NOVA AURORA

PARANÁ

MON promove encontros para público 60+ sobre a mostra de Efrain Almeida

Publicado em

A edição de agosto do programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “O Jardim – Efrain Almeida”, em cartaz na Sala 2 e com curadoria de Bitu Cassundé. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

Os encontros acontecerão nos dias 6 e 13 de agosto, das 14h às 17h, com visita mediada na mostra seguida de uma oficina artística no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. As atividades são uma oportunidade para que os participantes explorem as obras que representam diferentes períodos da vida do artista, reunindo afetividades e memórias da casa dos seus pais, no sertão do Ceará.

No dia 20 de agosto, às 14h, será realizada uma videoconferência com o artista Efrain Almeida e com o curador Bitu Cassundé. Os participantes terão a oportunidade de conhecer ainda mais detalhes sobre o processo criativo, além de se aprofundar na temática da natureza. O link será disponibilizado após a inscrição.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita por este link.

O JARDIM Efrain Almeida – Com a proposta de trazer um jardim para o interior da sala expositiva, a mostra revela a natureza, proporcionando uma experiência poética que evoca memórias da família do artista.

A mostra apresenta diferentes períodos de produção, além das transições de técnicas, como da madeira ao bronze. Além disso, dá continuidade à pesquisa que originou o documentário “Ensaio para outros instantes” (2021) e, posteriormente, a exposição “Encarnado” (2023), apresentada no Centro Cultural do Cariri, em Crato (CE). Ambos exploram temas como o sagrado, o cotidiano e a vida a partir da experiência pessoal do artista.

Leia Também:  Filé de Tilápia Supremo

A exposição reúne esculturas, instalações, pinturas e bordados. Por meio da fauna e da flora, as obras evidenciam os modos de existir e coexistir presentes na natureza.

APM – O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido também pelo Ibram, na Bahia.

OS CONVIDADOS – Efrain Almeida é escultor. Após se mudar para o Rio de Janeiro, iniciou sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). Em 1990, participou de um curso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e começou a explorar diversos materiais, destacando a madeira como a matéria-prima de suas obras, que são pequenas esculturas. Nesse mesmo ano, trabalhou como ajudante do pintor Hilton Berredo (1954). Em 1993, fez sua primeira exposição individual, intitulada “Objetos”, no Centro Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. Além disso, também participou da 1ª Bienal do Mercosul, em 1997, e da Bienal Internacional de Buenos Aires, em 2002.

Bitu Cassundé é curador, pesquisador, educador e gerente de Patrimônio e Memória do Centro Cultural do Cariri (CE). De 2013 a 2018, coordenou o Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. Em 2019, integrou a equipe curatorial do projeto “À Nordeste” no SESC 24 de Maio, em São Paulo, junto com Clarissa Diniz e Marcelo Campos. Dirigiu o Museu Murillo La Greca em Recife de 2009 a 2011 e participou de diversas exposições como curador.

Leia Também:  Ceasas de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu abrem no feriado desta quarta-feira

Em 2023, foi curador da segunda edição do “Projeto Ling Apresenta” no Instituto Ling de Porto Alegre (RS). Suas pesquisas dedicam-se a investigar as relações de trânsito entre as regiões Norte/Nordeste do Brasil, com ênfase nos ciclos econômicos, fluxos migratórios e as conexões entre vida, desejo e arte. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado em Artes na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Arte para Maiores – Exposição “O Jardim – Efrain Almeida”

Visita mediada e oficina

6 e 13 de agosto

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas – Subsolo do MON

Videoconferência

20 de agosto

Das 14h às 15h30

Link para inscrição AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Filé de Tilápia Supremo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ceasas de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu abrem no feriado desta quarta-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA