PARANÁ
MAC-PR abre nesta quinta-feira festival que celebra a produção audiovisual contemporânea
Publicado em
1 de julho de 2024por
Itajuba TadeuComeça nesta quinta-feira (4) a primeira edição do Festival de Audiovisualidades do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que segue até domingo (07) e acontece no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Organizado pela Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC), o festival celebra a produção audiovisual contemporânea, com uma seleção de curtas-metragens, videoartes e experimentações de até 15 minutos. A programação inclui, ainda, palestras, lançamento de livros, uma cerimônia de premiação e uma mostra universitária
Além de promover a produção e circulação de obras audiovisuais, o evento busca enriquecer o acervo do MAC-PR, oferecendo prêmio-aquisição aos vencedores das mostras competitivas. A entrada é gratuita, garantindo acesso livre ao público, sujeita à capacidade do espaço. Com um olhar especial na acessibilidade, o evento também contará com exibição de filmes com janela de Libras e audiodescrição. Além disso, será oferecida uma oficina acessível de produção audiovisual voltada para pessoas surdas e ensurdecidas, com suporte de intérprete de sinais.
Outro destaque é que, para expandir seu alcance, o festival também terá, ainda neste mês de julho, exibições itinerantes nas cidades de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e em Londrina, na região Norte.
ACERVO – O acervo do MAC Paraná inclui diversas obras em vídeo, anteriormente classificadas como videoarte ou registros de performance. “Ao revisitar esse acervo, percebemos que essa nomenclatura estava se tornando antiquada”, diz Carolina Loch, diretora do museu. “Agora, precisamos encarar essas obras como parte de uma coletânea de audiovisualidades, uma abordagem mais atual e abrangente para a instituição”, acrescenta.
Outro objetivo é promover novos artistas e agregar suas obras ao acervo do museu. “A partir de um edital, artistas de todo o Brasil puderam se inscrever, e uma curadoria criteriosa selecionou as obras para exibição, que entrarão para o acervo do MAC Paraná a partir de voto popular”, explica Carolina Loch. A iniciativa foi organizada por meio de um edital para inscrições de artistas, cineastas e videomakers. Serão exibidos oito trabalhos audiovisuais da coleção do MAC Paraná na mostra de acervo. Além disso, quatro outras mostras, com obras selecionadas pelo edital, fazem parte da programação.
Essas obras selecionadas pelo edital serão exibidas em quatro categorias temáticas. Três delas são competitivas: Arte Urbana; Diversidade, Memória e Resistência e Práticas Contemporâneas. Os trabalhos concorrem a prêmios por votação popular. Três artistas receberão R$ 2 mil e terão suas obras incorporadas à coleção do MAC-PR. A quarta categoria, “Sustentabilidade”, não competitiva, é destinada exclusivamente a produções de estudantes universitários.
ACESSIBILIDADE – A Mostra de Acervo Audiovisual do MAC-PR, que acontece no quarto dia de programação e vai exibir filmes com janela de Libras e audiodescrição, apresenta filmes da coleção audiovisual do Museu. A coleção inclui registros do Faxinal das Artes (2002), um inovador programa de residência artística no Interior do Paraná, e obras exibidas no 67º Salão Paranaense (2021).
No mesmo dia, será oferecida uma oficina acessível de produção audiovisual voltada para pessoas surdas e ensurdecidas, ministrada por Daniela Klem e Felipe Fiedler, com suporte de intérprete de Libras. A Mostra de Acervo Audiovisual do MAC-PR, com acessibilidade, começa no dia 7 de julho, às 15h, seguida pela Oficina de Produção Audiovisual, às 16h30. Todas as atividades são gratuitas e livre de inscrição, com entrada sujeita a lotação.
ITINERÂNCIA – Para a diretora da instituição, Carolina Loch, a democratização do acesso é essencial para não limitar a programação apenas a Curitiba. “Estamos expandindo nossas atividades para outras cidades, garantindo que o conteúdo da Capital seja compartilhado e reforçando a ideia de que o MAC-PR não é apenas um museu de Curitiba, mas sim do Estado todo”, afirma Carolina.
Em Jacarezinho, no dia 10 de julho, às 20h, será apresentada a mostra “Diversidade, Memória e Resistência”. O evento também contará com um bate-papo com a curadora Aricia Machado. Mestra em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e em Ecologia e Evolução pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Aricia é artista multimídia, diretora de arte e pesquisadora das artes do vídeo.
O evento será no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, localizado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Avenida Marciano de Barros, 700.
Depois o festival seguirá para Londrina, onde a mesma mostra “Diversidade, Memória e Resistência” será apresentada no dia 12 de julho, às 19h, no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. Após a exibição, haverá uma mesa de conversa com professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O museu está situado na Rua Benjamin Constant, 900.
MOSTRAS – A mostra “Práticas Contemporâneas” acolhe produções audiovisuais voltadas à experimentação de processos, técnicas, estéticas e poéticas da arte contemporânea. A seleção abrange temas relevantes para a sociedade atual, explorando novas formas de expressão e reflexão crítica.
“Diversidade, Memória e Resistência” tem como propósito destacar perspectivas sub-representadas no campo audiovisual, contribuindo para a conscientização e o diálogo sobre questões de raça, gênero e sexualidade.
A mostra “Acervo Audiovisual do MAC Paraná” exibe filmes com janela de Libras e audiodescrição. Com foco na acessibilidade, apresenta obras pertencentes à coleção audiovisual do MAC Paraná.
“Arte Urbana” envolve produções audiovisuais vinculadas ao ambiente urbano, explorando intervenções artísticas nas cidades e práticas que ativam esses espaços.
Já a mostra “Sustentabilidade”, composta por produções universitárias, abrange trabalhos audiovisuais que dialogam com o tema da preservação ambiental, promovendo a experimentação com meios e processos sustentáveis e abordando questões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A programação oficial está disponível neste documento e mais informações no site oficial do evento.
Serviço:
1º Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná
Site oficial: www.festivalaudiovisualidades.com.br
Data: 4 a 7 de julho de 2024
Local: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Itinerâncias:
Jacarezinho: Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná, Av. Márciano de Barros 700 – dia 10 de julho às 20h
Londrina: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, R. Benjamin Constant 900 – dia 12 de julho às 19h
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça5 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça3 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça3 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça1 dia ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável