NOVA AURORA

PARANÁ

Maior Corpus Christi da história de Curitiba recebe reconhecimento do Vaticano; veja a programação

Publicado em

Curitiba celebrará nesta quinta-feira um dos maiores eventos de Corpus Christi de todos os tempos e também um dos maiores do mundo. A marca foi noticiada nesta quarta-feira pelo site oficial do de notícias da Santa Sé, o Vaticano News – publicação on-line editada em mais de 30 idiomas.

Cerca de 120 mil pessoas são esperadas para o evento, que faz parte do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, de acordo com a Lei 19.466, de 23 de abril de 2018.  

Nos quase 2 quilômetros de extensão entre a Catedral de Curitiba e o Palácio Iguaçu, as ruas (especialmente a Avenida Cândido de Abreu) serão enfeitadas com 116 tapetes confeccionados por 4 mil voluntários de paróquias, congregações e movimentos que compõem a Arquidiocese de Curitiba.

Na praça 19 de Dezembro, haverá a coleta de alimentos não-perecíveis que serão distribuídos entre posteriormente populações carentes. 

“O turismo religioso vem crescendo ano após ano no Paraná. Recentemente tivemos em Curitiba a Marcha para Jesus e agora a celebração de Corpus Christi, dois dos maiores eventos cristão do País e do mundo. A atuação do Governo do Estado em sintonia com o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná tem jogado mais luz sobre os eventos e destinos religiosos, e atraído cada vez mais visitantes”, destaca o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.

Leia Também:  Simony recebe surpresa em quarto de hospital durante tratamento: “música!”

Durante todo o dia estão previstas ações diversas junto aos fiéis católicos. Durante toda a manhã, padres estarão disponíveis para atendimento às confissões, enquanto diáconos, religiosos e seminaristas farão atendimento às pessoas em situação de rua, oferecendo alimento e um momento de escuta e aconselhamento. Também haverá tenda para adoração ao Santíssimo Sacramento.

O QUE É –  A Festa de Corpus Christi é a celebração do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, uma festa católica que busca celebrar o mistério da Eucaristia. Esta comemoração foi instituída oficialmente pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Durante a Festa de Corpus Christi as ruas são enfeitadas, ornamentadas para que por ela se passe a procissão com o Santíssimo Sacramento. É feito um tipo de tapete utilizando diversos materiais como serragem, areia colorida, borra de café e cal..

A procissão tem o intuito de relembrar a caminhada do povo de Deus em busca da Terra prometida. 

Leia Também:  Sanepar amplia ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba

Confira a programação:

8h – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo

9h – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei Modolo

14h – Shows no palco em frente à Catedral, na Praça Tiradentes com a presença de Diego Fernandes

14h30 – Animação com Padre Reginaldo Manzotti em frente à Catedral

15h – Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti

16h15 – Início da Procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete 

17h30 – Show com Padre Reginaldo Manzotti em frente ao Palácio Iguaçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Estado seleciona professores para programa de formação para as redes municipais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Sanepar amplia ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA