NOVA AURORA

PARANÁ

Maior contratação da história: UENP empossa 33 novos docentes

Publicado em

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) empossou no fim da semana passada 33 servidores aprovados em concursos públicos de provas e títulos realizados em 2022 e 2023. Eles fazem parte de um quadro de 45 novas contratações e passarão a compor o quadro efetivo de professores de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Estado do Paraná. Eles foram nomeados pelos Decretos Estaduais nº 7.944, nº 7.945 e nº 7.948, publicados no Diário Oficial do Estado em 13 de novembro. É a maior contratação da história da UENP.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou sobre a importância de receber novos membros na comunidade acadêmica. “A nomeação de cada um simboliza mais do que uma conquista pessoal. Representa o fortalecimento da educação pública, a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão e o compromisso inabalável com o desenvolvimento da região Norte do Paraná. A chegada de vocês traz novas ideias, novos olhares e, sobretudo, novas esperanças”, celebrou.

O coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fabiano Gonçalves Costa, destacou a alegria em poder participar de uma posse dessa dimensão no Paraná. “É uma alegria imensa ter uma posse desse tamanho dentro do Sistema Estadual de Ensino Superior. Nosso sistema é bastante diverso e as histórias das sete universidades estaduais vão de encontro à formação profissional do interior do Estado”, comemorou.

Leia Também:  Profissionais da Saúde participam de capacitação em parceria com a Unimeo - Ctesop

“As sete universidades têm a mesma importância porque promovem essa formação profissional em diversas regiões. Hoje, é uma alegria recebê-los no nosso sistema”, acrescentou.

O diretor do Campus Luiz Meneghel da UENP em Bandeirantes, Ricardo Castanho Moreira, reafirmou a importância da universidade na região e ressaltou como a chegada dos novos docentes fortalece o caminho trilhado até o momento atual.

“A UENP está inserida na região no Norte do Paraná, onde é a única estadual atuante, com uma grande abrangência de municípios. Nós contamos muito com o trabalho e dedicação de vocês para continuarmos trilhando este caminho de formação de excelência. Parabenizamos-vos por esta conquista e os recebemos de coração aberto para fazer parte deste time. Tenho certeza que nossa universidade se fortalece muito com a chegada de vocês”, disse.

Para a diretora do Campus Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira, a realização de um concurso público da dimensão do executado em 2023 é um investimento de muito tempo, recursos e força de trabalho de diversas ordens.

Leia Também:  Obras do novo viaduto de São José dos Pinhais estão na etapa de drenagem

“Este momento de hoje é resultado de muito esforço da universidade e marca o fechamento de um ciclo, onde concluímos a contratação de vocês, e o início de um novo, onde vocês começam uma nova história em suas vidas. Meu desejo profundo é que cada um de vocês que inicia a carreira aqui tenha uma carreira de muita felicidade e muito orgulho de suas trajetórias”, acrescentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com investimento de R$ 2,42 milhões, Sanepar interliga mais um poço em Nova Aurora

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Copel começa a instalar 150 mil medidores inteligentes em Ponta Grossa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA