NOVA AURORA

PARANÁ

Monitores terão capacitação inédita para atendimento às pessoas com deficiência no verão

Publicado em

Como parte dos preparativos para o Verão Maior Paraná, o Governo do Estado promove nos próximos dias 27 (domingo) e 28 (segunda-feira) duas capacitações para o uso da cadeira anfíbia e atendimento às pessoas com deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida. A iniciativa faz parte do projeto Praia Acessível, coordenado pelo Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) em parceria com a Sanepar e a Superintendência Geral do Esporte. Ao todo serão 300 profissionais capacitados.

“No Paraná ninguém fica para trás. Todos têm o direito ao lazer e aproveitar o verão nas praias. E para garantir a acessibilidade do público PCD, fizemos essa parceria que torna o litoral paranaense uma referência turística para todos os segmentos da população”, ressaltou o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

No primeiro dia serão capacitados os coordenadores e profissionais dos pontos de cadeira anfíbio. Na segunda-feira será a vez de todos os 260 monitores do Verão Maior Paraná. Além de receberem o treinamento, os participantes ainda terão uma palestra sobre a importância da luta pela acessibilidade com a Emmanuelle Aguiar, presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEDE).

Leia Também:  Obras do Asfalto Novo, Vida Nova transformam a rotina em Porto Vitória e Paula Freitas

“O projeto Praia Acessível vem sendo executado há alguns anos, mas desta vez a gente tem um diferencial, que é a capacitação de todos que vão participar dos atendimentos e não somente daqueles que vão ajudar e facilitar o acesso da pessoa com deficiência a entrar no mar”, destacou Felipe Braga Côrtes, chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf.

CADEIRAS ANFÍBIAS – As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas têm cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável.

Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

Leia Também:  IDR-Paraná capacita 45 extensionistas para atuação em manejo de solos

Neste verão haverá seis cadeiras, uma em Guaratuba, duas em Matinhos e três em Pontal do Paraná. A Sanepar garante a infraestrutura (cadeiras e coletes salva-vidas) e a Sejuf disponibilizará pessoal treinado para fazer o atendimento às pessoas com dificuldade de locomoção.

Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras:

Terça-feira a domingo – 9h às 19h – de 28 de dezembro a 31 de janeiro

Guaratuba

Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n

Matinhos

Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa

Matinhos – Final da Travessa Morena e início da rua das Sereia

Pontal do Paraná

Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís

Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Sudoeste busca ampliar produção de pepino para atender demanda industrial

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Deputado Guerra relata PL que implementa prestação de auxílio às pessoas com deficiência em supermercados

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA