NOVA AURORA

PARANÁ

MAC-PR abre chamada pública para propostas educativas, artísticas e de pesquisa

Publicado em

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) abre chamada pública para propor práticas educativas, artísticas ou de pesquisa na Sala Aberta – um espaço de acolhimento de práticas que estimulam a permanência dos visitantes e os aproximam do museu.

As propostas podem incluir workshops, palestras e oficinas, assim como projetos de arte e pesquisa, com preferência para integrar a programação das Quartas Públicas na Sala Aberta. Este projeto do MAC Paraná, que atualmente ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público todas as quartas-feiras, com entrada gratuita.

Os interessados têm até o dia 5 de novembro para submeter suas propostas, que deverão ser executadas até 27 de novembro de 2024. As atividades podem ser planejadas para um ou mais dias. Embora as propostas para outros dias da semana também sejam consideradas, há uma preferência por atividades que ocorram nas quartas-feiras, quando a entrada no museu é gratuita, facilitando o acesso do público.

Leia Também:  Biblioteca municipal de Assis Chateaubriand recebe livros e CDs

A ideia é garantir que o espaço continue funcionando como um ponto de encontro para interessados em explorar a arte contemporânea. As propostas podem ser enviadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Atualmente, ocupa temporariamente as Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, devido à reforma em seu edifício-sede localizado na Rua Desembargador Westphalen, 16, no Centro de Curitiba. Além do MAC no MON, a instituição também conta com uma sala expositiva no centro da Capital, o MAC Paraná – Sede Adalice Araújo, na Rua Ébano Pereira, 240, com entrada gratuita de segunda a sexta-feira.

Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Leia Também:  Repasses constitucionais aos 399 municípios cresceram 11,74% em julho de 2023

Conheça mais sobre programação, pesquisa e ações educativas. Visite www.mac.pr.gov.br e o Instagram @‌mac_parana.

Serviço:

MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999

Terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada), acesso gratuito toda quarta-feira

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar vai substituir redes de esgoto no centro de Toledo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Turismo longe do mar: trilhas, montanhas e cachoeiras são opções alternativas no Litoral

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA