NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra no Museu Casa Alfredo Andersen promove experiência imersiva no mundo das cavernas

Publicado em

O Museu Casa Alfredo Andersen abre nesta quinta-feira (22), às 16h, a exposição “Espeleo Arte Histórica”, programação da Espeleo Arte, braço artístico-cultural nas atividades do 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia, evento que reúne os principais expoentes científicos das cavernas, que este ano está sendo sediado na capital paranaense.

A exposição apresenta uma instalação artística e histórica, que trará à tona o trabalho de diversos artistas naturalistas que produziram este tema no Brasil desde o século XVIII. Proporcionando uma experiência sensorial, espeleológica e histórica, os visitantes poderão conhecer sobre a importância desses naturalistas, artistas e cientistas, que registraram as cavernas brasileiras, cada um à sua maneira e com a sua técnica, desde grafite até o nanquim.

Destacam-se na exposição artistas e naturalistas como Johann Moritz Rugendas, Theodoro Sampaio, Manuel de Araújo Porto-Alegre, Alexandre Rodrigues Ferreira, Hornbrook e, em especial, Peter Andreas Brandt e Peter Lund, considerado o precursor da paleontologia, arqueologia e espeleologia no Brasil.

Leia Também:  Secretaria da Saúde alerta para cuidados preventivos e incidência do câncer bucal

EXPERIÊNCIA IMERSIVA – Preservando a intersecção entre arte, história e ciência, Espeleo Arte Histórica foi organizada para proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes, com informações detalhadas sobre os artistas, retratos artísticos feitos in loco, além de elementos que remetem à época em que esses naturalistas estavam ativos.

“Além de adquirir uma ‘pincelada’ de conhecimento histórico, o público vai se sensibilizar com as cavernas e compreender a riqueza natural que são esses ecossistemas que o Brasil possui e que são lares para descobertas pré-históricas que podem trazer respostas para a existência humana. As descobertas de Lund em cavernas de Minas Gerais, por exemplo, foram referências para as teorias de Darwin”, afirma Birgitte Tümmler, curadora e coordenadora do evento Espeleo Arte.

Em cartaz até 10 de agosto, a exposição promete tocar os visitantes por meio de instalações e experiências sensoriais que resgatam a sensação de estar em um ambiente de caverna, com luzes, sons e imagens que reproduzem a atmosfera natural de uma caverna real.

Leia Também:  Exibindo looks usados no carnaval, Lívia Andrade mostra volume: “Turbinada!”

PARCEIROS – Espeleo Arte e o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia são uma promoção da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/CeCav), com a organização de Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui) e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). Os apoiadores são Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Turismo Curitiba, E-caves e Acampar.

Serviço:

“Espeleo Arte Histórica”

Abertura: 22 (quinta-feira, 16h

Encerramento: 10 de agosto

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h

Local Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba – Paraná

Entrada franca

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Atuação da Polícia Militar promove Carnaval seguro em Guaratuba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Diálogo entre passado e presente coloca Museu Paranaense na vanguarda nacional

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA