NOVA AURORA

PARANÁ

Na primeira edição de 2025, Cine BPP retorna com o filme “A Hora da Estrela”

Publicado em

A primeira edição de 2025 do Cine BPP já tem data. Na quarta-feira (30), às 17h, será exibido o filme “A Hora da Estrela”, com direção de Suzana Amaral e roteiro adaptado da obra homônima de Clarice Lispector. O evento acontece no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. Após a exibição, o médico e psicanalista Antônio Roberto Brunetti e a psicóloga Graziela Rebouças Brunetti, integrantes do projeto Inspirar a Falar, propõem um bate-papo que une o filme e seus aspectos de análise psicológicos, principalmente relacionados aos personagens e suas ações

Para Graziela Rebouças, o debate após o filme é a tônica do projeto Inspirar a Falar. “Procuramos causar a vontade de participação do público, pois a leitura que cada um faz do filme enriquece a discussão. Nossa escolha pela psicanálise não pretende analisar o filme, mas sim possibilitar questionamentos, demonstrando que não há uma verdade absoluta sobre a obra. Atualmente, com a sedução promovida pelas redes sociais, o filme escolhido permite o contrário: olhar para dentro, para si”, ressalta a psicóloga.

Leia Também:  Celepar comemora aniversário de 58 anos em meio a projeto de expansão internacional

O Cine BPP é um evento bimestral, gratuito e aberto ao público, promovido pela Biblioteca Pública. A proposta é exibir curtas, médias e longas-metragens, além de outros produtos audiovisuais, como webséries. As sessões acontecem no auditório com a presença de algum convidado(a) envolvido na produção da obra que será apresentada ao público ou proponente de um debate sobre o que está sendo veiculado. Os principais objetivos são promover diálogo e integração entre cinema e literatura, além de consolidar o espaço da biblioteca como um centro cultural.

INSPIRAR A FALAR – O projeto é composto pelos integrantes Antônio Roberto Brunetti (médico e psicanalista, membro da Letra Associação de Psicanálise), Graziela Rebouças Brunetti (psicóloga e psicanalista) e Guilherme Peraro (cineasta e sócio da produtora Kinoarte, em Londrina). Desde 2018, o projeto se dedica a discutir filmes com frequência mensal e de forma remota. O objetivo é levar ao público a transmissão de conhecimentos da psicanálise e do cinema e promover trocas, sempre dando lugar às perguntas e comentários da audiência.

Leia Também:  Com 86% de conclusão, duplicação de Guarapuava deve ter pistas liberadas em breve

SINOPSE: Macabéa é uma jovem nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, mas gostaria de ter um namorado. Um dia, ela conhece o metalúrgico Olímpico e os dois começam a namorar. No entanto, Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante.

Serviço:

Cine BPP

Filme: “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral (1985)

Classificação: 12 anos

Duração: 1h36m

Data: 30 de abril (quarta-feira), 17h

Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – Centro

Capacidade máxima: 132 pessoas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Novo vídeo institucional destaca diferenciais dos portos de Paranaguá e Antonina

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Criação de rede de ajuda humanitária fortaleceu envio de auxílio aos atingidos por calamidades

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA