NOVA AURORA

PARANÁ

Mallet recebe a feira de serviços Paraná em Ação nesta quinta e sexta-feira

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), promove nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira) a feira de serviços Paraná em Ação na cidade de Mallet, no Centro-Sul. O evento oferta de maneira gratuita diversos serviços, como confecção de documentos, orientação jurídica, cadastramento em programas sociais e para testes voluntários de maternidade e paternidade, vagas de estágio, vacinação, serviços municipais, além de exposições, palestras e programação voltada às crianças.

A iniciativa, que ocorre das 9h às 17h no Ginásio Municipal de Esportes na Rua XV de Novembro s/n, conta com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Defensoria Pública Estadual (DPE-PR), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Prefeitura, além de diversas secretarias e órgãos do executivo estadual.

“O Paraná em Ação é o grande carro-chefe da promoção da cidadania nos 399 municípios do Estado. O cidadão não precisa ir na cidade vizinha para ter acesso a um serviço público, o Governo leva até a cidade todos os serviços de forma gratuita e em um só lugar, pode tirar os documentos, se cadastrar no Água e Energia Solidária, tomar as suas vacinas e ainda tentar uma vaga de estágio, uma feira completa”, destacou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Na área de documentação, será ofertada a confecção gratuita da carteira de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) e CPF, do Título de Eleitor, emitido pelo TRE-PR, que também ofertará a quitação de débitos e multas eleitorais. Também será possível emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre PCD, ID Jovem e, ainda, a segunda via de certidões.

Além da confecção das CINs (antigo RG), a Polícia Civil, por meio da PCPR na Comunidade, vai oferecer à população serviços como boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, orientações sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Para o público de baixa renda estarão disponíveis os programas Casa Fácil, da Cohapar, o Água Solidária, da Sanepar, e o Energia Solidária, da Copel, bem como emissão de segundas vias de boleto e renegociação de faturas.

Leia Também:  Estado recebe mais três ônibus para programação itinerante do Emprega Mais Paraná

As ações móveis do Governo do Estado também estarão presentes. O Ônibus Lilás, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), prestará orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência. Nesta edição, este serviço estará sendo ofertado apenas na quinta-feira (24).

A Defensoria oferecerá orientação jurídica, divórcio consensual, agendamento para o exame de DNA sobre paternidade e maternidade de forma gratuita à população. Após a realização do exame, o resultado fica pronto em 30 dias e com o resultado é possível regularizar a documentação dos filhos, de forma judicial. O CIEE-PR vai cadastrar adolescentes e jovens para inscrições em programas de estágio, programas de aprendizagem e cursos de capacitação profissional.

A prefeitura vai oferecer atualização do CadÚnico e inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e, por meio da Secretaria da Saúde, fará aferição da pressão arterial e glicêmica, testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), atualização da carteirinha do SUS, a pesagem para o programa Bolsa Família, e a aplicação de vacinas.

O executivo municipal também levará a Sala do Empreendedor, com serviços de apoio e fomento aos MEIs (Microempreendedores Individuais), e os serviços das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, e de Esportes, que também ficará responsável pelas atividades lúdicas voltadas às crianças e adolescentes.

SELO PARANÁ EM AÇÃO – Na quarta-feira (23), às 14h, na Câmara Municipal de Mallet, a Secretaria da Justiça e Cidadania entregará o Selo Paraná em Ação. Nesta edição serão 13 homenageados entre servidores públicos, colaboradores de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e empresários da região. A solenidade contará com a presença do Secretário Santin Roveda.

Leia Também:  Motos customizadas: paranaenses podem apresentar produtos em feira na RMC

O Selo é uma iniciativa inovadora da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania que visa reconhecer e premiar pessoas, órgãos e entidades que, por meio de suas ações, contribuem para a promoção da justiça, da igualdade e da cidadania. A premiação está relacionada aos municípios contemplados com a feira Paraná em Ação, um evento que promove a integração e a troca de experiências entre a população e os serviços públicos. Além de celebrar o esforço e a dedicação das administrações municipais, o Selo Paraná serve também como um importante termo de responsabilidade, garantindo que os participantes se comprometam com a boa e contínua prestação dos serviços públicos.

Ao receber o Selo Paraná em Ação, os órgãos e entidades demonstram seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, promovendo acesso a serviços essenciais, melhorando os índices sociais e reduzindo a demanda por serviços mais complexos, como testes de paternidade e conciliações judiciais, por exemplo. A feira de serviços é uma oportunidade valiosa para que a comunidade conheça e utilize os recursos disponíveis, além de fomentar a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

PARCERIAS – Participam da ação a Copel, Sanepar, Detran, Cohapar, Celepar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família; da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; e da Fazenda; Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), e Defensoria Pública (DPE), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Provopar Estadual e a Prefeitura Municipal de Mallet.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estados do Sul fecham planejamento estratégico e parceria para eventos climáticos

Published

on

By

O vice-governador Darci Piana participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante o encontro os governadores apresentaram o Planejamento Estratégico “Visão Regional 2040”, que traça diretrizes de desenvolvimento para a região no longo prazo.

Os estados também avançaram em um acordo conjunto para o enfrentamento de emergências climáticas, com a assinatura de um memorando de entendimento com o Banco Mundial para a criação de um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos.

“Somos estados com muitas similaridades, com potencialidades e desafios muito parecidos. Por isso é muito importante definir planos de ação conjuntos que possam nos ajudar a encontrar soluções integradas cada vez mais eficazes”, afirmou Darci Piana.

Também participaram do encontro os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; Jorginho Melo, de Santa Catarina; e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, além de secretários estaduais e demais autoridades.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – A Comissão de Planejamento e Gestão do Codesul apresentou o Planejamento Estratégico “Visão Regional 2040”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado dos quatro estados pelas próximas décadas.

O plano orienta, por exemplo, que os estados atuem de forma coordenada em áreas prioritárias, como meio ambiente, educação, logística e segurança pública. O documento foi construído pelas secretarias estaduais de Planejamento e contou com apoio técnico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Leia Também:  Após temporais, centenas de profissionais da Copel trabalham para restabelecer energia

“O Paraná tem muitos programas de sucesso para compartilhar com os demais estados da região, que podem ajudar no desenvolvimento regional. A ideia deste plano é justamente replicar as melhores práticas de maneira integrada nas mais diversas áreas”, afirmou o secretário estadual de Planejamento do Paraná, Ulisses Maia.

O plano trabalha com cinco diretrizes diferentes de longo prazo que foram consideradas como fundamentais para o futuro dos estados: estrutura produtiva e ganhos de produtividade; resiliência e adaptação às mudanças climáticas e preservação da biodiversidade; inclusão e bem-estar; atividades portadoras de futuro; e governança e inovação no setor público.

A partir disso, o planejamento se desdobra em nove eixos estratégicos, divididos em diferentes áreas prioritárias de atuação. Entre elas estão o fomento à inovação, modernização das cadeias produtivas, promoção de energias renováveis e promoção da educação para o futuro, por exemplo.

EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS – Além da apresentação do planejamento estratégico para os próximos anos, os governadores do Codesul também avançaram nas discussões para integrar as coordenadorias estaduais de Defesa Civil. A ideia é de que os órgãos atuem com protocolos parecidos, facilitando ao trabalho em conjunto.

Para isso, os governadores assinaram um memorando de entendimento com o Banco Mundial para que seja criado um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos. O projeto prevê um sistema unificado de dados hidrometeorológicos e protocolos interestaduais de atuação, com assessoria e financiamento do banco.

Leia Também:  Em Carambeí, governador destaca cooperativismo e garante apoio ao agronegócio paranaense

Os governadores ainda discutiram ações de policiamento integrado nas fronteiras, os impactos da nova regra de distribuição dos royalties do petróleo e projetos de infraestrutura que estão em execução na região.

“Iniciativas como esta mostram a importância do trabalho integrado, que fortalecem as ações de cada um dos estados. Com isso, já notamos avanços nas nossas ações policiais e nas medidas de adaptação às mudanças climáticas, por exemplo”, afirmou o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti.

CODESUL – Atualmente, os quatro estados integrantes do Codesul reúnem 34 milhões de pessoas, o que representa 16% de toda a população do Brasil. Em termos econômicos, a participação de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul é ainda mais significativa, com uma fatia de 18,3% do PIB nacional e 19,9% das exportações da balança comercial brasileira.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião o secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira; secretário da Saúde, Beto Preto; o coordenador executivo da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Ivan Ricardo Fernandes; o diretor administrativo do BRDE, Heraldo Alves das Neves; o coordenador da bancada federal do Paraná, o deputado federal Toninho Wandscheer, e demais autoridades dos estados integrantes do Codesul.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA