NOVA AURORA

PARANÁ

Moradoras de asilo comemoram Dia das Mães com café da tarde no Palácio Iguaçu

Publicado em

Um grupo de senhoras assistidas pelo Asilo São Vicente de Paulo, do bairro Juvevê, em Curitiba, foi homenageado nesta segunda-feira (13) no Palácio Iguaçu pelo Dia das Mães, comemorado no último domingo (12). A iniciativa é do Cerimonial do Governo do Paraná.

As 22 idosas foram recebidas com uma roda de cantingas no Palácio Iguaçu. Na sequência, foi servido para elas um café da tarde em um dos salões nobres do palácio. Elas também puderam conhecer as instalações da sede do Poder Executivo paranaense. Ao fim do evento, as moradoras do Asilo São Vicente de Paulo foram recebidas pelo governador em exercício Darci Piana.

Gika Greca, integrante do Cerimonial do Governo do Estado, explica que todo mês o Palácio Iguaçu recebe visitas sociais em datas comemorativas. Como na Páscoa, quando crianças em situação de vulnerabilidade visitaram o palácio. Agora, pelo Dia das Mães, foi a vez de as moradoras das instituição serem recebidas.

Leia Também:  Índice do Ipardes mostra continuidade da trajetória de queda da inflação de alimentos

“Essas idosas vieram passar um tempinho conosco para um café da tarde especial. São senhoras que provavelmente não tiveram com quem comemorar o Dia das Mães, que moram há vários anos no asilo e muitas nem têm família, na realidade. Então pudemos suprir um pouquinho da carência dessas senhoras, levar um pouco de alegria para elas”, explica Gika Greca.

Para o padre José Aparecido Pinto, diretor do asilo, a visita valeu o dia delas. Ele afirma que ações como essa, que levam um pouco de alento para mulheres que muitas vezes sequer têm contato com a família, faz toda diferença.

“Uma ação como essa é muito importante porque estamos falando de mães, de avós que vivem em uma instituição. Por isso é tão importante espaços como esse, que as acolham para comemorar uma data tão importante”, enfatiza o padre. “Todo mundo que sai de casa para passear fica com um ânimo diferente. Só de elas poderem pôr uma roupa diferente, se ajeitarem e serem recebidas aqui com tanto carinho já valeu a pena”, acrescenta o padre José Aparecido.

Leia Também:  Feira do melado, porco no rolete e balonismo: veja o calendário turístico do Paraná em setembro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Exportações do Paraná avançam 13,6% no 1º bimestre de 2024 e chegam a US$ 3,49 bilhões

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná anuncia a programação da 7ª edição da Festa Literária

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA