NOVA AURORA

PARANÁ

Livro sobre a natureza vira ferramenta de ensino na rede estadual do Paraná

Publicado em

A partir da próxima semana, 394 colégios da rede estadual de ensino vão ganhar quatro exemplares do livro “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza”, que será lançado nesta terça-feira (29), no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON). A obra retrata os parques e áreas de preservação espalhados pelo Paraná, é recheada de fotografias e amplo trabalho de pesquisa sobre os biomas, a flora e a fauna do Estado.

A doação dos livros foi feita pelos próprios autores, o fotógrafo Zig Koch e a jornalista e escritora Maria Celeste Correa, junto com o produtor cultural Fábio Ávila. “O trabalho é fruto de muito esforço, um livro completo. O efeito multiplicador desse conteúdo será maior nas escolas”, afirma Koch, que firmou esse convênio com a Secretaria estadual da Educação e do Esporte.

A obra faz uma viagem com a personagem Ybatinga (nome tupi para nuvem), uma gralha azul que sobrevoa o Litoral, a Serra do Mar, e ultrapassa os três planaltos até chegar ao Oeste e Noroeste. As 208 páginas são uma aula de geografia, mostrando as diferentes origens geológicas, características climáticas, história, entorno populacional e diversidade cultural, contextualizando as áreas de conservação do Paraná.

Leia Também:  João Bosco & Vinícius e Maria Cecília & Rodolfo levam milhares de veranistas a shows no Litoral

“É um livro fantástico e será muito útil, até porque não há tantos livros com essa característica disponíveis atualmente”, afirma o diretor-geral da Secretaria da Educação, Vinicius Neiva. Ele explica que a partir da oferta de Zig e Maria Celeste foi construído um conjunto de ações pedagógicas para melhor explorar o material.

“Inicialmente iríamos apenas distribuir os livros às bibliotecas das escolas, mas conversando com o Zig Koch, percebemos que podíamos ir além e ele nos autorizou a usar suas fotos para incluirmos em RCO+Aulas de História e Geografia, no qual os professores encontram planos de aula específicos para suas disciplinas e séries para as quais lecionam”, completa Neiva.

Além disso, deverá ser realizado um webinar com professores e palestras em algumas escolas. Ao todo, os 1,6 mil exemplares vão para os colégios dos 54 municípios onde há unidades de conservação no Paraná.

Leia Também:  MON promove encontro para educadores com a artista Leila Pugnaloni

Serão enviados, por exemplo, para colégios de Foz do Iguaçu, onde está o Parque Nacional do Iguaçu, e para várias cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral, uma vez que a Serra do Mar abriga diversas unidades de conservação, como os parques estaduais do Pico do Marumbi e do Pico Paraná.

EMPRESAS PARANAENSES – O projeto Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza foi viabilizado com o patrocínio de empresas e entidades com atuação no Paraná. Foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Paraná e por lei federal, teve não apenas apoiadores que se valeram da renúncia fiscal, mas também com patrocínio direto. Sanepar, Compagas, Copel, Sistema Fecomércio, Grupo Potencial, Grasp, Berneck e Klabin viabilizaram a edição do livro.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Marisa Orth comemora 40 anos de carreira com espetáculo em Curitiba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Fomento Paraná prorroga campanha de renegociação com condições especiais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA