NOVA AURORA

PARANÁ

Marisa Orth comemora 40 anos de carreira com espetáculo em Curitiba

Publicado em

Vencedora do prêmio Bibi Ferreira de melhor atriz de teatro, Marisa Orth apresenta em Curitiba o espetáculo “Bárbara”. As apresentações acontecem no palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) nos dias 16, 17 e 18 de junho. Os ingressos já estão à venda, via DiskIngressos.

A peça, inspirada no livro autobiográfico “A Saideira”, de Barbara Gancia, é a primeira solo da carreira de 40 anos de Marisa Orth. A luta da personagem contra o alcoolismo é o tema central do monólogo, com reflexões da artista em um texto forte, emocionante e pitadas cômicas.

“O desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o teatro. Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que pensávamos nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar novos públicos”, explica a atriz.

Na publicação, que ganhou os palcos, a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto as mais de três décadas de dependência alcoólica e as consequências do vício.

Leia Também:  Mutirão Emprega Mais Curitiba oferta 1.500 vagas de trabalho nesta quarta-feira

A peça tem autoria de Michelle Ferreira, que utiliza situações extraídas do livro e outras novas histórias para dar forma à Bárbara da ficção. A direção do espetáculo é de Bruno Guida, com aposta em simples recursos cênicos e na dinâmica com a plateia.

Marisa Orth disse que está ansiosa para retornar à capital paranaense. “Uma cidade que sempre me recebeu tão bem. A troca com o público curitibano tem um peso diferente, já que é conhecido por ser exigente”, diz.

A atriz esteve recentemente na cidade, no fim de março, para comandar a abertura do 31° Festival de Curitiba, maior evento de artes cênicas da América Latina.

Marisa Orth é atriz formada pela Escola de Arte Dramática pela Universidade de São Paulo (USP). Na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) conquistou o diploma de psicóloga. Ao longo da carreira, a artista já brilhou em produções na TV, no cinema, no teatro e na música.

Leia Também:  Governador autoriza promoção de carreira de 356 policiais civis no Paraná

Participou de novelas de sucesso: “Rainha da Sucata”, “Deus nos Acuda”, “Agora é que são Elas”, “Bang Bang”, “Sangue Bom”, “Haja Coração” e “Tempo de Amar”;  programas de humor: “TV Pirata”, “Sai de Baixo”, “Toma Lá Dá Cá”, “Os Aspones”, “S.O.S Emergência”, “Macho Man”, “Edifício Paraíso” – todas na Rede Globo. No cinema atuou em “Não Quero Falar Sobre Isso Agora”, “Capitalismo Selvagem”, “Doces Poderes”, “Boleiros”, “Por Trás do Pano”, “Durval Discos” e “O Bilhete Premiado”. 

No teatro integrou vários espetáculos, como “Fica Comigo Esta Noite”, “Seis Personagens à Procura de um Autor”, “O Que o Mordomo Viu”, “A Família Addams”, “O Inferno Que Eu Sou”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”.

Serviço:

Espetáculo “Bárbara” com Marisa Orth

Datas: 16 de junho (sexta) e 17 de junho (sábado) às 21h e 18 de junho (domingo) às 18h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Ingressos: a partir de R$ 50,00 (meia entrada) via DiskIngressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Prefeitura de Curitiba libera mais um trecho da Linha Verde para o tráfego

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR prende suspeito de homicídio na Cidade Industrial de Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA