NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra de Regiões Turísticas apresenta diversidade do Estado na 20ª Expoturismo

Publicado em

Os participantes da 20ª edição da Expoturismo Paraná estão conhecendo de perto os produtos típicos do Estado. Eles são os protagonistas da Mostra de Regiões Turísticas, ação promovida pela Secretaria do Turismo junto com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs). 

Os produtos são expostos em cima do mapa do Paraná, cada um representando a sua região turística. A cidade de Carlópolis, no Norte Pioneiro, está representada como a capital da goiaba de mesa. A cidade também tem um selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), conquistado em 2016.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlópolis é atualmente responsável por 70% das goiabas colhidas em todo o Paraná. No Brasil, a cidade está entre as dez maiores fornecedoras da fruta, com 3,6% da produção nacional. “Tem gente que não conhece uma goiaba tão grande como a nossa. É muito bom dar visibilidade aos nossos produtos”, diz Nilton José Teles, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Leia Também:  Estado repassa R$ 5,7 milhões para Assis Chateaubriand e reforça regionalização da saúde

Fernando Delgado, representante da Região Turística de Ecoaventura, História e Sabores, afirma que a Expoturismo Paraná é uma forma de melhorar a renda do setor. “A feira é uma oportunidade para apresentar ideias novas. A gente trouxe vários produtos da região de Campo Mourão para que as pessoas façam degustação e levem o sabor da região para casa”, comenta.

Com os queijos finos produzidos dentro do Biopark de Toledo, a Adetur Riquezas do Oeste chama a atenção dos participantes da feira com a degustação dos seus produtos. “Temos vários tipos de queijos, especialidade da nossa região. Nós explicamos como eles são feitos e onde podem ser encontrados”, destaca Katia Muller, diretora-executiva da Adetur Riquezas do Oeste.

O estande da Região Turística do Vale do Ivaí também apresenta uma diversidade de produtos. “Trouxemos vinho branco, churrasco no espeto de bambu, cachaças e um óculos com imagens 360° das cachoeiras da região”, conta Junior Vicente, diretor de turismo da prefeitura de Faxinal.

Leia Também:  Secretaria da Saúde registra 86 novos casos de dengue no Paraná

Sandra Negrini, representante das regiões turísticas da Secretaria de Turismo, disse que a Mostra de Regiões Turísticas é uma vitrine para os visitantes pensarem em suas próximas viagens. “Todas as regiões turísticas do Estado estão representadas na feira pelos gestores municipais, empresários, e produtores locais”, complementa.

FEIRA – A Expoturismo Paraná é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com apoio do Governo do Estado. São dois dias de programação que envolvem rodadas de negócios, capacitações, palestras e troca de experiências sobre turismo regional e nacional. A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (7).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Vídeo: Escola Bonita deputado Batatinha faz indicação de uma verba de R$1 milhão para 11 colégios estaduais de 10 cidades

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com apoio do Estado para entrada, 85 famílias de Cascavel conquistam a casa própria

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA