16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    MON terá oficina de marmorização e duas mediações em setembro

    Publicado em

    As atividades gratuitas do Museu Oscar Niemeyer (MON) em setembro terão início com uma oficina artística de marmorização, parte do projeto “Laboratório de Experiências”. Os participantes irão investigar quantas combinações de cores diferentes é possível criar. A ação ocorrerá no dia 6, em duas sessões: 13h30 e 14h30.

    A próxima oficina do mês acontecerá no dia 20, também em duas sessões: 13h30 e 14h30. Nesta intervenção, as obras do artista Gustavo Caboco, pertencentes à coleção permanente do MON, serão o ponto de partida para explorar o desenho como expressão artística.

    As oficinas artísticas são recomendadas para todos os públicos, mas crianças com menos de 14 anos obrigatoriamente precisam estar acompanhadas de um adulto responsável durante as atividades. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeita à lotação. 

    VISITAS MEDIADAS – No dia 13, às 15h, o público poderá participar de uma visita mediada pela exposição “Buraco no Céu”, do artista Túlio Pinto. Em cartaz no Olho, a mostra coloca em diálogo materiais de diferentes valências, materialidades e naturezas.

    Leia Também:  Em Japurá, Estado faz repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

    No dia 27, às 15h, interessados em conhecer mais sobre a vida e a obra de Serguei Eisenstein, poderão participar de uma mediação na mostra em cartaz na Sala 11. A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo” apresenta parte do processo criativo de um dos diretores pioneiros da história do cinema. 

    As mediações oferecidas pelo MON priorizam o diálogo e a investigação sobre as mostras vigentes, suas obras e artistas. Nas quartas-feiras, os ingressos do Museu são gratuitos para todos os públicos.

    SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

    Leia Também:  A todo vapor: duplicação do Trevo Gauchão conta com 52 máquinas e 150 profissionais todos os dias

    Serviço:

    Oficinas

    “Laboratório de Experiências: Marmorização”

    6 de setembro

    Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

    Espaço de Oficinas

    *Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para o público infantil. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.

    Oficina de Desenho (sobre a obra do artista Gustavo Caboco)

    20 de setembro

    Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

    Espaço de Oficinas

    *Recomendada para maiores de 5 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14 anos de idade. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.

    Mediações

    “Buraco no Céu”

    13 de setembro – 15h

    Olho

    “Serguei Eisenstein e o Mundo”

    27 de setembro – 15h

    Sala 11

    *Ambas as mediações emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    MIS-PR promove exibição de curta e roda de conversa sobre Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

    Published

    on

    By

    O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove no dia 24 (próxima quinta-feira), das 14h às 16h, uma roda de diálogo e exibição de curta-metragem sobre a trajetória da icônica dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. A atividade é gratuita, aberta ao público e com vagas limitadas a 20 participantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível AQUI

    Reconhecidos nacionalmente pela canção “Mocinhas da Cidade”, que atravessou gerações, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela iniciaram sua história juntos na Rádio Clube Paranaense, em 1937. Dois anos depois, casaram-se e seguiram carreira lado a lado. Em 1959, lançaram seu primeiro disco, com as faixas “Mocinhas da Cidade” e “Paranaguá”, ambas compostas por Nhô Belarmino.

    Para celebrar essa trajetória marcante, o evento propõe uma roda de conversa acompanhada de apreciação musical, resgatando memórias e sons que fazem parte da rica identidade cultural do Paraná. A programação contará também com a exibição de um curta-metragem em película, parte do acervo histórico do MIS-PR.

    Leia Também:  Primeira etapa: Secretaria da Saúde convoca 108 profissionais selecionados por PSS

    Serviço:

    Nhô Belarmino e Nhá Gabriela: diálogos e memórias

    Data: 24/04 (quinta-feira)

    Horário: 14h às 16h

    Entrada gratuita – público livre

    Vagas: 20

    Inscrições neste link.

    Museu da Imagem e do Som do Paraná

    Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba

    Mais informações: educativomis@seec.pr.gov.br

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA