NOVA AURORA

PARANÁ

“Match” de negócios : plataforma vai acelerar atração de investimentos ao Paraná

Publicado em

O Governo do Paraná vai acelerar a atração de negócios a partir de uma tecnologia que vai conectar municípios a empresas interessadas em investir no Estado. A plataforma Citymatch foi apresentada nesta quarta-feira (5) no evento de posse do novo diretor da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Aparecido Pereira dos Santos, na presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Estamos lançando aqui no evento de posse da AMP o Citymatch, que é um software que ajudará os municípios a cadastrar oportunidades na área de industrialização e desenvolvimento econômico”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, que apresentou a nova ferramenta.

“O Governo do Estado tem ótima integração com os municípios. Até porque o governador Ratinho Junior foi secretário de Cidades e conhece muito bem a importância da relação com os municípios, uma parceria que tem resultado sempre em avanço para o Paraná”, completa Barros.

Leia Também:  Voltada a estudantes do Estado, plataforma Leia Paraná soma 3 milhões de horas de leitura

Com o Citymatch, tantos as prefeituras quanto as empresas poderão cadastrar dados em um sistema integrado. No caso dos municípios, serão cadastradas informações como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos e galpões para instalação de empresas, o nível de qualificação da mão de obra da cidade, entre outras.

Já as empresas vão registrar na ferramenta as suas necessidades para operar, como quantidade de empregados, o tamanho do imóvel que precisa para se instalar, entre outras.

Toda essa operação pelo Citymatch vai ser supervisionada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

“São 80 algoritmos que trabalham em cima de dados abertos e cadastrados para gerar o match [encontro] de negócio entre o que os municípios oferecem e o que as empresas normalmente buscam para se instalar”, explica o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

“Brincamos que essa plataforma é o Tinder dos negócios, aproximando oportunidade da demanda”, enfatiza Rocco, referindo-se ao aplicativo de namoro que usa o mesmo conceito de match.

Leia Também:  Vídeos de alunos de Reserva viralizam e já reúnem mais de 5 milhões de visualizações

Após dois anos de período de teste, o Citymatch passou por diversas atualizações que agora permitem o sistema rodar. “A plataforma já está supermadura para gerar negócios no Paraná após todas as atualizações. A tecnologia vai favorecer tanto o setor público quanto o privado”, enfatiza o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná.

Rocco explica que dentro da plataforma haverá uma página exclusiva para os municípios com informações institucionais de vendas de oportunidades de negócios.

“O CityMatch é a solução da Celepar para colaborar com o desenvolvimento econômico dos municípios. Ela facilita os negócios, poupa tempo e permite que o serviço público faça escolhas mais precisas”, explica Gustavo Garbosa, presidente da Celepar.

“As oportunidade apresetadas por municípios e empresas ficam claras e transparentes para todos os envolvidos”, destacou Garbosa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Vídeos de alunos de Reserva viralizam e já reúnem mais de 5 milhões de visualizações

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná é o 1º estado a unir todos os Poderes no Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA