NOVA AURORA

PARANÁ

Mulheres em fase final de pena recebem apoio para recomeçar a vida fora do cárcere no Paraná

Publicado em

Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, mulheres privadas de liberdade são preparadas para o retorno às suas comunidades após o cumprimento da pena. O projeto Vida Nova trabalha o resgate da autoestima, o empoderamento feminino e a preparação para o mercado de trabalho, com o objetivo de promover a reinserção social dessas mulheres.

Em sua terceira edição, a iniciativa já atendeu 97 custodiadas no Centro de Integração Social (CIS). Criado em 2023, o projeto foi desenvolvido pelo Centro Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPSD), em parceria com a Polícia Penal do Paraná (PPPR), órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ele é realizado às segundas-feiras dentro do CIS. A terceira edição conta com a participação de 16 mulheres em fase final de cumprimento de pena. Até agora, foram realizados cinco dos 12 encontros previstos. Ao todo, o projeto tem duração de três meses e inclui rodas de conversa e formação de grupos de auto e mútua ajuda. A cada semana é debatido um tema, conduzido com base no método dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade e dos 12 passos para se tornar uma mulher empoderada.

Leia Também:  Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma

Até o momento, 98% das participantes não reincidiram no crime, índice que evidencia o resultado positivo do projeto. “Nossa intenção é preparar essas mulheres para deixarem esse espaço que, apesar de ser uma prisão, muitas vezes se torna um lugar seguro. Elas precisam entender que, ao sair, é no convívio social que surgem as maiores inseguranças e vulnerabilidades”, explica a diretora do CIS, Marilu Kátia da Costa.

Segundo ela, cabe à unidade prisional oferecer ferramentas práticas e emocionais para que essas mulheres possam fazer novas escolhas. “Estamos proporcionando a elas o acesso ao conhecimento, que traz poder — o poder de dizer não ao abuso, às drogas e ao ciclo de violência. O poder de recomeçar e fazer novas escolhas”, completou.

NOVAS PARCERIAS – De acordo com o delegado da Polícia Civil e coordenador do CEPSD, Renato Figueiroa, após duas edições concluídas, o projeto está sendo aprimorado com a inclusão de novas parcerias. “Com base na análise das edições anteriores, identificamos a necessidade de inserir uma capacitação profissional, pois essas mulheres precisam de oportunidades reais de reinserção no mercado de trabalho. Essa é nossa nova meta”, afirmou.

Leia Também:  Produtor de Campo Largo investe em araucária enxertada e visa um pomar de pinhão

Nesta semana, representantes do Sistema Fiep, por meio do Senai, visitaram o CIS para conhecer a estrutura do projeto Vida Nova. “Convidamos o Senai para avaliar de que forma pode contribuir com a qualificação profissional dessas mulheres — seja ainda durante o cumprimento da pena, seja após a soltura —, para que tenham condições reais de reconstruir suas vidas”, acrescentou Figueiroa.

A coordenadora do Complexo Social da PPPR, Darla Cebulski, também esteve no encontro e falou sobre o trabalho de acompanhamento e suporte às mulheres que participam do projeto, após a soltura. “Esse acompanhamento é fundamental para que elas se sintam amparadas e motivadas a manter as mudanças iniciadas ainda durante o cárcere”, reforçou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Com investimento de R$ 15,8 milhões, IAT reforça coleta de resíduos sólidos no Litoral

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Transferências constitucionais aos municípios atingiram R$ 1,1 bilhão em maio

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA