um navio de grande porte, o MSC Armonia, aportando em novembro de 2022, e que permitiu implementar o sistema de maneira permanente em Paranaguá.

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O processo envolveu um trabalho de integração entre a Portos do Paraná, o Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá para estruturar a recepção dos turistas e tripulantes, garantindo a segurança e a melhor experiência para todos os envolvidos.

O embarque e desembarque no navio são feitos de forma remota, ou seja, um ônibus cruza a área portuária até o complexo turístico. Esse modelo já é aplicado nas cidades de Balneário Camboriú, Ilhabela e Itajaí e pensa na segurança dos turistas e tripulantes.

Os passageiros que já estão no navio e querem descer, podem ingressar em ônibus e vans que seguem até o complexo turístico Mega Rocio, também em Paranaguá. De lá, eles podem escolher os pacotes e destinos para visitação no litoral e arredores. Para retornar ao navio, os passageiros devem estar presentes no mesmo complexo turístico. Quem for embarcar no cruzeiro em Paranaguá também deve se apresentar no complexo turístico.

PROGRAMAÇÃO – Além da parada única do MSC Musica, ocorre semanalmente o desembarque e embarque de passageiros do MSC Lirica. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 29 de dezembro; 5, 12, 19, e 26 de janeiro; 2, 9, 16 e 22 de fevereiro; e 1º e 8 de março.

O navio Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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