NOVA AURORA

PARANÁ

Mais de 20 mil jogos para todas as idades: Arena Gamer é mais uma opção de lazer no Litoral

Publicado em

Além das opções de lazer mais tradicionais da praia, os turistas e moradores que estão curtindo o Litoral do Paraná contam com uma Arena Gamer dedicada aos amantes dos jogos eletrônicos. A estrutura, que na temporada passada foi montada de forma inédita em Guaratuba, desta vez chega à Praia Brava de Caiobá, em Matinhos, e é aberta à comunidade, que pode usufruir de uma lista de mais de 20 mil jogos para todas as idades.

Nesta temporada, a Arena Gamer conta com 20 computadores de alta potência divididos em dois contêineres instalados na Avenida Atlântica, ao lado da Arena do Verão Maior Paraná de Caiobá. O projeto recebe incentivo do programa Proesporte, do Governo do Estado, é gerido em parceria com a Federação Paranaense de E-Sports e tem patrocínio das empresas paranaenses Copel, Enifler e Line Internet.

De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (Sees), Tiago Campos, a Arena Gamer foi uma inovação do Governo do Estado iniciada na última edição do Verão Maior do Paraná. “Neste verão, trouxemos essa estrutura para Caiobá, para que os turistas e a comunidade de Matinhos possam aproveitar essa modalidade de lazer que vem crescendo muito, que é o mundo dos esportes eletrônios”, afirmou.

Na avaliação dele, a oferta de atrativos variados é mais uma forma de impulsionar o turismo no Litoral paranaense. “Essa é mais uma ação que integra a ampla programação do Governo do Estado nesta alta temporada, que também inclui várias modalidades de atividades físicas, esportivas, recreativas e culturais, aumentando as opções dos veranistas”, acrescentou Campos.

Leia Também:  Dispensa de licenças: 19,4 mil empresas foram beneficiadas pelo Decreto de Baixo Risco

COMO FUNCIONA – Os interessados podem ter acesso ao local e permanecer durante uma hora, com entrada de acordo com a ordem de chegada. O acesso é liberado mediante a doação de um quilo de alimento ou produtos de higiene pessoal específicos, que são repassados pela Prefeitura de Matinhos a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A cada semana, os itens a serem doados mudam. Até o próximo domingo (12), podem ser doados um pacote de macarrão ou um óleo de cozinha.

A entrada é permitida para crianças a partir de 4 anos e aquelas que tenham até 12 anos devem obrigatoriamente estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, com limitação de acesso a determinados jogos de acordo com a classificação indicativa.

O presidente da Federação Paranaense de E-Sports, Diego Pereira, destacou o caráter familiar da Arena Gamer. “O legal é ver os pais e avós jogando junto com os filhos. Ainda mais quando o tempo está mais chuvoso, como costuma ser no verão, a Arena tem sido uma boa opção para as famílias que procuram um entretimento de qualidade e seguro”, disse.

Segundo Pereira, o apoio do Governo do Estado e dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar a continuidade da iniciativa. Isso porque para poder oferecer os jogos mais modernos foram necessários investimentos para garantir equipamentos de qualidade.

“O que estamos fazendo aqui é democratizar o acesso das pessoas a equipamentos robustos para que elas possam ter uma boa experiência com seus jogos prediletos. Temos desde os jogos mais antigos, dos anos 1980 e 1990, até aqueles que estão em evidência hoje e exigem mais das máquinas”, comentou o presidente da Federação Paranaense de E-Sports.

Leia Também:  Shows gratuitos vão animar os fins de semana em Porto Rico e São Pedro do Paraná

EVENTOS – No dia 26 de janeiro, a Arena Gamer sediará a próxima edição do Paraná Gaming Tournament, uma competição de jogos eletrônicos que contam com uma ampla base de jogadores em nível mundial, como League of Legends e Valorant. Na programação, também serão promovidos minitorneios para a população, festival de cosplay, oficinas de desenvolvimento de jogos e desafios, unindo o esporte tradicional ao esporte eletrônico.

A Arena Gamer foi montada em 28 de dezembro e segue em atividade até 2 de fevereiro. O espaço funciona das 15h às 21h na Avenida Atlântica, número 891.

Confira quais as doações devem ser feitas para garantir direito ao uso do espaço em cada período:

6 a 12 de janeiro: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

13 a 19 de janeiro: 1 produto de higiene pessoal

20 a 26 de janeiro: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

27 de janeiro a 2 de fevereiro: 1 caixa de leite ou 1 lata de leite em pó

VERÃO MAIOR PARANÁ –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

Published

on

By

As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

Leia Também:  Estado cria Código de Defesa dos Direitos da Mulher Paranaense

“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

Leia Também:  Noroeste e Centro-Oeste contam com grandes investimentos nas rodovias estaduais

A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA