NOVA AURORA

PARANÁ

Maio Amarelo: Polícia Penal promove ações de educação no trânsito e prevenção de acidentes

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) iniciou nesta semana as atividades em referência ao Maio Amarelo. A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), através do Núcleo de Instrução Veicular, desenvolveu diferentes ações voltadas à conscientização da segurança viária, auxiliando no principal propósito da campanha: redução de índices de acidentes, óbitos e feridos no trânsito.

No primeiro evento, na cidade de Guarapuava (Centro-Sul) nesta terça-feira (02), a Polícia Penal participou de uma blitz educativa, com apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Trânsito.

A ação, de caráter exclusivamente orientativo sem punição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre as leis de trânsito. Cerca de 800 veículos foram abordados.

Na quarta-feira (03), em Curitiba, ocorreram palestras direcionadas somente aos servidores da Polícia Penal no Memorial da Segurança no Transporte no Brasil, na Cidade Industrial, sobre mudança comportamental de condutores veiculares e tecnologias de segurança viária nas viaturas da instituição. Logo após, os servidores puderam ter uma visitação guiada ao memorial.

No final de semana, a partir das 9h de sábado (06), no Memorial da Segurança haverá uma palestra aberta à comunidade e familiares de servidores sobre segurança viária, com visitação guiada ao memorial.

Na cidade de Maringá (Noroeste), com data a ser definida, também haverá palestras sobre o tema para os servidores lotados na metrópole e comunidade.

Leia Também:  Portarias preveem conciliação em demandas da Saúde para evitar judicialização

O diretor-adjunto da Polícia Penal, Mauricio Ferracini, ressalta que devido aos profissionais da segurança pública estarem em contato com o trânsito e sociedade devem sempre trabalhar de forma consciente, com atenção e muito cuidado.

“Todos os setores operacionais e administrativos utilizam veículos policiais, reforçando a imagem da Polícia Penal através da postura dos condutores”, disse ele. “Por isso, o nosso foco nesta campanha é trabalhar a conscientização do uso correto e legal das viaturas da instituição, além da conduta adequada no trânsito. Colaborando, dessa forma, para a segurança viária do país”.

O diretor da Espen (Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário), Rodrigo Alves Favaro, afirma que a campanha do Maio Amarelo é de extrema relevância para o sistema prisional porque os policiais penais são responsáveis por todas as movimentações de pessoas privadas de liberdade entre unidades e cidades.

“Todo esse trabalho, atribuído integralmente há pouco tempo para a instituição, envolve deslocamento. Então temos essa responsabilidade com o trânsito, com os detentos custodiados pelo Paraná e com a sociedade”.

Segundo o policial penal instrutor de direção veicular, Paulo Henrique Munhoz, a complexidade do trânsito dos grandes centros exige uma revisão comportamental em todos os níveis de participação, desde o motorista até o pedestre.

Leia Também:  Duas pessoas são detidas com cigarros contrabandeados em Iracema do Oeste

“A nossa principal missão é preparar policiais para operar nas mais diversas condições de trânsito, e para isso os preceitos de segurança viária devem nortear nosso trabalho”.

MAIO AMARELO – O mês de maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção e segurança no trânsito. Foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias. Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral.

O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção no trânsito e também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.

O lema da campanha neste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Carnaval seguro: Polícia Militar inicia operação para garantir tranquilidade no Litoral

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  PCPR oferece serviços de polícia judiciária para a população de Pinhais neste sábado

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA