NOVA AURORA

PARANÁ

Mais jovem doutora do País em sua área de estudos, egressa da UEL recebe homenagem

Publicado em

Como forma de reconhecer os jovens talentos e valorizar o trabalho desenvolvido pelos docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a reitora Marta Favaro recebeu a egressa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGel), Susanah Yoshimi Watanabe Romero, que, após defender a sua tese de doutorado, em agosto, aos 25 anos, se tornou a mais jovem doutora do País em sua área de estudos. Ao mesmo tempo, tornou-se também a segunda doutora mais jovem do Brasil quando consideradas todas as áreas de conhecimento.

“É isso que faz com que a universidade seja grande como ela é: as pessoas que estão aqui e o trabalho que elas desenvolvem. Se não fossem as pessoas comprometidas, não teríamos resistido a tantas intempéries. É muito bom poder contar com pessoas comprometidas e que fazem um percurso tão brilhante quanto foi o seu aqui na universidade”, disse a reitora.

Sob a orientação da professora Edina Panichi, Susanah Yoshimi Watanabe Romero defendeu a tese com 25 anos e 10 meses. Intitulada “Entre a risada e a aletria: estilística lexical e processos de transformação em Guimarães Rosa”, a pesquisa traz uma análise de dois textos do escritor mineiro, que morreu em novembro de 1967. 

Leia Também:  Secretaria da Saúde convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS

Emocionada, a jovem doutora expressou a sua gratidão à Universidade Estadual de Londrina. “Foi aqui, onde, para muito além da inteligência, minha vida, minha alma e o meu coração foram amadurecendo”, definiu.

“Este reconhecimento representa toda a minha trajetória na universidade, todos os dias que passei aqui. É um lugar que eu amo, de verdade. Entrei aqui adolescente, com 17 anos, e hoje, defendendo meu Doutorado, estando casada, já não sou mais tão jovem e já construí a minha personalidade”, disse. “Tudo foi graças à UEL, às pessoas que eu conheci. Fui amadurecendo e abrangendo meus horizontes com pessoas muito diferentes de mim, porque aqui tem pessoas de todos os tipos”.

Suzanah recebeu a homenagem ao lado do marido, Rodrigo do Carmo. Também estavam presentes a sua orientadora no Doutorado, professora Edina Panichi, a diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), Laura Brandini, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, professora Fabiane Altino, e a chefe do gabinete da Reitoria da UEL, Lisiane Freitas de Freitas. 

Leia Também:  Governador recebe escoteiros que vão representar o Paraná em encontro na Coreia do Sul

O próximo objetivo, conta a orientadora e amiga, Edina Panichi, é continuar estudando a forma literária do escritor mineiro Guimarães Rosa no Pós-doutorado, cujo projeto de pesquisa já começou a ser elaborado.

“É muito gratificante para um orientador, no meu caso, verificar que uma aluna jovem como ela tem capacidade de desenvolver todo esse cabedal de conhecimento. Isso serve como incentivo para outros estudantes saírem da graduação e irem direto para a pesquisa, porque acontece que muitos acham difícil, impossível entrar no Mestrado ou Doutorado após a graduação, e não é impossível”, diz.  

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  IAT capacita técnicos ambientais para o manejo correto de serpentes

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Inscrições para residência técnica em Gestão Pública são prorrogadas até dia 8

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA