PARANÁ
Mulheres são maioria na administração pública estadual
Publicado em
7 de março de 2023por
Itajuba TadeuEntre os servidores públicos do Paraná na ativa, as mulheres ocupam o maior número de vagas na administração pública. Atualmente são 62.702 servidoras atuando nas secretarias de Estado e autarquias, o que representa 60% do total. A maior parte dessas mulheres está na faixa dos 36 a 50 anos (48%) e já atua como servidora pública há mais de 10 anos. O maior quadro de servidoras está na Educação, com 68% de servidores do sexo feminino, sendo que 48% são professoras. Na sequência, em quantidade, a presença feminina é significativa na Saúde e na Polícia Militar.
Os números gerais já revelam uma importante participação feminina no funcionamento do Estado, mas ao analisar as informações de algumas pastas os dados são potencializados.
Na Secretaria da Administração e da Previdência, por exemplo, das oito diretorias, seis são geridas por mulheres, além da chefia do Gabinete. As divisões internas também são comandadas em sua maioria por funcionárias. “O comum é termos reuniões onde a maioria dos participantes é mulher. Isso para nós é um motivo diário de celebração, pois é um cenário que muitos ainda enxergam como distante. Sendo uma pasta tão estratégica para o Governo do Paraná, ser uma secretaria com cargos de decisão comandados por mulheres, demonstra toda a força e competência feminina”, celebra a diretora-geral, Luciana Carla da Silva Azevedo.
Na Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, 70% do quadro de funcionários é formado por mulheres. Além da diretora-geral, a secretaria tem cinco coordenadorias, sendo quatro lideradas por coordenadoras.
É o caso de Juliana Sabbag, coordenadora da Política de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, servidora há 16 anos. “Antes a gente via muitas mulheres em cargos técnicos ou de apoio, mas poucas mulheres em cargos de chefia. Com o passar do tempo fomos garantindo esse espaço para as diferentes representações das mulheres na sociedade. É um motivo de orgulho, para dizermos para as nossas filhas e para as meninas que estão vindo, que lugar de mulher é onde ela quiser”, frisa.
Após a reforma do secretariado, todas as coordenações vinculadas à nova Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) estão atualmente chefiados por mulheres. São elas: Adriana Oliveira, coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Cláudia Silvano, coordenadora de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-PR), Lídia Ivone Ribas, coordenadora de Gestão do Sistema Socioeducativo, e Sílvia Xavier, coordenadora de Cidadania e Direitos Humanos.
“Assumir essa coordenação representa um desafio enorme porque ela trata de direitos humanos, que é uma pauta seriíssima, e o Estado conta com diversas políticas públicas com ênfase em direitos humanos, realizado em parceria com os munícipios”, afirma Sílvia. “Eu acho muito especial as mulheres serem protagonistas nessas funções, agora nós estamos tendo voz, acredito que estamos vivendo no Paraná um momento muito feliz de reconhecimento das mulheres como profissionais competentes”.
Na área internacional, a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Cedes) e superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) no Paraná, Keli Cristina Guimarães, ajuda o Estado a implementar a Agenda 2030 da ONU. O Paraná é signatário do plano global para melhorar o planeta em diversas áreas seguindo as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por sua atuação, a superintendente da SGDES foi homenageada pela World Family Organization – WFO, no aniversário de 70 anos da entidade. Keli foi também nomeada, em 2022, pela organização como embaixadora da Boa Vontade da WFO no Brasil (Goodwill Ambassador) para representar a Organização em todo o território nacional.
“O Paraná adotou a utilização da Agenda 2030 da ONU para que os paranaenses tenham uma qualidade de vida melhor hoje e no futuro. As mulheres são grandes aliadas neste trabalho e o Estado conta com a força, a alegria e a competência de cada uma de suas servidoras”, afirma.
Na Segurança Pública, delegadas comandam alguns dos cargos mais importantes da Polícia Civil: a Divisão Policia da Capital, a Divisão Estadual de Narcóticos e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, por exemplo.
- No MUPA, mês da mulher é comemorado com bordadeiras e produtoras de cataia
- Mostra no MON que traz reflexão sobre o espaço das mulheres na arte termina dia 12
PRIMEIRO ESCALÃO – Além de ocuparem cargos importantes, há muitas mulheres em lugares estratégicos no Governo do Paraná. São secretárias, superintendentes, diretoras (12) e diretoras-gerais (7). Nessa gestão, o Estado criou a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, sob o comando de Leandre Dal Ponte, para articular as políticas públicas em execução voltadas às mulheres e criar novos programas.
A Secretaria da Cultura também é comandada por uma mulher: Luciana Casagrande Pereira. Quatro museus estaduais também têm DNA feminino: Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu de Arte Contemporânea e Museu da Imagem e do Som.
Na Secretaria da Fazenda, as planilhas das contas públicas passam pelas mãos de duas mulheres: a diretora-geral Márcia Cristina Rebonato do Valle, que também é a diretora do Orçamento Estadual, e a contadora geral do Estado, Cristiane Berriel Lima da Silveira. “Para ser uma mulher diretora, temos que ser fortes. Nós barramos muitas coisas, decidimos coisas, conversamos com vários lados, sofremos muita pressão. Eu sempre vou decidir pelo certo”, afirma Marcia.
Quinta mulher – em uma lista de 40 homens – a ocupar o cargo de procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva também é uma das mulheres no primeiro escalão do Governo do Paraná. Indicada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 2019, é ela que tem a “caneta” para garantir a legalidade de todas as ações do Estado.
“Sou honrada em ser uma das mulheres que ocuparam uma cadeira tão importante para o funcionamento do Estado e sei o quanto isso pode motivar e inspirar outras mulheres. Por isso, faço questão de atuar de maneira séria, comprometida e me fazendo ouvir. Acredito em um futuro em que as listas com nomes de mulheres em cargos de liderança sejam iguais ou até maiores”, arremata.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago
Published
19 minutos agoon
4 de abril de 2025By

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, entregou nesta sexta-feira (4) a sinalização turística que será implantada no 1º Caminho Iniciático de Santiago, rota de turismo religioso, em Campo Mourão (Centro-Oeste). O objetivo é integrar a oferta turística, religiosa, cultural e sustentável, aumentando o fluxo de visitantes e a geração de renda para os locais envolvidos no trajeto. A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, técnicos, fiéis e da comunidade.
A nova sinalização do trajeto será composta por 238 placas direcionais, que indicam a direção da rota, auxiliando os peregrinos a percorrerem o caminho de forma independente; 32 placas informativas, que apresentam o contexto histórico de cada ponto, como igrejas, monumentos, estátuas, santuários e oratórios; e cinco marcos, que sinalizam o início e o fim de cada etapa.
Com um percurso de mais de 104 km, o roteiro traz visibilidade ao Paraná como destino de turismo religioso, fortalecendo a identidade local e valorização do patrimônio histórico e natural. Ao todo, o caminho vai passar por atrativos de quatro municípios: Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Fênix e Barbosa Ferraz.
As primeiras placas entregues foram viabilizadas por meio do programa Paraná + Infra, que integra um pacote de três programas aprovados propostos pelo governo estadual e aprovado pela Assembleia Legislativa, ao lado do Paraná + Viagem e do Paraná + Eventos. Ele prevê qualificar a infraestrutura turística, incluindo a consolidação de áreas e rotas, revitalização de espaços e aumento da capacidade de atendimento de visitantes.
“O Estado sabe a importância de investir nesse setor, porque o turismo é uma grande peça publicitária. As pessoas conhecem as Cataratas do Iguaçu, conhecem o Jardim Botânico e agora vão conhecer também o Caminho Iniciático, aqui na região. Esse é um compromisso que nós temos, junto aos municípios, de alavancar o nome e os atrativos paranaenses para receber mais visitantes”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Segundo Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Setu-PR, a instalação das placas começa ainda neste mês de abril. “Para a instalação, a secretaria realizou coletas de dados topográficos, avaliações das condições do solo, pesquisas históricas e documentação das informações relevantes sobre os locais onde serão implantadas. Além de processo de validação geográfica das coordenadas, avaliação da segurança, revisão e design das artes das placas, formatação e provas de impressão”, explicou a diretora.
SINALIZAÇÃO TURÍSTICA – As placas visam melhorar a experiência do peregrino ao longo do percurso, além de preservar o patrimônio e a tradição local, fortalecendo nos municípios o senso de comunidade. Outro diferencial é que as informações turísticas das placas são transcritas em português e inglês, incluindo também um mapa de percurso da etapa, a distância percorrida e a localização atual do turista.
Eliseu Rocha, coordenado do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, vinculado à Secretaria do Turismo, afirma que além do aspecto da fé, o trajeto também colabora com o desenvolvimento regional. “Esse caminho concretiza ainda mais o turismo religioso, segmento que mais cresce no Estado. Ele integra regionalmente esse recorte, impactando a fé e a economia, gerando oferta de empregos e renda”, disse.
- Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
- Circuito Gastronômico de Matinhos fomenta o turismo do Litoral e valoriza cultura caiçara
TRAJETO – A rota de peregrinação é inspirada no famoso Caminho de Santiago de Compostela, uma das rotas mais antigas e percorridas no continente europeu – da França à Espanha. Ela é conhecida por ampliar o contato dos turistas com a cultura europeia, por meio da gastronomia local e da apreciação das paisagens naturais.
“O trajeto vaga por quatro municípios, com etapas leves, médias e mais complexas. Passando por igrejas, capelas, santuários, catedrais, cachoeiras e por muitas propriedades da agricultura familiar, ajudando na renda da população local por meio da venda de produtos”, enfatizou Ruben Orlando Moyano, idealizador do caminho.
O Caminho Iniciático é dividido em cinco partes: Etapa 1: Campo Mourão (Fraternidade do Caminho – Parque do Lago); Etapa 2: Campo Mourão (Parque do Lago) – Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança); Etapa 3: Corumbataí do Sul (Comunidade Boa Esperança) – Ourilândia (Capela São José); Etapa 4: Ourilândia – Barbosa Ferraz (Santuário de Santa Rita de Cássia); e Etapa 5: Barbosa Ferraz – Fênix (Parque Vila Rica do Espírito Santo).
“Esse caminho é muito relevante aos municípios e aos peregrinos, dispostos a fazer turismo pela sua fé. Hoje é um marco, porque o setor é muito importante ao Paraná e nossa cidade esta preparada para receber turistas e fiéis, apresentando a nossa cultura e atrativos”, disse o prefeito de Fênix, Euripedes Molina.
Fonte: Governo PR

Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago

Casa Fácil Paraná: 99 famílias de Maringá recebem as chaves em novo residencial

Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’

Mais 99 famílias de Maringá recebem as chaves da casa própria

Estado licenciou 102 projetos de hidrelétricas desde 2021; Paraná tem 2ª maior potência do Brasil
PARANÁ


Casa Fácil Paraná: 99 famílias de Maringá recebem as chaves em novo residencial
A Cohapar entregou nesta sexta-feira (03) os imóveis para mais 99 famílias do Residencial Parque do Japão, em Maringá. Dentre...


Em Campo Mourão, Estado entrega sinalização turística para o Caminho Iniciático de Santiago
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, entregou nesta sexta-feira (4) a sinalização...


Estado licenciou 102 projetos de hidrelétricas desde 2021; Paraná tem 2ª maior potência do Brasil
Com a entrada em funcionamento da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Lúcia Cherobim, na quinta-feira (03), no Rio Iguaçu, região entre...
POLÍCIA


Formatura da 4ª Turma do Curso de Capacitação de Técnicas de Direção Policial Defensiva no BPEC
Na manhã desta sexta-feira (4), ocorreu, no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), a formatura da 4ª turma do Curso...


PCPR prende 22 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa ligada ao tráfico em Ortigueira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 22 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas...


PCPR prende seis pessoas em operação contra crimes patrimoniais em Arapoti
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu seis pessoas investigadas pelos crimes furtos praticados em estabelecimentos comerciais. As capturas aconteceram...
ENTRETENIMENTO


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global