PARANÁ
Museu da Imagem e do Som celebra trajetória da fotógrafa Lina Faria com exposição inédita
Publicado em
5 de dezembro de 2023por
Itajuba TadeuEntra em cartaz na próxima segunda-feira (11), na Sala Adalice Araújo, às 17h, a exposição “Lina Faria – Passando a Limpo”, promovida pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná. A mostra consagra uma homenagem à fotógrafa paranaense e sua contribuição para a fotografia do Paraná, com destaque para sua forma sensível de capturar as imagens.
Um dos pontos curiosos dessa exposição é a descoberta de um conjunto significativo de fotografias feitas por Lina na colônia polonesa Tomás Coelho, em Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, em 1984, para a Secretaria de Estado da Cultura. Essas fotos, originalmente creditadas a João Urban devido a um erro na identificação, tiveram sua verdadeira autoria resgatada no acervo do MIS, evidenciando o olhar de Lina presente nessas imagens.
“A fotografia da Lina Faria é manuscrita, é escrita corrida, é feita ‘na mão’. Com a caligrafia do carinho pelas pessoas que fotografa, é feita de sorriso e abraços”, diz o curador João Urban, colega de profissão e amigo de Lina desde quando trabalharam juntos no antigo estúdio Zap.
Em “Passando a Limpo”, Lina é apresentada como uma fotógrafa do mundo, uma flâneur moderna que explora não apenas as cidades, mas também as histórias e as pessoas que nelas habitam. Sua abordagem fotográfica capta fragmentos do cotidiano, revelando a poesia e a imaginação presentes ao nosso redor, desde os espaços íntimos das pessoas até as paisagens urbanas.
- MUPA recebe a partir do dia 14 mostra de artista mineiro sobre memória e passagem do tempo
-
Nova edição do Cândido traz especial sobre a Geração de 1945 do Uruguai
Os projetos de Lina revelam o interesse na relação estética das mulheres com seus espaços, explorando presídios, áreas rurais e urbanas para capturar a vida feminina em diferentes contextos. Seus trabalhos também incluem registros em Cuba, mostrando a rotina das cubanas em suas residências, sempre revelando fascínio pela relação das pessoas com seus ambientes e narrativas pessoais.
“O que posso dizer é que o tempo me tornou tímida para abordagens fotográficas”, diz Lina. Apesar dos desafios da violência urbana e da crescente busca das pessoas por privacidade, ela não acredita na morte da fotografia documentária, mas afirma que tem medo. Em relação à verdade na fotografia, ela acredita que esta é a verdade que o fotógrafo quer imprimir ao seu público.
“Essa habilidade de Lina em capturar a essência das coisas, seu olhar sensível para o mundo ao seu redor é o que está estampada na exposição. É como consegue contar histórias através de suas fotografias de um jeito só dela, mesmo em lugares e tempos diferentes. Além de ser uma homenagem à jornada de todas as fotógrafas mulheres do Paraná e do Brasil”, afirma Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, que busca celebrar a trajetória de grandes fotógrafos paranaenses com o projeto Memória Viva.
HISTÓRIA PASSADA A LIMPO – Nascida no município de Nova Esperança, no Noroeste do Estado, em 1955, Lina teve o primeiro contato com a arte visual aos 17 anos, por meio dos slides projetados por Adalice Araújo durante aulas de História da Arte na UFPR, quando cursava Comunicação Social. Sua paixão pela fotografia solidificou posteriormente, quando teve acesso a equipamentos ao trabalhar com still (conjunto de imagens) para cinema.
Ela não se dedicou a pesquisas extensivas, mas absorveu influências significativas. No estúdio Zap, conviveu com o trabalho de diferentes fotógrafos como João Urban, Nego Miranda, Márcio Santos e Dico Kremer, absorvendo a efervescência cultural do ambiente. A poesia de Baudelaire, Walter Benjamin e Italo Calvino, juntamente com seu convívio com arquitetos durante o trabalho no IPPUC, também influenciaram a abordagem do urbano na fotografia.
Cuba, vilas rurais e o cotidiano do Centro de Curitiba: sua sensibilidade e olhar atento se direcionam para diferentes cenários. Seus projetos abrangem uma rica variedade de temas, desde a série “Identidade e Intimidade”, que adentra os lares das pessoas para resgatar suas histórias, até “Prisão Feminina”, que explora a estética das mulheres em ambientes carcerários. Esses projetos refletem o tema comum para Lina: o embate entre o ser humano e seu ambiente, seja físico ou arquitetônico.
- Artista baiano Augusto Leal inaugura em dezembro instalação na Vitrine do MUPA
- “Ahosis: As Guardiãs”: Guaíra recebe em dezembro peça que homenageia força feminina
CRÉDITOS – A busca pelo ensaio perdido de Lina na colônia Tomás Coelho em 1984 se estendeu por anos, em diferentes fontes possíveis. Esse mistério se desenrolou por meio da descoberta de Catarina Knapri Cunha e Maria Fernanda Rodrigues, funcionárias do museu que pesquisavam fotografias e se depararam com uma imagem em preto e branco, semelhante a um cromo identificado como pertencente a João Urban.
“Ninguém sabia explicar o sumiço dos cromos. Como eu estava fotografando a colônia desde 1980, algum funcionário, que sabia disso, identificou os slides como sendo meus”, diz Urban.
A revelação veio de uma identificação equivocada dos registros como pertencentes a Urban, devido ao seu trabalho fotográfico contínuo na colônia Tomás Coelho na década de 80.
“Foi aí que me buscaram para confirmar se eu e a Lina havíamos fotografado juntos em Tomás Coelho, o que desvendou o mistério do desaparecimento do ensaio que a Lina havia feito em 84. Tanto eu como a Lina estávamos atrás desse material justamente para essa exposição”, completa Urban.
MEMÓRIA VIVA – “Lina Faria – Passando a Limpo” é parte do projeto Memória Viva, uma iniciativa do MIS-PR que busca homenagear a trajetória de importantes agentes culturais do Paraná, ainda em vida.
Serviço:
Data: Abertura no dia 11, segunda-feira, às 17h
Visitação até 23 de fevereiro de 2024
De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Sala Adalice Araújo – Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba – Paraná
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
Published
28 minutos agoon
4 de abril de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.
Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.
Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.
O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.
Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR

Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’

Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
PARANÁ


Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em...


Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil
O ano era 2020 e a estudante Fernanda Jank, à época com 10 anos, começou um projeto escolar para ajudar...


Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles...


PCPR e PMPR prendem sete pessoas em menos de 24 horas em Santo Antônio do Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu sete pessoas suspeitas de...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorridos em escola estadual de Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’
Virginia Fonseca, de 25 anos, compartilhou nos stories do Instagram, que ganhou um Rolex de presente de aniversário da amiga...


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global