NOVA AURORA

PARANÁ

Mulheres privadas de liberdade doam os cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer

Publicado em

“O cabelo para a mulher é algo muito importante. Se o cabelo amanhece bonito é como se nós tivéssemos amanhecido com um dia melhor”. A fala é de uma mulher privada de liberdade que, em uma ação inédita, mobilizou outras quatro colegas de cela, na Cadeia Pública de Corbélia, no Oeste do Paraná, para juntas doarem os cabelos à pacientes em tratamento contra o câncer.

A iniciativa foi inspirada em um momento crítico, depois que a jovem de 23 anos presenciou a avó e a tia enfrentarem o câncer de mama. “Meu cabelo me passou alegria e força e quero, com esse gesto, que passe para uma mulher que enfrenta a doença”, completa.

Ela explica que as duas, hoje curadas, precisaram da solidariedade de toda a família. “O importante é ter saúde. Não é um problema doar, pois vai crescer novamente. Os cabelos das pacientes em tratamento vão demorar mais um pouquinho. Esse gesto fará bem neste momento de necessidade”, afirma.

A história chegou ao conhecimento do Setor de Projetos e da Coordenação Regional da Polícia Penal de Cascavel, que fez contato com o Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan) para organizar a logística da doação.

Leia Também:  Governo promove audiência pública para debater formato de loterias do Paraná

Segundo o coordenador regional da Polícia Penal, Thiago Correia, o gesto solidário é uma forma de mostrar à sociedade que a reinserção social é possível com humanização.

“O tratamento penal precisa ser dinâmico, precisamos ter a sensibilidade de reconhecer quando mulheres reclusas têm gestos como esse. A Polícia Penal apoiou para que este dia fosse diferente na vida dessas mulheres e que possa virar motivo de inspiração para outras pessoas dentro e fora do sistema prisional”, destaca Correia.

Nesta semana, com escolta da Polícia Penal, as cinco mulheres privadas de liberdade foram levadas a um salão de beleza, em Cascavel, indicado pelo Hospital do Câncer. Além de doarem os cabelos, elas receberam tratamento capilar e puderam escolher os cortes para um novo visual.

A cabeleireira Adriana Pereira dos Santos, que atendeu as detentas, produz perucas há oito anos – ela já confeccionou e entregou mais de 150 unidades para pacientes em tratamento oncológico.

“Eu já era voluntária do Hospital do Câncer. Tinha muitas doações de cabelo, porém, não havia profissionais para confeccionar as perucas. Me ofereceram um curso e comecei a produzir para doar ao hospital”, conta a cabeleireira.

Leia Também:  Estado investe R$ 10,7 milhões em equipamentos para modernizar as Regionais de Saúde

A diretora da Legião Feminina de Combate ao Câncer do Uopeccan (LFCC), Edna Saes Lazzarini, alerta que os casos de câncer de mama, um dos mais incidentes, são crescentes, mas que um exame simples ajuda na prevenção e combate da doença. “É importante que toda mulher faça, ao menos, uma vez ao ano, o exame de mamografia, principalmente para aquelas acima de 40 anos. É um exame oferecido pelo Sistema Único de Saúde, ou seja, não possui custo algum”, diz.

A doação de cabelos para a confecção de perucas, acrescenta ela, tem grande valor. “É um ato de amor, uma vez que essa doação possibilita a confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento contra o câncer, melhorando a autoestima, uma forma de amenizar esse período”, arremata.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Governo do Estado vai entregar quatro grandes obras rodoviárias no começo de 2025

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Estado e Sebrae-PR orientam prefeituras da região Norte sobre Decreto de Baixo Risco

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA