NOVA AURORA

PARANÁ

Maior contratação da história: UENP empossa 33 novos docentes

Publicado em

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) empossou no fim da semana passada 33 servidores aprovados em concursos públicos de provas e títulos realizados em 2022 e 2023. Eles fazem parte de um quadro de 45 novas contratações e passarão a compor o quadro efetivo de professores de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Estado do Paraná. Eles foram nomeados pelos Decretos Estaduais nº 7.944, nº 7.945 e nº 7.948, publicados no Diário Oficial do Estado em 13 de novembro. É a maior contratação da história da UENP.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, comentou sobre a importância de receber novos membros na comunidade acadêmica. “A nomeação de cada um simboliza mais do que uma conquista pessoal. Representa o fortalecimento da educação pública, a valorização da pesquisa, do ensino e da extensão e o compromisso inabalável com o desenvolvimento da região Norte do Paraná. A chegada de vocês traz novas ideias, novos olhares e, sobretudo, novas esperanças”, celebrou.

O coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fabiano Gonçalves Costa, destacou a alegria em poder participar de uma posse dessa dimensão no Paraná. “É uma alegria imensa ter uma posse desse tamanho dentro do Sistema Estadual de Ensino Superior. Nosso sistema é bastante diverso e as histórias das sete universidades estaduais vão de encontro à formação profissional do interior do Estado”, comemorou.

Leia Também:  Paraná recebe presidente do COB para discutir parcerias para formação de atletas

“As sete universidades têm a mesma importância porque promovem essa formação profissional em diversas regiões. Hoje, é uma alegria recebê-los no nosso sistema”, acrescentou.

O diretor do Campus Luiz Meneghel da UENP em Bandeirantes, Ricardo Castanho Moreira, reafirmou a importância da universidade na região e ressaltou como a chegada dos novos docentes fortalece o caminho trilhado até o momento atual.

“A UENP está inserida na região no Norte do Paraná, onde é a única estadual atuante, com uma grande abrangência de municípios. Nós contamos muito com o trabalho e dedicação de vocês para continuarmos trilhando este caminho de formação de excelência. Parabenizamos-vos por esta conquista e os recebemos de coração aberto para fazer parte deste time. Tenho certeza que nossa universidade se fortalece muito com a chegada de vocês”, disse.

Para a diretora do Campus Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira, a realização de um concurso público da dimensão do executado em 2023 é um investimento de muito tempo, recursos e força de trabalho de diversas ordens.

Leia Também:  Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do Brasil, segundo ranking da Forbes

“Este momento de hoje é resultado de muito esforço da universidade e marca o fechamento de um ciclo, onde concluímos a contratação de vocês, e o início de um novo, onde vocês começam uma nova história em suas vidas. Meu desejo profundo é que cada um de vocês que inicia a carreira aqui tenha uma carreira de muita felicidade e muito orgulho de suas trajetórias”, acrescentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  ITAIPU PARTICIPA DA CRIAÇÃO DA REDE BRASILEIRA DE TRANSLOCAÇÕES PARA CONSERVAÇÃO DE FAUNA

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Comandante do 31º BPM visita Deputado Marcel Micheletto

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA