NOVA AURORA

PARANÁ

MON em Cascavel: exposição “Ásia: a mão do povo” já está aberta para visitação

Publicado em

Um grande movimento cultural se desenha em Cascavel, no Oeste do Paraná, com novas ações e políticas públicas voltadas ao setor, atraindo cada vez mais a população aos espaços culturais. Na noite dessa quarta-feira (13), o Complexo Cultural Sefrin Filho inaugurou a exposição “Ásia: a mão do povo”, como parte da célula do Museu Oscar Niemeyer (MON), implantada na cidade desde o ano passado.

A mostra é um recorte inédito da coleção de arte asiática do MON, apresentado pela primeira vez na cidade. No total, mais de 160 obras de diversos países asiáticos integram a exposição, que tem entrada gratuita.

A iniciativa faz parte das políticas culturais de descentralização e democratização da arte e da cultura, ultrapassando os limites físicos do museu e alcançando públicos ainda maiores por todo o Estado. O Complexo Cultural Sefrin Filho já recebeu parte da coleção de obras de arte africanas do museu. O espaço é, atualmente, uma importante extensão do MON, oferecendo opções de mostras de arte para os cidadãos cascavelenses e também aos moradores dos municípios da região.

Leia Também:  Governo do Paraná incentiva engajamento dos municípios no programa Mais Médicos

A abertura contou com grande presença do público visitante, autoridades municipais, representantes do Museu Oscar Niemeyer e do curador da mostra e doador da coleção de obras asiáticas ao museu, Fausto Godoy. Uma apresentação de taiko (tambor japonês) também marcou a cerimônia de inauguração.

Jader Alves, diretor cultural do MON, destacou a parceria entre o Estado e o município de Cascavel no setor cultural. Ele lembrou que o sucesso da exposição “África” foi fundamental para trazer a nova mostra. “A visitação da exposição foi fenomenal, os números realmente são incríveis, o que nos motivou a continuar a parceria e fechar agora esse novo ciclo com a vinda da exposição asiática. Essa é apenas a segunda de várias que a gente pode planejar”, enfatizou.

OUTRA EXPOSIÇÃO – Na mesma noite, outra exposição foi inaugurada oficialmente no complexo. “Caminhos da Desmemória”, mostra individual da artista visual Karina Amadori, é um mergulho nas profundezas da feminilidade, natureza e psicanálise. Para o secretário de Comunicação e Cultura de Cascavel, Jefferson Lobo, o trabalho de Karina Amadori representa a expressão do povo paranaense por meio das araucárias. “Ela traduz a força da natureza, a força dessas árvores que formam um grande exército, ao mesmo tempo em que apresenta a sensibilidade e sutileza”, observou.

Leia Também:  IAT libera no sábado a colheita e venda do pinhão, mas reforça condição de maturação

Serviço:

“Ásia: a mão do povo”

Exposição de longa duração das obras de arte asiática da coleção do Museu Oscar Niemeyer

Local: 3º andar do Complexo Cultural Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel

A entrada é gratuita, com acesso de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  As cinco unidades da Ceasa do Paraná fecham na Sexta-Feira Santa

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Batalhão de Operações Aéreas da PM realizou 683 missões nos primeiros cinco meses do ano

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA