NOVA AURORA

PARANÁ

MIS-PR integra o Festival de Curitiba com Mostra Warly Ribeiro sobre espetáculos teatrais

Publicado em

Começa na próxima terça-feira (28), no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), a Mostra Warly Ribeiro, que leva a público registros em vídeo de diversos espetáculos teatrais de Curitiba captados por Warly Martins Ribeiro, produtor e agente cultural de teatro, falecido em abril de 2018. A mostra integra o Festival de Curitiba e terá sete dias de exibição gratuita: de 28 a 31 de março e de 4 a 6 de abril, das 16h às 18h, na sala de projeção do MIS-PR.

Entre 1988 e 2017, Warly eternizou a memória do teatro curitibano ao gravar mais de 400 vídeos de espetáculos de teatro e dança. O material, levado à digitalização, agora incorpora o acervo do MIS-PR por meio do projeto “Teatro de Curitiba – Warly M. Ribeiro”, com catalogação e pesquisa de Lívia Sudare, produção de Guilherme Jaccon, além de Beto Bruel e Nena Inoue na curadoria.

Leia Também:  MON promove Colônia de Férias 2023 com atividades especiais

“Esses registros são arquivos históricos para a memória coletiva do teatro paranaense”, afirma Mirele Camargo, diretora do museu, sobre a importância da preservação e disponibilização dos materiais para consulta e para o público. 

Ele formou-se como ator pelo curso do Teatro Guaíra em 1975 e logo depois começou a trabalhar como produtor na mesma instituição, onde construiu uma carreira de sucesso até sua aposentadoria, em 2010. Durante sua trajetória profissional, Warly coordenou o Teatro de Comédia do Paraná, produziu espetáculos na Escola de Dança, coordenou o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos e dirigiu o grupo Ítalo Dante Alighieri. Também foi professor de teatro na rede estadual de educação.

Finalizando a mostra, o MIS-PR recebe no dia 8 de abril, das 10h às 12h, a Conversa Registro do Teatro em Curitiba, com os curadores Nena Inoue e Beto Bruel sobre o projeto de digitalização do acervo. O diálogo será sobre a importância de preservar a memória do teatro curitibano.

Confira a programação:

28/03 – Terça-feira

“Adivinhe Quem Vem para Morrer” (1991), direção de Érica Reis

Leia Também:  Seminário vai discutir ações para inserir Prudentópolis na rede mundial de geoparques

29/03 – Quarta-feira

“A Outra” (1993), direção de Raul Cruz

30/03 – Quinta-feira

“A Feia” (1995), direção de Cleide Piasecki

31/03 – Sexta-feira

“A Fada que Tinha Ideias” (1997), direção de Fátima Ortiz

04/04 – Terça-feira

“O Pequeno Príncipe” (1999), direção de Adriana Babinski

05 de abril – Quarta-feira 

“As Richas” (1992), direção de George Sada

06 de abril – Quinta-feira

“3 Centina 3” (1996), direção de João Luiz Fiani

Serviço:

Mostra Warly Ribeiro

Datas:  28, 29, 30, 31 de março e 04, 05 e 06 de abril

horário: 16h às 18h

Roda de Conversa Registro do Teatro em Curitiba

Data: 08 de abril

Horário: 10h às 12h

Museu da Imagem e do Som do Paraná 

R. Barão do Rio Branco, 395 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ratinho Junior reforça importância da integração entre o Sul e Sudeste no 7º encontro do Cosud

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com mais equipamentos, colégios estaduais se preparam para volta às aulas, na próxima segunda-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA