NOVA AURORA

PARANÁ

Na primeira edição de 2025, Cine BPP retorna com o filme “A Hora da Estrela”

Publicado em

A primeira edição de 2025 do Cine BPP já tem data. Na quarta-feira (30), às 17h, será exibido o filme “A Hora da Estrela”, com direção de Suzana Amaral e roteiro adaptado da obra homônima de Clarice Lispector. O evento acontece no auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. Após a exibição, o médico e psicanalista Antônio Roberto Brunetti e a psicóloga Graziela Rebouças Brunetti, integrantes do projeto Inspirar a Falar, propõem um bate-papo que une o filme e seus aspectos de análise psicológicos, principalmente relacionados aos personagens e suas ações

Para Graziela Rebouças, o debate após o filme é a tônica do projeto Inspirar a Falar. “Procuramos causar a vontade de participação do público, pois a leitura que cada um faz do filme enriquece a discussão. Nossa escolha pela psicanálise não pretende analisar o filme, mas sim possibilitar questionamentos, demonstrando que não há uma verdade absoluta sobre a obra. Atualmente, com a sedução promovida pelas redes sociais, o filme escolhido permite o contrário: olhar para dentro, para si”, ressalta a psicóloga.

Leia Também:  Premiada pela Aneel, Ouvidoria da Copel é eleita pela primeira vez a melhor do setor elétrico no país

O Cine BPP é um evento bimestral, gratuito e aberto ao público, promovido pela Biblioteca Pública. A proposta é exibir curtas, médias e longas-metragens, além de outros produtos audiovisuais, como webséries. As sessões acontecem no auditório com a presença de algum convidado(a) envolvido na produção da obra que será apresentada ao público ou proponente de um debate sobre o que está sendo veiculado. Os principais objetivos são promover diálogo e integração entre cinema e literatura, além de consolidar o espaço da biblioteca como um centro cultural.

INSPIRAR A FALAR – O projeto é composto pelos integrantes Antônio Roberto Brunetti (médico e psicanalista, membro da Letra Associação de Psicanálise), Graziela Rebouças Brunetti (psicóloga e psicanalista) e Guilherme Peraro (cineasta e sócio da produtora Kinoarte, em Londrina). Desde 2018, o projeto se dedica a discutir filmes com frequência mensal e de forma remota. O objetivo é levar ao público a transmissão de conhecimentos da psicanálise e do cinema e promover trocas, sempre dando lugar às perguntas e comentários da audiência.

Leia Também:  Inscrições para Prêmio Gestor Público de municípios estão abertas até 31 de maio

SINOPSE: Macabéa é uma jovem nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, mas gostaria de ter um namorado. Um dia, ela conhece o metalúrgico Olímpico e os dois começam a namorar. No entanto, Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante.

Serviço:

Cine BPP

Filme: “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral (1985)

Classificação: 12 anos

Duração: 1h36m

Data: 30 de abril (quarta-feira), 17h

Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – Centro

Capacidade máxima: 132 pessoas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Plataforma digital faz do Paraná referência em inovação voltada à atenção primária à saúde

Published

on

By

A experiência do Paraná em modernização da gestão da informação, com destaque para a plataforma Saúde Digital, consolida o Estado como referência para outras unidades da Federação que buscam fortalecer o uso de tecnologias inovadoras voltadas à qualificação da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS. Nesta quarta-feira (24), uma equipe do Espírito Santo veio conhecer de perto o programa e avaliar a aplicabilidade do modelo paranaense no contexto capixaba.

No encontro entre as equipes capixaba e paranaense, o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), César Neves, destacou o papel central da transformação digital no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e na qualificação contínua dos serviços prestados à população. “O Paraná tem se destacado nacionalmente ao desenvolver uma plataforma inovadora dedicada exclusivamente à Atenção Primária. A ferramenta conta com indicadores estratégicos que permitem ao gestor público acompanhar, em tempo real, dados essenciais como cobertura vacinal e programas voltados à saúde do idoso”, afirmou Neves.

“A transformação digital é um caminho sem volta para uma saúde pública mais eficiente, transparente e resolutiva. “É uma grande satisfação ver que essa iniciativa está servindo de referência para outros estados. Nosso papel como gestores é fortalecer a rede pública por meio da troca de experiências e da cooperação entre os entes federativos. Esse é um compromisso de todos nós”, completou.

Leia Também:  Copel aproxima Rede Elétrica Inteligente de empreendedoras de Fazenda Rio Grande

APRESENTAÇÕES – Os integrantes da comitiva do Espírito Santo acompanharam apresentações detalhadas sobre as funcionalidades da plataforma, que integra dados dos sistemas estadual e federal em um painel estratégico de acompanhamento da Atenção Primária à Saúde. Também foi abordada a questão da aplicabilidade das linhas de cuidado prioritárias da secretaria estadual da Saúde na plataforma, o módulo de cofinanciamento estadual e outras iniciativas de integração de dados voltadas à qualificação do cuidado em saúde.

Para o subsecretário estadual da Saúde para Assuntos de Administração e Financiamento da Atenção à Saúde do Espírito Santo (SSAFAS), Erico Sangiorgio, a visita representou uma oportunidade concreta de aprendizado e adaptação de boas práticas. “Queremos entender como o Paraná tem monitorado os indicadores da Atenção Primária e fortalecido a gestão local. Essa troca é vital, pois enfrentamos desafios semelhantes e, ao compartilhar experiências, podemos acelerar melhorias na saúde pública”, afirmou.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o reconhecimento do trabalho realizado no Paraná reforça o compromisso com a inovação e com uma gestão baseada em evidências. “A troca de conhecimentos entre os estados é essencial para qualificar a gestão e implementar soluções que façam a diferença na vida das pessoas. Essa visita reforça o nosso papel como referência em Saúde Digital”, destacou.

Leia Também:  Paraná tem 2,1 mil escolas que ofertam ensino em tempo integral

A programação da comitiva também contemplou momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas, interação entre as equipes técnicas e alinhamento de possibilidades de cooperação futura.

PRESENÇAS – Participaram da agenda a subsecretária estadual de Atenção à Saúde do Epírito Santo, Carolina Marcondes Rezende Sanches; a assessora da SSAFAS, Jordana Cristina Santos da Silva; a chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação da Gerência de Tecnologia da Informação, Luciane Alves Marinho; e a chefe do Núcleo de Atenção Especializada da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Franciely da Costa Guarnier.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA