NOVA AURORA

PARANÁ

Moradores de Morretes e União da Vitória recebem teste de alerta de eventos climáticos

Publicado em

Às 15h17 deste sábado (10), o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), da Defesa Civil do Paraná, disparou um alerta. Quase instantaneamente, os celulares de moradores e visitantes de Morretes, no Litoral, vibraram e tocaram um alarme, exibindo na tela uma mensagem que explicava a razão do contato em massa. Às 15h25, o protocolo foi repetido em União da Vitória, no Sul do Estado. 

Tratou-se do Defesa Civil Alerta, uma nova ferramenta que está sendo testada em 11 municípios do Sul e do Sudeste do Brasil para avisar a população sobre situações de risco de desastre. Ela utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que diferente dos alertas já disparados pela Defesa Civil por meio SMS ou WhatsApp, utiliza a geolocalização do usuário para emitir um aviso que se sobrepõe a outros aplicativos do celular, sem exigir cadastro prévio. 

“Estamos trabalhando há algum tempo para fazer essa demonstração, que teve grande êxito, e vamos continuar com esse trabalho, fazendo as melhorias necessárias para que possamos implementar essa tecnologia em todo o Paraná e fortalecer o sistema de alerta para nossa população”, destacou o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil Estadual.

O sistema está sendo implementado em conjunto entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e as empresas de telefonia móvel. Ferramentas similares estão em uso em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Chile. 

Leia Também:  Operação com aeronave do Estado garante transporte de órgão ao Distrito Federal

No Paraná, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil auxilia na implantação. O Defesa Civil do Estado participa do processo no auxílio e orientação às duas cidades incluídas nesta etapa. O Estado foi um dos escolhidos para participar por seu protagonismo na organização dos atendimentos e apoio aos municípios. O trabalho vai desde os alertas à população a trabalhos de preparação das equipes locais, apoio técnico e integração com outras secretarias para o desenvolvimento de ações futuras.

“Essa nova tecnologia vai se somar a outros alertas que já disparamos no Estado e reforçar o aviso em situações mais extremas. As pessoas que estiverem naquela região, naquela área, independente de ter cadastro ou não, vão receber esse alerta e vão poder tomar ações de autoproteção, vão poder se proteger e, com certeza, vamos conseguir salvar muito mais vidas assim”, ressaltou o capitão Vidal.

TESTE – Para testar a efetividade do sistema, as mensagens foram enviadas com intervalos de cinco minutos para os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). 

Durante um mês, técnicos da Defesa Civil e da Anatel vão monitorar o funcionamento da ferramenta para avaliar a necessidade de eventuais ajustes. A partir daí, a tecnologia estará disponível para ser implementada em qualquer município brasileiro. “Hoje foi feita uma demonstração. O projeto está efetivamente pronto e, nos próximos 30 dias, iremos avaliar os resultados e possíveis falhas, que até o momento não foram detectadas”, explicou o sargento Fabrício Cavalcante Lopes, representante da Defesa Civil Nacional. 

Leia Também:  Ano-Novo tem 19 Parques Estaduais abertos para visitação no Paraná

“É importante que essa situação real aconteça para avaliar o que pode ser aperfeiçoado. Vale ressaltar que a velocidade com que esse alerta atinge a população é inestimavelmente superior a outros sistemas, e o teste mostrou que ele funciona muito bem”, ressaltou o sargento Cavalcante. “A finalidade é salvar vidas, avisando rapidamente a população sobre riscos iminentes de desastres. E com essa ferramenta, conseguimos que a mensagem chegue em segundos, talvez, no Brasil inteiro”.

PARANÁ – Os municípios estavam há cerca de um mês se organizando para o teste deste sábado, que correu conforme o planejado. “Ficamos muito contentes que a ferramenta funcionou. Os turistas que estavam aqui ficaram curiosos com o que aconteceu e nossa equipe explicou que se tratava de um teste, então estamos felizes que deu certo”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal de Morretes, Edson Alves.

“Fizemos todo o mapeamento do nosso município, as divisas, para saber até onde o sinal chegaria. E hoje, nossas equipes e também da Defesa Civil Estadual foram aos bairros mais afastados e aos locais como a rodoviária e a estação ferroviária para orientar as pessoas”, explicou. “Para Morretes é uma ferramenta extremamente importante, porque temos morros e rios que sofrem com as cabeças d’água, além de enchentes e deslizamentos que ocorrem às vezes, então nos preocupamos muito com o atendimento rápido da população”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  MON em Cascavel: exposição "Ásia: a mão do povo" já está aberta para visitação

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Baixo Iguaçu se reúne na terça-feira

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA