NOVA AURORA

PARANÁ

Maio Amarelo: Detran-PR promove educação para o trânsito na Capital e Interior

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promove ações de educação para o trânsito alusivas à Campanha Maio Amarelo em diferentes cidades do Estado. As atividades são realizadas em locais públicos e privados, envolvendo órgãos estaduais e municipais, entidades de classe e do setor produtivo, empresas e estudantes com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a programação da campanha, que comemora 10 anos no Brasil, contempla palestras, exposições de viaturas, atividades lúdicas, divulgação por meio das redes sociais, abordagens em eventos com a presença do robô educativo do Detran.

O participante é incentivado a ser exemplo de conduta e também a usar as redes sociais para influenciar seus contatos sobre o tema trânsito seguro. Nas atividades também é apresentado o objetivo principal do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta salvar 86 mil vidas até o ano de 2028.

Leia Também:  PCPR resgata 28 cães em situação de maus-tratos e prende homem em Piraí do Sul

Desde o início do mês, quando foi aberta oficialmente no Paraná a Campanha Maio Amarelo, já foram realizadas palestras e ações educativas em empresas, hospitais, universidades em Curitiba e Região Metropolitana. Adolescentes participaram de atividades do Detranzinho, houve ações relacionadas ao Comitê Trânsito Seguro, como a Corrida Temática Yellow Run em São José dos Pinhais, abordagens educativas no Calçadão da Rua XV de Novembro, na Capital, e nos shoppings Estação e Jockey Plaza, também em Curitiba.

O Detran-PR participou da 49ª Expoingá com atividades educativas voltadas às crianças e com distribuição de materiais com conteúdo de conscientização sobre comportamento em vias e rodovias. Também foi apresentada a aplicação do bafômetro descartável para o público adulto. No Detran Móvel, o cidadão pode contar com orientações, consultar débitos e utilizar serviços rápidos, como emissão de credenciais de estacionamento.

Em Cascavel, no Oeste, no dia 18 de maio ocorreu o Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, com palestras e debates. Na mesma região, entre os dias 25 a 28, o Detran-PR participou da Exposição Agropecuária, de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Helena, com as atividades realizadas pela Escola Pública de Trânsito e serviços do Detran Móvel.

Leia Também:  Colégio Helena Kolody, em Cambé, promove acolhida aos estudantes na retomada das aulas

Além disso, desde o início do mês as Ciretrans, órgãos do Detran-PR no Interior do Estado, cumprem programação alusiva ao Maio Amarelo em inúmeras cidades. São elas: Londrina, Catanduvas, Santa Izabel do Oeste, Carambeí, Pato Branco, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré, Rio Negro, Marilândia do Sul, Altônia, Campo Mourão, União da Vitória, Rio Branco do Sul, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Santa Helena, Umuarama, Foz do Iguaçu, Wenceslau Braz, Palotina, Maringá, Sarandi, Campo Mourão, Guarapuava, Cambé, Fazenda Rio Grande, Cianorte, Medianeira, Rolândia, Capanema e Carambeí.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Governo libera R$ 7,9 milhões para fortalecer produção orgânica no Paraná

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Paraná bateu recorde em exportação de carne suína em setembro

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA