PARANÁ
Merendeiras do Paraná têm aula com Manu Buffara, uma das melhores chefs do mundo
Publicado em
18 de novembro de 2024por
Itajuba TadeuA manhã desta segunda-feira (18) foi diferente para as 32 merendeiras finalistas do prêmio que vai eleger a melhor merenda do Paraná. Elas participaram de uma aula inesquecível com a chef Manu Buffara, reconhecida como uma das melhores chefs do mundo em 2024. Ela conduziu uma oficina prática destinada aos finalistas, compartilhando técnicas, histórias e sua paixão pela valorização da gastronomia local, no Senac.
Manu nasceu em Maringá, tem pé vermelho e compartilhou suas vivências na cozinha. Ela também falou sobre sustentabilidade e deu dicas de receitas com produtos disponíveis nas escolas, a maioria deles da agricultura familiar. Ela fez omelete de macarrão, massa de brócolis com farinha sem ovos e macarrão de forno, tudo em primeira mão para as servidoras que estão todos os dias trabalhando na alimentação de milhares de crianças.
“Quando a gente fala em merenda e em criança está pensando no futuro da relação delas com a comida e até mesmo no núcleo familiar, já que a criança chega em casa e comenta o que experimentou na escola. As receitas que conheci aqui me trouxeram muitas ideias para outros pratos”, destacou Manu, que recentemente recebeu o “selo três facas”, do The Best Chef Awards, que reconhece os chefs internacionais de maior maestria.
Ela também falou sobre ser jurada da premiação do Governo do Paraná. “Me senti muito honrada em fazer parte dessa iniciativa. Os estudantes paranaenses estão em boas mãos. As receitas mostram como a alimentação escolar é incrível, não só na parte nutricional, mas também na criatividade e no tempero. Fiquei impressionada”, disse.
Segundo ela, ser jurada da premiação proporcionou uma verdadeira viagem por todo o Estado. As finalistas chegaram nesse momento com pratos salgados (feijão tropeiro, feijoada poveira, maionese de batata doce, tilápia crocante, Escondidinho Paraná e strogonoff de peixe) e doces (torta de maçã, strudel de maçã, bolo de banana, bolo doce de feijão preto).
- Prova para diretores de escolas cívico-militares e de tempo integral acontece nesta terça
-
Com alta no PIB, relatório do IBGE consolida Paraná como quarta maior economia do Brasil
“As receitas trouxeram um pouco da cultura, das histórias de imigração, da nutrição e da criatividade. Foi muito legal fazer essa viagem pelo estado inteiro. Como paranaense, fiquei orgulhosa de todas as receitas e merendeiras”, celebrou.
A aula com uma das melhores chefs do mundo agora vai inspirar o dia a dia do refeitório do Colégio Estadual Princesa Isabel, em Paiçandu. Para Vera Lucia Conde, merendeira há três décadas na cidade, a aula da chef Manu Buffara foi transformadora.
“Nunca imaginei que estaria em Curitiba com uma grande chef que conhece uma receita minha. Para mim, é uma superação. Cozinhar é um dom de Deus, e cozinhar para os nossos alunos é um orgulho. A aula foi nota mil e, com certeza, farei as receitas na escola”, contou. Para a premiação, Vera inscreveu a receita “Torta Fria da Princesa”, feita com legumes oriundos da agricultura familiar, frango e pão.
Já Adilson Rodrigues Neckel, merendeiro de Guarapuava e único homem entre os finalistas, aproveitou a aula para aperfeiçoar as técnicas que já aplica no Colégio Estadual Rui Barbosa. “Estar com a Manu Buffara é uma oportunidade de aprendizado. Estar junto de outros cozinheiros sempre é um momento de aprender, ainda mais quando se cozinha com amor, algo que todos nós temos aqui”, afirmou.
O sentimento é compartilhado por Vângela de Jesus Santos, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos de Paranaguá. A cozinheira inscreveu a receita de Feijoada Poveira na premiação. “Cozinhar não é apenas cozinhar. Na nossa escola, é um ato de inclusão, e eu vou sempre dar o meu melhor. Normalmente, não sou tiete, sabe? Mas ver a chef se movimentando, a grandeza dela, foi impressionante”, disse.
- Libras e línguas indígenas: Educação abre PSS para intérpretes e professores
-
Nova fase do Rio Vivo começa com a soltura de 100 mil peixes no Rio Ivaí e rally fluvial
PRÊMIO – O concurso, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) em parceria com o Fundepar, tem como objetivo não apenas premiar, mas também valorizar o trabalho dos merendeiros e incentivar a sustentabilidade, a criatividade e o uso de ingredientes da agricultura familiar nos cardápios escolares.
Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, mais de um milhão de refeições são servidas diariamente nas escolas paranaenses. “Grande parte da alimentação escolar é formada por alimentos da agricultura familiar. O cardápio é farto em legumes, frutas, verduras, arroz, feijão, alimentos orgânicos e proteínas. Ao servir três refeições por turno, percebemos uma melhora direta no aprendizado dos alunos, tanto que o Paraná segue com a melhor educação do País”, ressaltou.
As receitas vencedoras, selecionadas com base em critérios como tradição, regionalidade, sustentabilidade e criatividade, serão publicadas em um livro especial assinado por Manu Buffara, garantindo que o legado dessa iniciativa ultrapasse as cozinhas escolares e inspire outros profissionais do setor.
RESULTADO – Ainda nesta segunda-feira serão reveladas as três melhores merendas do Estado em uma cerimônia no Palácio Iguaçu. As criações vencedoras passarão a integrar os cardápios padronizados do Estado.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas
Published
11 horas agoon
7 de dezembro de 2024By
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, atendeu um pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e deu uma liminar na noite desta sexta-feira (6) restabelecendo duas medidas do Governo do Estado sobre o programa Parceiro da Escola que tinham sido alvo de decisões judiciais de primeira instância nos últimos dias.
A liminar derruba uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e estabelece˜que apenas estudantes maiores de 18 anos têm direito a votar nas consultas do programa, nas mesmas condições do decreto que regulamentou a lei e da resolução que delimitou as regras da votação. Além deles podem votar professores e funcionários (efetivos ou contratados em Regime Especial), e pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos.
A nova decisão também derruba um entendimento da 5ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e permite que o Governo do Estado decida pela inclusão/adesão de determinada instituição de ensino ao Parceiro da Escola nos casos em que a consulta pública seja frustrada pela ausência de quórum mínimo de votação.
“No presente caso, observa-se, em juízo prévio e não exauriente, que a parte requerente demonstrou a existência de grave lesividade à ordem pública que permite excepcional intervenção por esta Presidência. Isto porque, segundo informação da Secretaria de Estado da Educação, a SEED comunicou aos pais dos estudantes da rede estadual de ensino sobre o cronograma da consulta pública sobre o Programa Parceiro da Escola em 20.11.2024 e houve divulgação nas mídias pertinentes, contudo, as decisões combatidas foram proferidas às vésperas das votações previstas para a data de hoje (06.12.2024), não havendo, portanto, tempo hábil para reorganização da Administração Pública para modificação do calendário, em especial porque estão envolvidas 177 (cento e setenta e sete) instituições de ensino”, diz um trecho da decisão.
Além disso, especificamente sobre a votação por idade, segundo o desembargador, “o permissivo de voto aos estudantes menores de 18 (dezoito) anos completos e maiores de 16 (dezesseis) anos altera o quórum de votação somente em relação ao Colégio Estadual Ivo Leão, ou seja, o resultado do escrutínio poderá ser afetado por uma regra que não se estende uniformemente a todas as instituições de ensino participantes, criando, assim, uma problemática procedimental para o Estado do Paraná no contexto de qualificação e quantificação dos votos”.
Ele ainda conclui que o pedido elaborado pela Procuradoria-Geral do Estado é pertinente. “Dessa forma, considerando que a alteração das regras das votações aparenta ser extremamente prejudicial ao Estado do Paraná diante da iminência de sua realização, a continuidade dos escrutínios nos termos originais é medida que se impõe até julgamento em definitivo pelo Poder Judiciário”, afirma a decisão.
- Fim da espera: Ratinho Junior inaugura Centro de Educação Profissional em Maringá
- Compromisso de alfabetização: Paraná é selo ouro e tem 227 cidades no topo da classificação
CONSULTAS – O primeiro dia da consulta pública em 177 escolas da rede estadual sobre o programa Parceiro da Escola foi marcado por grande movimentação nas unidades participantes. O número de votos computados até o fim da tarde desta sexta-feira era de 13.500 (13,5% do total). Até a próxima segunda-feira (09) cerca de 86 mil pessoas ainda podem participar das votações. Aproximadamente 100 mil pessoas vão participar do processo nos 98 municípios nos quais estão localizadas as escolas elegíveis.
O processo será retomado neste sábado (7) e segue até a próxima segunda-feira (9), com horários definidos para cada dia: sábado: das 8h às 17h; e segunda-feira: das 8h às 20h30.
A consulta tem como objetivo avaliar a aceitação da comunidade escolar frente à parceria entre a gestão pública e privada das instituições de ensino. O objetivo é modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino.
Fonte: Governo PR
Acordo Mercosul e UE deve alavancar exportações do agronegócio
Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas
Abiove quer mudar monitoramento para equilibrar preservação e demandas econômicas
Produtores de cana podem ter participação nas receitas de créditos de carbono
Mapeamento revela transformação na agropecuária brasileira em 40 anos
PARANÁ
Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, atendeu um pedido da Procuradoria-Geral do Estado...
Nova gestora do Fundo Paraná visa fortalecer colaboração entre instituições científicas e governo
Assegurar a aplicação eficaz dos recursos e fortalecer a colaboração entre as instituições de ensino superior, de pesquisa científica e...
Estado apresenta planejamento para formação de governança do Sistema Paranaense de Inovação
O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (05), durante o Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL), o detalhamento estratégico...
POLÍCIA
Formatura dos Aspirantes 2024 marca o início de uma nova geração de oficiais da PMPR
Na noite desta sexta-feira (06), a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, ocorreu a cerimônia...
PCPR prende cinco suspeitos por diferentes crimes em Andirá e região
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu cinco indivíduos suspeitos de crimes diversos em operações realizadas nesta semana. As prisões...
Comandante-Geral da PMPR homenageia policiais do 12º BPM por salvarem homem em crise hipoglicêmica
Na tarde desta sexta-feira (6), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, recebeu em seu gabinete...
ENTRETENIMENTO
Yuri Lima faz a filha Nala dormir de jeito inusitado: ‘Ela que pediu pra deitar assim’
Yuri Lima, de 30 anos, encantou seguidores nesta sexta-feira (6), ao compartilhar foto de Nala, que está prestes a completar...
Marina Sena eleva temperatura na web ao fazer topless em praia: ‘Gostosa numa ilha’
Marina Sena, de 28 anos, elevou a temperatura, nesta quinta-feira (5), ao compartilhar cliques em que aparece relaxando em uma...
Sabrina Sato grava a filha falando inglês: ‘Eu, com minha lentidão, só entendi agora’
Sabrina Sato exibiu um momento fofíssimo de interação com a filha, Zoe, na manhã desta sexta-feira (6). De dentro do...
ESPORTES
Bragantino vence Athletico-PR fora de casa e mantém sonho da permanência na Série A
Em jogo dramático na Ligga Arena, o Red Bull Bragantino venceu o Athletico-PR por 2 a 1, nesta quinta-feira, pela...
Fluminense vence Cuiabá e respira na Série A do Brasileirão
Sob pressão e com a ameaça do rebaixamento pairando sobre o Maracanã, o Fluminense conquistou uma vitória crucial por 1...
Palmeiras vence o Cruzeiro de virada e segue sonhando com o título brasileiro
Em um Mineirão sem público, o Palmeiras conquistou uma vitória crucial por 2 a 1 sobre o Cruzeiro na 37ª...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Assembleia vai realizar ação junto ao Hemepar para incentivar doação de sangue nesta terça-feira (3)
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Proposta visa incentivar a contratação de pessoas idosas no mercado de trabalho
-
PARANÁ3 dias ago
Assembleia homenageia os 80 anos da Secretaria da Agricultura em sessão solene
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputado Luiz Fernando Guerra (União) defende que a vacina BCG seja aplicada ainda na maternidade