NOVA AURORA

PARANÁ

Museu Casa Alfredo Andersen promove diálogos artísticos com convidados nesta semana

Publicado em

O Museu Casa Alfredo Andersen promove dois eventos que dialogam com as exposições em cartaz no museu nesta semana. Além da apreciação da arte e das produções artísticas paranaenses, eles fazem alusão ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Com entrada livre e gratuita, essas atividades programadas para os dias 22 e 23 de maio refletem o compromisso do museu em fomentar o conhecimento artístico e movimentar o espaço museal com diálogos culturais e educativos. 

Na quarta-feira (22), das 14h às 15h30, o museu recebe a pesquisadora e curadora da exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen”, de Rosemeire Odahara Graça, professora da Faculdade de Artes do Paraná (Unespar), para uma conversa aberta ao público, intitulada “Gêneros Artísticos e os discípulos de Andersen”.

No bate-papo, a pesquisadora explora a história da pintura, a história da arte paranaense e os diversos gêneros artísticos analisando as obras e pinceladas de alguns alunos de Alfredo Andersen, como Theodoro De Bona, Maria Amélia D’Assumpção e entre outros. Acompanhada das obras em exposição, Rosimeire abre uma provocação sobre a trajetória desses artistas e o impacto que Andersen teve em suas carreiras.

Leia Também:  Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade

Na quinta (23), das 16h às 18h, o museu promove um bate-papo múltiplo com um grupo de artistas e pesquisadores que discutirão as diversas formas de percepção e interpretação do mundo ao redor. Mediado pela artista, pesquisadora, orientadora e curadora da exposição “Eu e o Mundo” Uiara Bartira, integram a roda o poeta curitibano Álvaro Posselt, a crítica e curadora de arte Ana Mondini, o artista visual, advogado e diretor do Museu Casa Luiz Gustavo Vardânega Vidal, e o desenhista, pintor, gravador e professor de gravura Pedro Goria.

A roda de conversa traz uma troca das diversificadas perspectivas de cada participante sobre o ato de viver, ver e interpretar a realidade em diferentes formas de expressão artística e crítica, além do valor acadêmico e prático. Além de estimular o debate e a reflexão, o evento fornecerá certificados de horas complementares para os ouvintes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  Confira o discurso do governador Ratinho Junior na abertura dos trabalhos da Assembleia

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Paraná reforça orientações para combater o greening na citricultura

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA