NOVA AURORA

PARANÁ

Mergulho na essência do Nordeste, “Uma Jornada no Sertão” chega ao Guaíra

Publicado em

Em uma fusão de teatro, música e dança, o espetáculo “Uma Jornada no Sertão” estará no Miniauditório do Teatro Guaíra nesta sexta, sábado e domingo (10, 11 e 12 de maio). Inspirado em “Morte e Vida Severina”, obra icônica do poeta João Cabral de Melo Neto, a produção promete levar o público a um mergulho no coração do Nordeste brasileiro.

“Uma Jornada no Sertão” transcende as barreiras do tempo, trazendo à tona as lutas e aspirações do sertanejo em busca de dignidade, com adaptação que oferece uma visão envolvente da literatura brasileira. A jornada de Severino pelo sertão não apenas entretém, mas também educa, provocando reflexões sobre nossa cultura e a força da resiliência humana.

“Acreditamos que o espetáculo enriquecerá nossa comunidade, promovendo cultura, educação e diálogo”, afirma Caio Fabio, diretor e coreógrafo da companhia.

Leia Também:  Pelo 10º mês, Paraná lidera ranking de empregabilidade via Agências do Trabalhador

Comprometidos com a inclusão cultural, todas as apresentações terão acessibilidade garantida, incluindo intérprete de Libras. “Queremos assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de compartilhar dessa experiência cultural”, disse o diretor.

A peça envolve questões como educação literária, inclusão cultural, democratização do acesso, conscientização e envolvimento da comunidade, com políticas de divulgação e formação de plateia ao alcançar o público de escolas.

O espetáculo conta com um elenco de 13 artistas, dirigidos e coreografado por Caio Fabio e com codireção de Eduardo Borges, enquanto a produção é assinada por Rafael Cariello.

Serviço:

Apresentação: 10 a 12 de maio de 2024

Dias 10 e 11 (sexta e sábado), às 20h

Dia 12 (domingo), às 19h

Local: auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório)

Tempo de duração do espetáculo: 60 minutos

Classificação: livre

Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada), com lugares livres

Venda de ingressos: Disk Ingressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Mais financiamentos: limite de crédito do BNDES para a Fomento Paraná cresce 20%

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA