NOVA AURORA

PARANÁ

Mostra de Regiões Turísticas apresenta diversidade do Estado na 20ª Expoturismo

Publicado em

Os participantes da 20ª edição da Expoturismo Paraná estão conhecendo de perto os produtos típicos do Estado. Eles são os protagonistas da Mostra de Regiões Turísticas, ação promovida pela Secretaria do Turismo junto com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs). 

Os produtos são expostos em cima do mapa do Paraná, cada um representando a sua região turística. A cidade de Carlópolis, no Norte Pioneiro, está representada como a capital da goiaba de mesa. A cidade também tem um selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), conquistado em 2016.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Carlópolis é atualmente responsável por 70% das goiabas colhidas em todo o Paraná. No Brasil, a cidade está entre as dez maiores fornecedoras da fruta, com 3,6% da produção nacional. “Tem gente que não conhece uma goiaba tão grande como a nossa. É muito bom dar visibilidade aos nossos produtos”, diz Nilton José Teles, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.

Leia Também:  PCPR prende homem por homicídio ocorrido em Rio Branco do Sul

Fernando Delgado, representante da Região Turística de Ecoaventura, História e Sabores, afirma que a Expoturismo Paraná é uma forma de melhorar a renda do setor. “A feira é uma oportunidade para apresentar ideias novas. A gente trouxe vários produtos da região de Campo Mourão para que as pessoas façam degustação e levem o sabor da região para casa”, comenta.

Com os queijos finos produzidos dentro do Biopark de Toledo, a Adetur Riquezas do Oeste chama a atenção dos participantes da feira com a degustação dos seus produtos. “Temos vários tipos de queijos, especialidade da nossa região. Nós explicamos como eles são feitos e onde podem ser encontrados”, destaca Katia Muller, diretora-executiva da Adetur Riquezas do Oeste.

O estande da Região Turística do Vale do Ivaí também apresenta uma diversidade de produtos. “Trouxemos vinho branco, churrasco no espeto de bambu, cachaças e um óculos com imagens 360° das cachoeiras da região”, conta Junior Vicente, diretor de turismo da prefeitura de Faxinal.

Leia Também:  Na ExpoLondrina, Copel oferece aula de campo sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica

Sandra Negrini, representante das regiões turísticas da Secretaria de Turismo, disse que a Mostra de Regiões Turísticas é uma vitrine para os visitantes pensarem em suas próximas viagens. “Todas as regiões turísticas do Estado estão representadas na feira pelos gestores municipais, empresários, e produtores locais”, complementa.

FEIRA – A Expoturismo Paraná é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com apoio do Governo do Estado. São dois dias de programação que envolvem rodadas de negócios, capacitações, palestras e troca de experiências sobre turismo regional e nacional. A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (7).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Portal de Pagamentos de Tributos do Paraná oferece mais segurança contra fraudes

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Jogos Escolares Bom de Bola concluíram neste fim de semana a fase macrorregional

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA