NOVA AURORA

PARANÁ

Mais seis cidades do Interior recebem a carreta do Cinema da Praça até domingo

Publicado em

A carreta do Cinema da Praça estaciona nesta semana em mais seis cidades das regiões Sul e Centro-Sul. Moradores de Reserva do Iguaçu, Pinhão, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado e Paula Freitas terão lazer e diversão com sessões ao ar livre. As exibições são levadas a cada dia a uma cidade, com a programação que inicia nesta terça-feira (30) e segue até o domingo (4).

Nesta edição, o circuito itinerante do Cinema na Praça está percorrendo 38 cidades paranaenses com até 30 mil habitantes. A iniciativa do Governo do Estado promove exibições de filmes em cidades que não têm salas de cinema comerciais. São exibidos dois filmes por noite: o infantil “Patrulha Canina” inicia às 19h e, na sequência, às 21h, quem anima toda a família é a cinebiografia brasileira “Dois Filhos de Francisco”.

A programação é gratuita e foi pensada para divertir toda a família. A carreta do Cinema na Praça carrega uma tela em LED de 22 metros quadrados, que impressiona o público dos municípios por onde passa.

Leia Também:  Estados do Sul definem 58 propostas para fortalecimento e popularização da ciência

Neste início do ano, 21 cidades já receberam as sessões e outros 17 municípios contarão com as exibições, que seguem até o dia 20 de fevereiro.

Confira a programação das próximas sessões:

30 de janeiro

Reserva do Iguaçu

Ginásio de Esportes João Luiz Nunes Félix – Rua Quinze de Novembro, 105

31 de janeiro

Pinhão

Praça Darci Brolini – esquina da Rua Sete de Setembro com Rua Frei Corbiniano

1º de fevereiro

Bituruna

Praça Romualdo Benassi – Avenida Dr. Oscar Geyer, 135

2 de fevereiro

Porto Vitória

Escola Municipal Reynaldo Frederico Gaebler – Rua Osvaldo Gomes da Silva, 703

3 de fevereiro

Cruz Machado

Praça Papa Pio XII – Av. Presidente Getúlio Vargas, 45

4 de fevereiro

Paula Freitas

Centro Comunitário de Paula Freitas – Rua João Maria Bueno, 31

6 de fevereiro

Paulo Frontin

Ginásio Municipal Francisco Gawloski – Rua Vinte e Dois de Janeiro, 165

7 de fevereiro

Rio Azul

Praça dos Rodoviários – Rua Getúlio Vargas, 31

8 de fevereiro

Inácio Martins

Praça Central – Rua Sete de Setembro, 400

9 de fevereiro

Rebouças

Praça dos Ferroviários – Rua Antônio Franco Sobrinho, 166

Leia Também:  Dois municípios do Paraná vão participar de teste de alerta de celular contra desastres dia 20

13 de fevereiro

São João do Triunfo

Ao lado da Igreja Matriz – Rua Demétrio Hauage, 59

14 de fevereiro

Fernandes Pinheiro

Praça Doutor Manoel Pedro Correia Lima, Av. Ivo Leão, 360

15 de fevereiro

Teixeira Soares

Praça Ovídio Ismael Gubert – Rua XV de Novembro, 43

16 de fevereiro

Guamiranga

Em frente à Câmara Municipal – Rua José Machado do Nascimento, 56

17 de fevereiro

Ivaí

Praça Miguel Calmon – Rua Cândido de Abreu, 252

18 de fevereiro

Ipiranga

Praça Central – Rua João Ribeiro da Fonseca, 213

20 de fevereiro

Coronel Vivida

Praça Angelo Mezzomo – Rua Marechal Deodoro, 163

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Setor de serviços cresce 11,2% no Paraná nos primeiros cinco meses do ano, melhor resultado do Sul

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Programa de capacitação profissional da Orla de Matinhos oferece 155 vagas no Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA