NOVA AURORA

PARANÁ

Livro relata bastidores do enfrentamento à Covid-19 em hospital do Norte Pioneiro

Publicado em

Um dos hospitais referência do Norte Pioneiro do Paraná, acionado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para o atendimento de pacientes da Covid-19 durante a pandemia, virou protagonista de um livro recém-lançado por profissionais da saúde. É um relato de diferentes pessoas que participaram na linha de frente durante o período de enfrentamento à doença, no Hospital Dr. João Lima/Cegen, no município de Cornélio Procópio, da 18ª Regional de Saúde.

A obra “O Heroísmo por Trás das Luvas, Máscaras e Aventais: A História do Covid-19 no Norte Pioneiro Paranaense” inicia contando a chegada da pandemia no País, e os primeiros casos de pessoas infectadas com o vírus e como os profissionais da saúde e a própria estrutura tiveram de se adaptar à nova realidade.

Em um dos trechos, um dos autores lembra quando tiveram de interromper os atendimentos comuns e mudar a forma de receber os novos pacientes. “Dia 15 de junho de 2020 veio a comunicação oficial de que o hospital já poderia internar pelo Sistema Único de Saúde (Sus) os pacientes graves e gravíssimos portadores de coronavírus. Em menos de 48 horas todos os leitos estavam ocupados”, escrevem os autores João Batista Filho, André Coelho Lima e Arthur Crepaldi Vigatto, todos da área da saúde. 

Leia Também:  DER/PR busca empresas para operar linhas intermunicipais no Norte Pioneiro

A instituição atendeu 1.238 pacientes diagnosticados com a doença, de 47 municípios paranaenses.

Relatos de vidas perdidas, da fadiga e das incertezas do dia a dia, além de experiências e testemunhos, fazem parte das 108 páginas que compõem a narrativa. Em um dos capítulos, há um relatório técnico com informações e perfil dos internamentos, como a taxa de ocupação (em 2021 era de 100%), a média de idade dos pacientes (63 anos), prevalência (masculino), número de alta hospitalar (946) e de óbitos (292).

“Foram momentos de muita reflexão, tomada de decisões e profissionalismo. Todos esses registros, juntos em um livro, específico dessa região, têm um grande valor”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ORGANIZAÇÃO – O livro lançado no início do mês levou três anos até a publicação. Com 20 capítulos, teve também a participação de outros profissionais do corpo clínico que atuavam no hospital. Para o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná (Fehospar), Rangel Silva, o próprio título esboça quantas histórias emocionantes se pode encontrar. “Tivemos muitas perdas, muitas pessoas morreram, mas também muitas vitórias. Já li e são relatos realmente muito emocionantes”, disse.

Leia Também:  R$ 100 milhões do projeto Escola Mais Bonita já estão na conta dos colégios estaduais

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com investimento de R$ 2 milhões, Governo entrega obras da Santa Casa de Cambé

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Lívia Andrade exibe bastidores de camarim e encanta com beleza natural: “Escultural!”

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA