NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Casa Alfredo Andersen promove mostra artista Mayumi Taguchi

Publicado em

A primeira exposição individual da artista japonesa Mayumi Taguchi no Brasil será apresentada na quinta-feira (09) na Casa Creci, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis. A promoção da mostra é do Museu Casa Alfredo Andersen e o evento será das 18h às 20h, incluindo performance de pintura e a presença de representantes da Embaixada do Japão.

Em cartaz até 9 de dezembro, “Primeira Visão – Aquarelas de Viagem” traz ao público obras produzidas em residência artística de Mayumi no museu, além de suas aquarelas de viagem, trabalhos construídos com diferenças sutis de cor e luz por meio de transparência técnica que retratam suas experiências pelo mundo.

Natural de Kobe, Japão, a artista já viveu em diversos países, incluindo Itália, Alemanha e Reino Unido, onde decidiu deixar a carreira de designer e dedicar-se exclusivamente à aquarela. Da Europa, chegou no Brasil em 2022, escolhendo especialmente Curitiba para iniciar uma nova experiência, explorando a paisagem brasileira e elementos locais como tema.

Leia Também:  Instituto Água e Terra fiscaliza poluição sonora na Ilha do Mel

Em 2023, em seu período como residente, Mayumi observou algumas conexões com a arte de Alfredo Andersen, como padrões orientais presentes em algumas obras do mestre, que refletem a influência do japonismo, percebido no quadro “Duas Raças” do pintor norueguês.

Apesar da grande inspiração no clássico aquarelista John Singer Sargent, Mayumi encontrou na residência novos ares para seu trabalho. Durante sua estada na Alemanha, ela foi influenciada pelos pigmentos azuis orientais do século XVIII, semelhantes aos usados por Andersen, trazidos da Noruega.

Em alusão à Semana Andersen, semana cultural que comemora o aniversário de nascimento de Alfredo Andersen, “Primeira Visão – Aquarelas de Viagem” também conta com apoio do Museu Oscar Niemeyer e Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.

Serviço:

Primeira Visão – Aquarelas de Viagem

Data: Vernissage: 9 de novembro, das 18h às 20h

Em exibição até 9 de dezembro

Visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

Leia Também:  Carnaval em junho: MAC-PR inaugura mostra em homenagem ao artista André Malinski

Local: Creci-PR – Rua General Carneiro, 814 – Alto da Glória, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Servidores estaduais da Saúde recebem vacina da gripe e Covid-19

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta sexta-feira (04) a imunização de seus servidores contra a Influenza e Covid-19. A ação aconteceu no prédio central da Sesa, em Curitiba e, se estenderá até a próxima semana nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na Central Estadual de Transplante do Paraná (CET) e no Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest). A orientação é para que os 6.200 servidores recebam as duas vacinas.  

Os profissionais da saúde fazem parte do grupo prioritário para imunização porque são mais expostos aos vírus. A Sesa segue as recomendações e orienta a vacinação para os públicos elencados como prioritários, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A exemplo da Sesa, orientamos as secretarias da saúde dos 399 municípios para que desenvolvam iniciativas que fortaleçam a adesão às vacinas. A medida é mais uma ação extramuro para reforçar a importância da vacina”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.  

Leia Também:  Três novas mostras: MUPA divulga o resultado final do 3º edital de ocupação do Espaço Vitrine

INFLUENZA – A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no Paraná na terça-feira (1º). Até o momento, o Paraná recebeu 1,17 milhão de doses, já descentralizadas para as 22 Regionais de Saúde.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

COVID-19 – Fazem parte do público de rotina todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; quem tem 60 anos ou mais. Sendo assim, essas pessoas podem receber a dose da vacina contra a Covid-19 independentemente de campanhas em andamento. Já os grupos especiais são compostos por imunocomprometidos; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, por exemplo, além de outros grupos de maior vulnerabilidade.

Leia Também:  Vídeo: Dalva recebeu sua casa no Jardim São Roque através do 'Programa Sub-50'

“Estamos com um aumento no número de casos e óbitos para Covid-19 neste ano. É de suma importância que os trabalhadores de saúde recebam a dose de reforço anualmente. Neste momento estamos facilitando o acesso à vacinação para que os servidores não precisem se deslocar às Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA